As 10 melhores vilãs de Novelas da Rede Globo.

A Globo anunciou essa semana o retorno da novela Senhora do Destino no Vale a Pena Ver De Novo. Maior sucesso dos últimos 20 anos. Aproveitando, escrevi esse texto com um ranking das melhores vilãs de novela da emissora.

___________________________________________________________

Sempre fui fã de Vilãs, na minha opinião são os únicos papéis que valem a pena em qualquer novela que eu acompanhe, o gênero mocinha do bem nunca me agradou, sempre gostei de ver maldades, e meu maior prazer e sempre ver um vilão se dando bem no final de cada novela. Porque o vilão com classe ou não, são os personagens que movimentam as novelas. Pensando nisso decidi eleger as minhas 10 vilãs preferidas, porque quando interpretada por uma mulher, o papel fica ainda bem melhor. Listo apenas as vilãs de novelas que eu acompanhei, e mesmo não tendo mencionado algumas que eu sei que são consideradas por quem entende do assunto as melhores, deixo minha opinião sobre o assunto.

10° Laura- Celebridade: Celebridade na minha opinião foi uma das melhores novelas das nove que eu já assisti. Lembro que eu tinha algo entre 7 e 10 anos quando a mesma era exibida, ainda assim eu gostava muito do roteiro baseado em vingança entre amigas da novela. Cada embate entre a vilã interpretada por Claudia Abreu com a mocinha de Malu Mader eram colírio para os olhos devido ao talento das atrizes e o ar tão irônico e maligno de Laura. Destaco a cena da briga entre as duas no banheiro em que Maria Clara dá uma surra em Laura que quase a deixa desmaiada. Apesar de tudo deixo esta em 10° lugar por ter considerado que apesar de má, Laura não foi uma grande vilã. Seu talento para fazer o mau não foi algo que surpreendesse ou causasse espanto. Era uma pessoa frustrada que colocava a culpa em todos por nada na sua vida dar certo.

09° Bia Falcão- Belíssima: Fernanda Montenegro e considerada por todos uma das maiores atrizes da televisão brasileira. Tanto quer foi indicada para o Oscar, e mesmo não tendo ganho foi destaque em várias novelas e papeis famosos. Deu vida a Bia Falcão na novela Belíssima de Silvio Abreu, exibida em 2006. Uma vilã interesseira e que apesar de velha, gostava de curtir todos os benefícios da vida. Sempre humilhando a classe mais baixa Bia tinha como maior objetivo ser rica e poderosa, para isso usava dos artifícios mais estranhos . Com palavras inteligentes de uma típica vilã de classe, chamava a atenção pelo roteiro do autor afiado na ponta da língua. Mesmo com todos os defeitos que tinha não foi odiada pelo publico que começou a torcer para que a mesma se desse bem, algo que o autor da novela não demorou a fazer em seu ultimo capitulo quando a vilã foge com um cara mais novo para o exterior.

08° Barbara- Da Cor do Pecado: Exibida no horário das sete, Da cor do Pecado foi uma das novelas mais confusas que eu assisti. Demorou algum tempo para que eu entendesse a história, mas ainda assim quando eu entendi consegui ficar satisfeito. Giovana Antonelli roubou a cena com uma vilã louca e barraqueira que fazia de tudo por um homem que não a amava. A mulher não só causava confusão como tratava muito mau seu filho. Uma das cenas que eu mais gostei foi uma das ultimas em que ela se entrega para a policia e diz que merece ser presa porque e muito má.

07° Wanda- Salve Jorge: Salve Jorge lançou Claudia Raia como vílã em um papel que prometia, mas a mesma não teve a repercussão esperada e seu modo de matar quem entrava em seu caminho ( com uma seringa de veneno que ela carregava na bolsa) virou piada entre os telespectadores. Melhor para Totia Meirelles que ganhou destaque com a sua vilã Wanda. A mesma era responsável pelo tráfico de garotas para a Turquia, e o modo frio como ela enganava as meninas chamou a atenção do publico que logo colocou a personagem como a grande vilã da novela. Wanda tinha aquela maldade escondida pela falsa meiguice e ia fundo em seus objetivos, em pouco tempo se tornou a mais odiada da novela, lançou até um bordão que ficou famoso na época : 50 tons de bege. Destaque para a surra que morena lhe deu assim que chegou na Turquia e descobriu a verdade sobre a viagem. Wanda terminou a novela lendo a bíblia na cadeia. Apesar de ter tido o sucesso esperado, valeu a pena acompanhar a novela só para ver Wanda em ação.

