Uruguay - departamento de Rocha - relato de viagem

Departamento de Rocha, Uruguay

Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma, Parque Nacional del Cabo Polonio, Fortaleza de Santa Teresa

Neste feriadão de Páscoa, fizemos um passeio “muy hermoso” ao departamento de Rocha, no Uruguay. Não tínhamos grandes expectativas em relação à viagem, sabíamos apenas sobre a beleza da paisagem no Parque Nacional de Cabo Polonio.

O passeio nos surpreendeu muito positivamente. Todos os lugares que visitamos nos encantaram com sua beleza e suas peculiaridades. Além disso, também a conservação dos sítios históricos e das paisagens naturais nos deixaram impressionados. Foi muito perceptível que o governo do Uruguay tem investido bastante no Turismo.

Visitamos inicialmente Punta del Diablo. O povoado junto à “punta” é formado por pescadores, moradores bem antigos do local e também alguns hippies. Essa localidade litorânea tem praias de pedras belíssimas e imponentes. Parecem cascalhos gigantes, sempre batidos pelas ondas. A paisagem fica muito linda.

Logo depois, fomos até La Pedrera, uma praia de - adivinhem? - pedras. Incrível! As formações rochosas irregulares e pontudas lembram às vezes um trajeto feito por um trator. Fantástico! A formação de prainhas recuadas entre as rochas proporciona espaços de uma fotografia encantadora!

Ficamos hospedados “com vista para o mar” na simpática cidadezinha La Paloma. Foi lindo acordar com a visão do sol nascendo. Também pudemos fazer nosso “desayuno” e saborear umas “medialunas” apreciando o nascer do sol. Nada mais animador para começar o dia.

Um ponto alto do passeio foi a visita ao Parque Nacional do Cabo Polonio.

O extenso parque abriga um povoamento absolutamente isolado do mundo, sem água encanada e sem rede elétrica. Mais de seiscentas pessoas, incluindo muitos hippies, vivem ali nessa solidão, próximo ao Farol de Cabo Polonio.

O acesso ao local é possível somente a pé, a cavalo, ou de veículo com tração nas quatro rodas. O terreno a percorrer tem nove quilômetros de areia fofa, percorridos com muuuuuitos divertidos solavancos pelos turistas do 4x4.

O antigo farol tem 132 degraus, uma altura de oito andares. Sim, nós subimos todos eles, para poder apreciar a magnífica vista de lá de cima. Deslumbrante! Vimos todos os recortes das praias de pedras, a enseada de areias brancas junto ao cabo, o agrupamento de moradias do povoado. E contemplamos a distância e o isolamento desse lugar em relação ao mundo dito civilizado.

Mas, para nós, a principal atração do Cabo Polonio é a colônia de leões-marinhos. Pudemos apreciá-los tomando sol, entrando e saindo da água, brincando com os filhotes. E até ouvimos seus sons característicos. Passamos um bom tempo contemplando esses animais tão grandes e tão encantadores.

Tivemos uma aula de História do Uruguai quando visitamos a Fortaleza de Santa Teresa. Ficamos muito impressionados com a arquitetura e a imponência da construção. Também nos chamou a atenção a preservação e conservação desse sítio histórico aberto à visitação pública. A posição estratégica entre o litoral e o interior, a disposição em pentágono com torreões de proteção e ataque, os canhões! Valeu a pena conferir as salas de armas e de maquetes, todas muito bem identificadas e documentadas. Um primor!

Na parte final do passeio, paramos para comprinhas na fronteira. Afinal, como poderíamos ir ao Uruguai e não trazer “dulce de leche y alfajores”? :-)