Mussumet episódio 12: finalmente unidas

Mussumet episódio 12: finalmente unidas

GUIA DE EPISÓDIOS

12 - PENETRE NA ESCURIDÃO E ENVIE O AMOR DOS CORAÇÕES DAS MENINAS

O décimo-segundo e penúltimo episódio da mini-série de animação “Mussumet” traz em seu bojo uma quantidade extraordinária de emoção e ação. Aqui finalmente acontece o que antes parecia impossível: os dois trios de super-heroínas abandonam a rivalidade e estabelecem uma aliança ditada pelo bom senso. As Mussumets (mussumet = garota), isto é, Kurenai (Mussumet Vermelha), Midori (Mussumet Verde) e Aoi (Mussumet Azul) e as Otomets (otomet = donzela), ou seja, Shion (Otomet Turquesa), Marcia (Otomet Magenta) e Kou (Otomet Amarela) esquecem as muitas agressões morais e físicas mútuas e se unem para resgatar Yamato Shirai, o cientista que todas as seis estimavam apaixonadamente.
O demônio que controla o meteoro negro, ou se identifica com ele (isso nunca foi de todo esclarecido) depois de se abastecer com bastante energia no que sobrou do colégio destruído e do laboratório da Equipe MET, num verdadeiro cataclismo emerge da Terra e se dirige celeremente para a Lua, levando Shirai numa câmara de estase. As meninas quase são tragadas pelo desabamento geral, mas salvam-se num subterrâneo arranjado pelo esquisito mordomo das Otomets, George (sujeito cheio de habilidades, e útil em diversas ocasiões, porém um espiador por vezes inconveniente).


“Se todas unirem as suas forças poderão lacrar o meteorito.”
(Modoki)

“Ele planeja tragar toda a Terra.”
(Modoki)

“Todos se deixarão levar pelos seus desejos e acabarão extintos, como no meu planeta.”
(Modoki)

“Desde o início os meteoritos vermelho, azul, verde, turquesa, magenta e amarelo existiram para anular o poder do meteorito negro e para preencher o espaço que o negro deixaria. Então, se os seus pensamentos se tornarem um só...”
(Modoki)

“Garotas apaixonadas enfrentam qualquer coisa!”
(Dr. Kishida)

“Vamos atrás do Yanato!”
(Shion)

“Vamos todas juntas, atrás dele!”
(Kurenai)


Depois de tranquilizarem Muresaki e Nako, as esforçadas cientistas do grupo, e informadas de certos detalhes pelo alienígena Modoki, as Mussumets e Otomets, agora pacificadas, planejam voar até a Lua e salvar Shirai, mas resta um obstáculo. Shion se obstina em fazer tudo sozinha, porque “Só existe um Senhor Shirai”. Kurenai, porém, faz ver que Shion nem se declarara a ele, aliás, nenhuma delas. É claro que Shirai só poderia casar com uma delas, mas que impedia se fossem todas resgatá-lo? Shion até tenta sozinha, mas fracassa.
É uma cena singela quando Kurenai e Shion, ambas em balanços mas balançando em direções opostas para poderem conversar se olhando, confraternizam numa bela cena, eis que as Irmãs Saltomi (Otomets) abandonaram a antiga atitude hostil e soberba. Já nenhuma delas chama Kurenai de “sem peito”. Mas enfim, só a doçura e bondade de Kurenai, a Mussumet Vermelha (de longe a personagem mais doce e bondosa da série; detalhe curioso, as asinhas em seu penteado parecem sugerir seu caráter angelical) conseguem amolecer o coração de Shion, que abandonando seu egoísmo resolve colaborar com todas. Kurenai e Shion apertam-se as mãos, selando a paz entre Mussumets e Otomets.
O clímax ocorre quanto o sexteto parte para o espaço numa astronave pilotada por George (onde um mordomo aprendeu a ser astronauta?). Quando se aproximam da Lua, o demônio de forma humana porém sinistra, o Meteoro Negro, ataca com uma chuva meteórica; George consegue repelir a primeira salva mas as seis têm de sair do veículo para a batalha final. Enquanto George retorna à Terra, as Mussumets e as Otomets, resolvidas a salvar a Terra e libertar seu amado, partem para cima do monstro com tudo o que elas têm, revezando seu grito de guerra:
“Vamos mostrar pra ele” (Shion) “o poder do amor” (Marcia) nenhuma força pode deter (Kou) as garotas apaixonadas (Aoi) me espere (Midori) Senhor Shirai! (Kurenai)”.
Não é preciso dizer que a vitória final, nesta sequência sensacional, pertence às seis heroínas, que enfim, numa bela formação geométrica em pleno espaço, todas de mãos dadas formando um círculo, aguardam Shirai que, ainda na cápsula de estase, flutua em direção a elas.



ARGUMENTO DA SÉRIE

“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)

“É uma avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)

Em algum momento caíram no Japão meteoritos negros que transformavam pessoas em monstros relacionados com os seus desejos. Um casal de cientistas desenvolveu um projeto para controlar os meteoritos através da organização MET, que após a sua morte ficou a cargo do Dr. Kishida. As três filhas adolescentes, Aoi, Midori e Kurenai, concordaram em utilizar os capacetes de poder contendo meteoritos, transformando-se nas Mussumets (mussume = filha + met = capacete ou meteoro, as “filhas dos meteoros” ou “filhas de capacete”), capazes de operar poderes incríveis. Também fazem parte da organização as mulheres Muresaki e Nako (esta, obcecada por dinheiro), o alienígena anão Modoki, vindo de um planeta destruído, e o Sr. Yamato Shirai, cobiçado pelas garotas, inclusive pelas irmãs Shion, Marcia e Kou, que estudam no colégio vizinho e mantém uma pinimba com Midori, Aoi e Kurenai.
“Mussumet” lembra aspectos de Sailor Moon, e até do Super-Homem, não é uma série bem desenhada mas é muito divertida, com aquele charme do animê shojo.


Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
(as três irmãs Saltomi)
Shion (Otomet Turquesa) — Atsuko Enomoto
Marcia (Otomet Magenta) — Haruko Momoi
Kou (Otomet Amarela) — Bakuto
George (mordomo) — Takuma Suzuki



(imagem da série: a Mussumet Vermelha, Kurenai, a grande heroína da história)