06° Cristina - Alma Gêmea: Exibida no horário das seis, a novela tratou sobre Reencarnação e espiritismo. Rafael e Celina foram papéis emocionantes, enquanto Flavia Alessandra deu luz a uma vilã decida-mente cruel. Ver aquele batom vermelho em cena era algo arrepiante. Cristina tinha um amor possessivo por Rafael e queria a todo custo casar com ele para ser dona de toda a sua riqueza, a vilã iniciou uma série de maldades depois que viu que poderia perder seu grande amor para Celina. Ela matou, roubou, mentiu e riu na cara de todos. Com a ajuda da mãe interesseira fez planos malignos e passava a impressão de ter algum problema mental. Chegou até fazer pacto com o diabo vendendo sua alma caso conseguisse o amor de Rafael e ficasse rica. Acabou morta pelo próprio no ultimo capitulo quando se negou a cumprir o pacto, Flavia Alessandra fez uma vilã com classe, vingativa, perfeita.

05° Tereza Cristina - Fina Estampa: Aguinaldo Silva pode ser considerado um gênio, porque sempre teve a capacidade de criar vilãs perfeitas e que rapidamente caiam no gosto do publico. Tereza Cristina foi uma delas, interpretada por Cristiane Torloni, a megera teve destaque por ser rica, fútil e escandalosa. A atriz juntamente com o roteiro que lhe foi dado abusou dos clichês mais improváveis, matou mais de uma vez e fez de tudo o que pode para destruir cada um que se colocava em seu caminho. Mas mesmo assim não foi considerada tão má aos padrões de uma vilã comum. Odiava a ideia de ser pobre e tinha repulsa por qualquer pessoa que não fosse de classe como ela. A rainha do Nilo como era chamada pelo seu mordomo Crodoaldo Valério era a mulher mais poderosa do mundo, e era assim que devia ser.

04° Clara- Passione: Escrita por Silvio de Abreu Passione teve uma das piores audiências do horário nobre dos últimos anos. Concordo que a novela tenha sido péssima. Mas teve algo nela que fazia eu assisti-la todos os dias. Mariana Ximenes e sua vilã Clara. Sempre acostumada a interpretar mocinhas, Mariana deu luz a uma das melhores vilãs desta década. Mesmo que ela tivesse algo de Ana Francisca versão Má ( Personagem de Mariana em Chocolate com Pimenta), a atriz tirou de letra a interpretação de uma vilã. E provou que pode se manter por um bom tempo como uma grande atriz. Clara era uma jovem que no passado havia sido usada pela avó como garota de programa. Ela cresceu com o trauma e se tornou uma mulher fria e calculista, queria subir na vida a qualquer custo e precisava de dinheiro para se vingar da avó e não deixar que sua irmã tivesse o mesmo futuro dela. Se uniu então a Fred ( Interpretado por Gianecchini) para dar o golpe em totó ( Tony Ramos). Clara era falsa, mentirosa, e o que eu mais amava, irônica. Mesmo depois que todos descobriram que ela havia tentando matar totó ela ainda se fez de desentendida e mentiu para todos. Também matou mais de uma vez, enganou seu parceiro de vilanias e o colocou na cadeia por um crime que ela havia cometido. Foi a grande responsável pela morte de Saulo Gouveia ( Nunca vou me esquecer da clássica cena: Pula no colinho da Titia, pula), agrediu a si mesma para culpar a avó. E tinha expressões maníacas fora do comum. E depois de todo o mau que fez ainda se passou por morta, viajou para fora do país, e se deu bem como enfermeira de senhores ricos. Ponto para Mariana Ximenes. Mais que merecido o 4° lugar.

