Propaganda Enganosa

Chega da cultura de levar vantagem em tudo, certo? O nosso craque da seleção tricampeã da copa de 1970, esquerdinha de ouro, em uma campanha publicitária de uma marca de cigarros, encerrava sua fala com o bordão: "temos que levar vantagem em tudo, certo?". Daí o jeitinho brasileiro, de levar vantagem em tudo, passou a ser chamado de lei do Gérson. Hoje ele é mais conhecido por esta lei do que pelos seus dribles desconcertantes aplicados aos adversários.

É revoltante a prática de propagandas enganosas com a anuência de órgãos públicos que têm a função precípua de fiscalizar e inibir esta prática. São remédios que não possuem o princípio ativo que propõem, produtos que não apresentam a eficácia prometida e prestadoras de serviços que não cumprem o prescrito em contrato, sobretudo as prestadoras privadas de serviços públicos, como as operadoras de telefonia, tv's a cabo, internet e outros, que cotidianamente batem recordes de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.

Até quando aceitaremos que estas empresas nos enganem e nos roubem impunimente? Precisamos nos organizar e nos mobilizar para que evitemos que estas práticas ilícitas nocivas à saúde e lesivas à economia popular perpetuem e se tornem regras.

Estas empresas, recordistas de reclamações de seus usuários, mantêm um setor jurídico de alto custo para se defenderem na justiça contra seus clientes lesados por elas. Para elas, o crime vale a pena e cobre os custos deste setor de defesa e das propinas destinadas aos diretores e presidentes das agências governamentais reguladoras destes setores, que deveriam fiscalizar e punir os abusos e descumprimentos de seus papéis previstos em lei.

Basta! Chega de sermos enganados!

marciusantos
Enviado por marciusantos em 04/05/2017
Reeditado em 05/05/2017
Código do texto: T5989829
Classificação de conteúdo: seguro