Lady Gaga - A Revolução do Pop.

Era fevereiro de 2015 e eu estava assistindo a cerimônia do Oscar na Rede Globo, aquele ano era especial, porque além de ser muito fã de filmes, também iria ver a apresentação daquela que é minha cantora preferida: Lady Gaga. Como gosto de surpresas, não acompanhei nenhuma notícia na semana da apresentação. Ao final da performance, a comentarista da Rede Globo disparou: " Tanto talento, as vezes é escondido por roupas extravagantes". Nada além da verdade.

Lady Gaga surgiu para o mundo lá em meados de 2008, Just Dance foi seu primeiro grande sucesso, e desde então não parou mais. Hoje a cantora é conhecida no mundo inteiro, e seu nome tem o mesmo impacto que o de Madonna, cantora que alias ela tem como uma das maiores inspirações. Afinal muito do que Gaga fez no inicio de sua carreira, lembra Madonna no auge de seu sucesso. Tanto que já foi tida como a sucessora natural daquela que é considerada a rainha do pop.

Mas Lady Gaga é muito mais do que uma futura rainha, ela é o show buzines em forma humana, e uma forma muito excêntrica por sinal. Poucas cantoras passam por mudanças como ela passou, e poucas conseguem se dar bem nos diversos meios em que se arriscam. Talvez por isso ela tenha o mundo hoje nas mãos. Mesmo não vendendo mais como antigamente, mesmo que seus singles não alcancem mais grandes posições, a cantora sempre encontra uma forma de estar em evidência.

Quando lançou ARTPOP em 2013, Gaga experimentou uma péssima fase. O álbum não vendeu o esperado, teve problemas com lançamentos de single por parte da gravadora e a cantora insatisfeita abandonou a divulgação do mesmo. Talvez tenha sido ali que ela percebeu que precisava mudar. E como mudou. Em 2014 ela lançou com Tonny Bennet um álbum de jazz e fez uma pequena turnê cantando clássicos de gerações. O albúm foi aclamado pela mídia, Lady Gaga mostrou uma potência vocal que muitos desconheciam, e o que podia ser um grande fiasco se tornou em uma das maiores apostas da cantora. Mas foi em 2015 que as coisas realmente começaram a acontecer.

Na cerimônia do Oscar daquele ano Lady Gaga cantou um Medley do famoso filme a noviça rebelde e foi aplaudida de pé. Protagonizou a série American Horror Story Hotel, e foi nomeada a mulher do ano pela Billboard. Em 2016 ganhou o globo de ouro pela atuação em American Horror Story, recebeu uma indicação ao Oscar pela música Till Happens To You, e uma indicação ao Grammy pela mesma música. Esteve presente nos três eventos: No Oscar ela cantou a música pelo qual foi indicada e no Grammy fez um tributo de 7 minutos a David Bowie. Além disso foi escolhida para cantar o Hino Nacional americano no maior evento esportivo do mundo: O Super Bowl. Foi a primeira cantora na história a estar presente e participar dos três eventos de maior audiência do mundo.

Gaga lançou seu novo albúm em outubro de 2016. Joanne e diferente de tudo que ela já fez até aqui. Não recebeu críticas tão positivas, mas alcançou o topo da Billboard americana, tornando ela a primeira cantora a ter 4 álbuns consecutivos no topo nessa década. A divulgação do mesmo se seguiu de forma intensa, a cantora esteve presente em muitos programas de televisão.

Só em janeiro desse ano, Lady Gaga já foi noticia no mundo todo. A cantora foi a grande atração musical do intervalo na 51° edição do Super Bowl e teve sua performance considerada a segunda melhor do evento, perdendo apenas para a do rei do pop Michael Jackson. O show foi visto por mais de 117 milhões de pessoas, se tornando assim o 2° de maior audiência. No dia seguinte anunciou sua nova turnê mundial, com datas entre agosto e dezembro de 2017. E uma surpresa: será a grande atração da primeira noite do Rock In Rio em setembro desse ano. O anuncio do show da cantora atingiu mais de 85 milhões de pessoas. Gaga também viu suas vendas subirem devido ao show no Super Bowl. Million Reasons atingiu o topo do Itunes e todos os seus álbuns ficaram no top 10. Estima-se que só nos Estados Unidos a cantora tenha vendido mais de 150 mil álbuns somente no dia do show.

Com tudo isso chega-se a uma conclusão: Lady Gaga mudou, mas acima de tudo, aprendeu. Aprendeu que ela não precisa ser notícia só por causa de um vestido de carnes ou roupas extravagantes. Mostrou que não precisa sangrar em um palco para mostrar seu talento. E que não importa o que faça: fará bem feito e com vontade. Gaga não é mais só uma cantora de sucesso. E uma mulher que soube aprender com seus erros, que buscou maneiras de mudar sua imagem, e mais de uma vez fez o mundo virar as atenções para si, como se nunca tivesse perdido os holofotes. Hoje ela não é mais conhecida como a cantora que estava prestes a tomar o lugar de Madonna, mas sim aquela que trilhou seu próprio caminho e se estabeleceu como uma das maiores cantoras da atualidade, seja no pop, no Jazz ou no country. Lady Gaga chegou a tal nível de conforto, que não importa o que ela faça, já marcou toda uma geração, e com certeza tem muito ainda há dizer. Ela não precisa mais vender milhões de álbuns para ser conhecida.

No inicio da carreira Lady Gaga disse em uma entrevista:

"Tive um namorado que me disse que eu nunca faria sucesso, nunca seria indicada ao Grammy, nunca teria uma canção de sucesso, e que esperava que eu fracassasse. Eu disse para ele: "Um dia, quando não estivermos juntos, você não vai conseguir nem pedir uma xícara de café sem me ouvir ou me ver".

Alguns anos e 7 prêmios Grammy depois, vemos que ela estava mais do que certa. Paws Up!

Cléber Rodrigues dos Santos, Little Monster declarado e fã da boa música pop.

CleberLestrange
Enviado por CleberLestrange em 09/02/2017
Código do texto: T5907743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.