KOBATO episódio 1: a menina que caiu do Céu

KOBATO EPISÓDIO 1: A MENINA QUE CAIU DO CÉU
Miguel Carqueija



Uma vista aérea em movimento mostra a grande cidade lá embaixo, aproximando-se aos poucos. Casas, quarteirões, vão se tornando maiores... até que dois pés calçados com sapatinhos de garota e meias pousam no chão de um parque. A menina, de saia longa e graciosos cabelos compridos lilás-amarronados, fecha o guarda-chuva... e como Mary Poppins, ela chegou à Terra...
Assim começa a saga de Kobato, uma das mais puras e inocentes figuras dos desenhos animados e quadrinhos.


Resenha do primeiro episódio – O desejo da garota – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Seu sonho há de se tornar realidade um dia.”
(canção-tema de abertura)

“Mesmo em dias chuvosos com as janelas fechadas, a luz que transborda em meu coração se eleva aos céus.”
(Kobato, interpretando uma canção)

Kobato Hanato é uma das personagens mais bondosas da história da animação. Mesmo entre os animês, onde aparecem personagens de grande bondade e geralmente femininos, ela se destaca. Incapaz de se irritar, de ficar com raiva de alguém, ou de praticar qualque maldade, ao contrário ela é sôfrega para ajudar os outros e se colocar à disposição. Entretanto, ela não é deste mundo. A rigor supõe-se que Kobato está morta, embora pareça uma menina de uns 15 anos, majestosamente linda; ela é enviada do Céu para uma missão sagrada na Terra. Recebe um frasco místico onde deverá ir acumulando “confeitos”, pequena jóias espirituais representando os “corações partidos” das pessoas que sofrem e que ela deve restaurar.
A verdade sobre Kobato será aos poucos revelada, pois o primeiro episódio, sem maiores explicações, deixa os espectadores meio no ar. Kobato não vem sozinha, mas acompanhada por um pequeno cachorro de pelúcia, porém vivo, o “Senhor Ioryogi”, que é extremamente mal humorado e por qualquer pretexto jorra pela boca um jato de fogo sobre a garota, que tem de lidar com ele com grande tato. Ioryogi é uma espécie de mentor de Kobato, dizendo-lhe o que deve fazer. Ele próprio é impaciente porque depende dela para cumprir sua própria parte, além disso, perto de outras pessoas, deve ficar imóvel e calado, já que em nosso mundo bichos de pelúcia não falam. A propósito, sendo a série infantil, explica-se porque em muitas cenas, onde Ioryogi berra com Kobato, não apareça ninguém para escutar. Numa história adulta esse detalhe teria de ser repensado.
O seriado tem seu lado de humor, Kobato está sempre ansiosa para ajudar os outros mesmo causando estranheza. Quando ajuda numa lanchonete faz uma gororoba que ninguém sabe o que é mas, apesar do constrangimento, quando os fregueses provam, gostam, ou seja, ela acertou por sorte.
Ioryogi, cuja forma original não é aquela e vem de outra dimensão, está sendo punido por Deus tendo em vista grandes culpas que carrega, e por isso ficou encarregado de acompanhar Kobato em sua missão. Assim, para Ioryogi, um ser que nada tem de puro, sua remissão fica vinculada ao desempenho de uma menina cuja bondade, ingenuidade e generosidade são seus principais atributos. A série é, portanto, mística em sua essência e é uma preciosidade no mundo do desenho animado. Baseia-se no mangá original da CLAMP.