A FORÇA DO QUERER
           
Nair Lúcia de Britto

 

A personagem mais importante da novela “A Força do Querer” (Rede Globo) é a de Ivana, interpretada pela atriz Carol Duarte (já com uma boa dose de experiência em teatro) e que está estreando com brilhantismo na tevê.

Todos os outros personagens também são relevantes e as respectivas interpretações, igualmente brilhantes; mas a personagem de Ivana supera em importância porque existe muita injustiça envolvendo a população LGBT; que, muitas vezes, culmina em situações de grande tristeza.

A autora da novela, Glória Perez, sempre procura um tema de cunho social para sugerir uma séria reflexão à população sobre os diversos problemas sociais que vivenciamos e propor uma solução mais justa e humana.   

Sob o meu ponto de vista, os preconceituosos (na maioria aqueles que se intitulam religiosos) não deveriam atuar nas políticas públicas; porque, no uso da sua autoridade, estão fortificando o preconceito e, por sua vez, o maltrato a pessoas inocentes. 

As Leis de Deus, repito enquanto for preciso, são as mais justas e nunca mudam. Mas há religiões que não as interpretam a contento. O princípio de toda religião é “Amar ao Próximo”, como a si mesmo; assim como Deus  nos ama.

As Leis da Terra nem sempre são justas. Mudam com o tempo; só vão melhorando conforme a luz da razão vai clareando a mente humana.

Pessoas mais iluminadas por Deus procuram levar essa luz onde a escuridão ofusca a visão. É o que a Glória Perez, através da personagem de Ivana, está buscando. Este é o papel da Arte: além do entretenimento, levar luz, amor e conhecimento.   

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 31/07/2017
Reeditado em 31/07/2017
Código do texto: T6070332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.