Sword Art Online Fairy Dance 3: o resgate de Asuna

SWORD ART ONLINE FAIRY DANCE 3: O RESGATE DE ASUNA
Miguel Carqueija


A segunda fase da saga do mangá “Sword Art Online” (Esgrima virtual) chega ao final num volume gigante com mais de 300 páginas, repletos portanto de acontecimentos.Mistura de fantasia, ficção científica, capa-e-espada, aventura e romance, é uma notável novela gráfica.

Resenha do mangá “Sword Art Online fase “Fairy dance” n° 3 (final). História original: Reki Kawahara. Versão em quadrinhos: Tsubasa Haduki. Desenho dos personagens: Abec. Editora Panini, São Paulo-SP, fevereiro de 2016. Kadowara Corporation, Tokyo, Japão, 2014. Tradução: Fernando Mucioli.


“Quando as coisas estiverem difíceis, pode chorar.”
(Kirito)

“Eu vim para salvar Asuna, e por um verdadeiro ponto final àquele mundo.”
(Kirito)

“A mamãe... a mamãe está lá... tenho certeza!”
(Yui)

“Eu conheço o Kirito-kun. No dia seguuinte foi quando ele descobriu que a consciência dela estava em Alfheim... e que ela estava no topo da Árvore do Mundo. Foi quando ele entrou de novo no mundo virtual. Ele enxugou as lágrimas... e empunhou a espada outra vez.”
(Leáfa)

“Você não pode abrir mão tão fácil de pessoas por quem se apaixonou.”
(Leáfa)


Conforme narrado nos capítulos anteriores, Kirito esforça-se para localizar Asuna no mundo virtual das fadas e libertá-la do cativeiro a que está submetida pelo homem que deseja casar com ela no mundo real. Asuna encontra-se numa gaiola, na gigantesca “árvore do mundo”, a grande altura. Kirito e sua aliada Leáfa esforçam-se por encontrá-la. Também está presente Yui, a menina virtual que “adotou” Asuna e Kirito como pais; agora porém ela aparece como uma fadinha que cabe no bolso de Kirito.
É fascinante o desenrolar do enredo, onde ressalta a importância de superar os limites e de vencer o mal, custe o que custar. Mesmo sendo um adolescente, Kirito carrega uma determinação inquebrantável de resgatar Asuna, que por sua vez também utiliza os seus recursos para se libertar e se comunicar com Kirito.
Aquele é um mundo virtual, com regras virtuais que muitas vezes constituem óbices praticamente intransponíveis. Assim é a subida até o topo da imensa “árvore do mundo”, que se revela impossível por fora, pois chega uma altitude em que as asas de fadas dos jogadores não funcionam. Kirito tentará a subida por dentro, onde terá de encarar muitos adversários. Leáfa, no mundo real sua irmã de criação Sugu, faz questão de acompanhá-lo. Sugu se enamorou por Kirito mesmo sabendo ser um amor impossível. Para Kirito a única mulher é Asuna. E afinal Sugu é generosa e sensata o bastante para aceitar e estimar Asuna.
A nobreza dos heróis que lutam contra o vilão manipulador Sugoh é edificante e torna esta novela gráfica excepcionalmente bela, além de inesquecível.

Rio de Janeiro,25/2 a 18/3/2017.