Nove Rainhas - EC

Vulgarmente plagiando Vinicius de Moraes “Os muito hippies que me desculpem, mas dinheiro é fundamental !

Para alguns a medida inicia na satisfação às suas necessidades básicas, para outros o limite não existe. Neste leque de personalidades quero lhes apresentar Marcos e Juan, protagonistas do filme Nove Rainhas, produção argentina do ano 2000.

“não faltam prostitutas, sim empresários” ( frase de Marcos – Ricardo Darin)

Quanto dinheiro é necessário para que as pessoas anulem seus princípios, ignorem sentimentos e seus semelhantes ?

Que escolheria uma criança entre um carrinho e uma nota da moeda local ?

Talvez a resposta não impressione tanto se considerar-se a cena pertencer à uma trama totalmente ambiciosa, recheada com surpresas, num constante e incoerente questionamento sobre a existência de ética num meio de atitudes antiéticas.

A impunidade, a sensação de esperteza, de sucesso garantido, pode proporcionar ao contraventor segurança tal que, mesmo experiente, negligencie algumas regras básicas e necessárias para ocultação de seus crimes, ou mantenha a cumplicidade de seus aliados ( não mudei de assunto: caso esteja vinculando a descrição ao recente quadro político de nosso país).

Para quem já assistiu algum episódio da série (documentário) Truques da mente, a comparação é muito fácil, quando notamos que ao assistir Nove Rainhas pela segunda vez, uma sucessão de detalhes vão preenchendo lacunas que justificam um final complexo e surpreendente.

Não se nota no enredo uma censura ou crítica mesmo que velada à atividade dos protagonistas, talvez até haja uma justificativa ou anuência perante a atitude da sociedade como um todo ( neste ponto verá que o universo dos "irmanos" não se distancia do nosso).

Este filme já antigo,deixou de ser objeto de comentários pela mídia especializada, porém ainda é desconhecido de grande parte das pessoas, visto não pertencer ao catálogo hollywoodiano. Todavia acredito tratar-se de uma indicação válida para os que apreciam trailers com algo mais.

Este texto faz parte do exercício criativo a importância do dinheiro-EC, conheça outros exercícios em : http://encantodasletras.50webs.com/importanciadodinheiro.htm

( obs: disponível no Youtube, e Netflix)