Mussumet 13, final: adeus, doce Kurenai

MUSSUMET 13 FINAL: ADEUS, DOCE KURENAI
Miguel Carqueija


“O poder da justiça é o amor.”
(Kurenai)

Resenha do episódio 13 – “Corações singelos e corações puros”(final) – do seriado japonês de animação “Mussumet”:

Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
(as três irmãs Saltomi)
Shion — Atsuko Enomoto
Marcia — Haruko Momoi
Kou — Bakuto
George (mordomo) — Takuma Suzuki


“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)

“É uma avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)

O desfecho da mini-série em animê “Mussumet” (exibida no Brasil como "As Justiceiras") é um tanto decepcionante, não podendo igualar o clímax alcançado no capítulo 12, quando o grande vilão é derrotado pelo esforço conjunto das Mussumets e das Otomets. Neste último episódio vemos como nada se resolve com Shirai, o supostamente charmoso cientista que todas as donzelas heroínas amam mas não se decide por nenhuma, mesmo que elas continuem brigando por causa dele (e sai uma ligeira pancadaria nesse episódio).
Entretanto elas logo são chamadas para salvar pessoas presas numa montaha russa desgovernada e depois para enfrentar um gorila gigante surgido do nada. Afinal, descobrem que alguns fragmentos do meteoro negro ainda subsistem. O humor continua presente, com o intrometido apresentador de tv Mitsuki sendo rebaixado a repórter.
A série “Mussumet” (também existe o mangá) poderia ser excelente, de tal maneira a Mussumet Vermelha (Kurenai) é simpática e nobre, se não fosse por dois defeitos. Um é técnico: o traço do desenho é tosco, bem como a movimentação. Outro incide no lado moral: piadinhas eróticas dispensáveis. De mau gosto a cena em que o ridículo e gigantesco mordomo das Irmãs Saltomi (as Otomets), George, aparece cozinhando, vestido como uma coelhinha da Playboy (sic) escandalizando a cientista Muresaki (toda a equipe MET, após a destruição do laboratório, hospedou-se temporariamente na mansão das Otomets).
O que salva a série são os sentimentos altruístas e nobres das três Mussumets e seu modo íntegro de agir, bem como a evolução positiva das Otomets, que a princípio agiam apenas por inveja das Mussumets mas acabam se aliando a elas, reconhecendo que os dois trios não deviam brigar mas agir em conjunto.
E especialmente a Vermelha, a doce e singela Kurenai, de sentimentos fortes, atitudes positivas e frases marcantes, cativa os espectadores.
Também existem cenas de humor inteligente. Quando o Dr. Kishida sai do seu mutismo depressivo para comentar sobre a chuva de meteoros, as Otomets, que o conheciam pouco, se espantam: “Ele fala!”, “É a primeira vez que ouço a sua voz!”
Afinal, uma nova chuva de estrelas cadentes, muito bonita, traz em seu bojo alguns dos meteoritos negros e as heroínas ficam sabendo que terão de catar um por um antes que eles causem dano, o que leva Kurenai a perguntar pateticamente: “Quantos anos vamos levar nisso?” Pois é, super-heroínas não podem se aposentar, muitos menos aos 16 anos...
“Mussumet” parece não ter feito muito sucesso, mas Kurenai é uma personagem que deixa saudade. Retornará algum dia?

(Sinopse da série)

Em algum momento cairam no Japão meteoritos negros que transformavam pessoas em monstros relacionados com os seus desejos. Um casal de cientistas desenvoveu um projeto para controlar os meteoritos através da organização MET, que após a sua morte ficou a cargo do Dr. Kishida. As três filhas adolescentes, Aoi, Midori e Kurenai, concordaram em utilizar os capacetes de poder contendo meteoritos, trasnformando-se nas Mussumets (mussume = filha + met = capacete ou meteoro, as “filhas dos meteoros” ou “filhas de capacete”), capazes de operar poderes incríveis. Também fazem parte da organização as mulheres Muresaki e Nako (esta, obsecada por dinheiro), o alienígena anão Modoki, vindo de um planeta destruído, e o Sr. Yamato Shirai, cobiçado pelas garotas, inclusive pelas irmãs Shion, Marcia e Kou, que estudam no colégio vizinho e mantém uma pinimba com Midori, Aoi e Kurenai.
“Mussumet” lembra aspectos de Sailor Moon, e até do Super-Homem, não é uma série bem desenhada mas é muito divertida, com aquele charme do animê shojo.





imagem da série: Kurenai tomando atitude