FULL MOON volume 6: a rebelião de shinigamis
Miguel Carqueija

Este volume é um dos mais interessantes da série de sete volumes de “Full Moon o sagashite”, com o desenrolar dramático da trama. O interessante na criação de Arina Tanemura é que afinal, sobre fatídicas circunstâncias e leis, ergue-se a força do coração, do sentimento. Meroko e Takuto, afinal tocados pela doçura e pela bondade que irradiam da adolescente Mitsuki Koyama, renegam a sua missão de “shinigamis” (gênios da morte) e, dispostos a preservar a vida da garota, retornam ao próprio mundo, resolvidos a penetrar no palácio do governo e se apossarem da lista oficial das sentenças de morte. Pretendem retirar o nome de Mitsuki para que ela possa continuar vivendo e sendo a cantora Full Moon, que a todos encanta...


Resenha do mangá “Full Moon o sagashite”, de Arina Tanemura. Editora JBC, São Paulo-SP, 2009. Editora Shueisha, Tokyo, Japão, 2001.

“Voltarei àquele mundo... pois encontrei a pureza que faz até os pecados se apagarem.”
(Izumi)

“A Mitsuki não é uma pedra bruta. Ela é uma pedra preciosa que foi muito bem polida. Ela não vai ser corrompida por nada.”
(Wakaohji)

“A Mitsuki é a única luz que guia pessoas como nós, que andam perdidas e levando a morte consigo.”
(Takuto)

“Se conseguirmos mantê-la viva... não sente que poderemos escapar desta nossa sina? Portanto, não podemos perdê-la!!! Não podemos deixá-la morrer!!!”
(Meroko)


“Full Moon” atinge um pico de emoção e interesse quando Takuto e Meroko resolvem se rebelar contra os rígidos princípios do mundo dos shinigamis e descobrem que Jonathan, que julgavam ser apenas um shinigami pouco importante e com aspecto de fantasma, era na verdade Sheldon, um dos dirigentes, e que estava disposto a matar a Full Moon, executando a cruel sentença. Izumi, que também já estava a favor de Full Moon, fôra preso e retornado ao mundo shinigami sem que Takuto e Meroko soubessem.
Takuto e Meroko resolvem voltar à Terra para salvar a menina, que consideram a chave para a sua própria libertação.
O próximo volume traz o desfecho da novela gráfica.
NOTA: “shinigamis” são seres sobrenaturais do folclore japonês tendo alguma relação com o culto xintoísta (a religião mais seguida no Japão). Seriam espíritos que encaminham seres humanos à morte ou mesmo os induzem ao suicídio, e equivalem um pouco à figura ocidental da morte personalizada em um vulto sinistro coberto com manto e capuz negros e portando uma foice. Em “Full Moon” os shinigamis são apresentados com aspecto humano, pois seriam pessoas que se suicidaram e foram punidos com esta sina; e até certo ponto estão infantilizados, pois a história é leve.

Rio de Janeiro, 21 a 26 de julho de 2017.