IDEOLOGIAS



 
Normalmente temos simpatias e predileções por uma determinada religião, por um determinado partido político, por uma determinada escola de samba, por uma determinada profissão ou por um time de futebol.
Tornamos, muitas vezes, estas simpatias em ideias que se transformam em ideologia. Por isso, por ideologia passamos a amar esse ou aquele time de futebol.
Como isso acontece e começa na maioria das vezes as pessoas nem sabem. Uns são influenciados pelos pais, outros pela cor da camisa daquele time; outros por trazer o nome da sua cidade natal, etc. etc.
Mas o certo é que o homem tem uma tendência natural de mudar o rumo das coisas e troca de estilo de música, troca a religião, separa-se e troca de esposa ou esposo, muda-se de residência, muda de país; troca inclusive a preferência sexual e enfim, modifica o seu “modus vivendi” em muitas coisas, porém jamais troca o seu time preferido. Com raríssimas exceções alguém muda de time para torcer. Aos setenta e dois anos de idade eu conheço só um caso dentre os meus amigos e parentes.
Por ideologia, sendo caiçara de São Sebastião, aos oito anos de idade me simpatizei com o Santos Futebol Clube e passei a torcer por ele. É isso aí galera.