03° Flora- A Favorita: Ninguém sabia quem era a verdadeira vilã de A Favorita, a novela começou passando a impressão de que era Donatela (Cláudia Raia), algumas dezenas de capítulos depois a mascara caiu. A vilã era Flora ( Patricia Pillar), que todos pensavam ser a vítima. Duas amigas de infância que haviam brigado pelo mesmo homem. Flora então iniciou uma serie de vinganças contra a nova inimiga. Patricia Pillar e talentosa e todo mundo sabe disso, já foi protagonista de um dos maiores clássicos da TV ( Rei do Gado). E sempre teve destaque em novelas da Globo. Uma vilã não foi só fácil para ela. Foi emocionante como a atriz descreveu em varias entrevistas. Flora chamou atenção pela vilã louca, destemida e barraqueira, não tinha grandes traços femininos, e brincava com as mãos em cenas que muito mais pareciam um homem. E era má, muito má. Matava a sangue frio e humilhava qualquer um sem dó. Pisava nas pessoas como quem pisava em baratas e tinha a língua afiada quando se tratava de deixar a pessoa sem graça. Sem falar na capacidade de rir na cara de todos enquanto os fazia chorar. A Favorita foi a estreia de João Emanoel Carneiro em horário nobre da TV. Não deixou a desejar. E muito desse sucesso foi devido a sua vilã.

02° Nazaré Tedesco- Senhora do Destino: Nunca fui muito fã de Suzana Vieira. Sempre achei a atriz meio sem graça, e suas personagens sempre guerreiras e batalhadoras me cansam em determinado período das novelas que a atriz faz, foi assim em senhora do destino. O que me fez torcer por Renatah Sorrah e sua Nazaré Tedesco. Com certeza uma das melhores vilãs da história. O que chamou a atenção no papel não foi a maldade da personagem, mas sim a loucura em cada cena. Nazaré não era a vilã que fazia tudo por maldade, na verdade seus erros as vezes soavam estranhos, como sem objetivo. A atriz chamou atenção por sua loucura, por seus bordões clássicos, por seus escândalos chamativos. E por suas frases de efeitos. Quando você via a atriz sozinha era certeza de uma boa cena, principalmente quando ela lançava um dos mais clássicos: Sinto cheiro do Couro. Ela era má, também matou mais de uma vez, roubou crianças na maternidade, e tinha como objetivo acabar com a vida da personagem de Suzana Vieira, que ela morria de inveja. Renata Sorrah pesou em cada cena da personagem, não teve medo de nada, como quando fez cenas em que sua personagem se prostituía. Enfim, um personagem clássico e que deixou muitas saudades. Nazare erá a vilã que todo mundo queria que terminasse bem, mas a mesma se matou no final da novela. Trágico, para não dizer decepcionante.

01° Carmem Lucia- Avenida Brasil: Exibida em 2012 Avenida Brasil foi um fenômeno de audiência e repercussão. Com foco na ascensão da classe C, a novela teve como roteiro principal a vingança de Nina ( Debora Falabella) contra sua madrasta ( Adriana Esteves). Segunda novela de João Emanoel em horário nobre, a novela foi sucesso absoluto tanto na TV quanto na Internet. Tendo como maior destaque sua vilã Carminha. Muitas pessoas ficaram em duvida quanto a capacidade da atriz de interpretar uma vilã. Ficaram de queixo caído já na primeira semana de novela. Carminha abandonou a enteada no lixão, mandou matar o pai dela, casou com um jogador de futebol aposentado e se tornou rica e com classe. Barraqueira e totalmente escandalosa, fazendo a pose de mulher santa que traia o marido ela nem percebeu quando sua ex enteada se infiltrou na casa da família tufão em busca de vingança, quando Rita se revelou Nina começou uma das batalhas mais emocionantes da TV. Nunca uma vilã teve tanto retorno positivo do público quanto Carminha. Suas cenas humilhando os empregados eram hilárias e o texto de Emanoel ficou perfeito na língua felina da atriz. A novela teve cenas clássicas como quando a vilã enterrou nina viva e cuspiu na mesma ainda dentro da cova. Foi com certeza a melhor vilã desta década. Adriana Esteves ganhou vários prêmios pela personagem, viu seu nome ser noticia tanto dentro quanto fora do país, e Avenida Brasil se tornou a novela de maior sucesso e repercussão em países internacionais. O sucesso foi tanto que a atriz teve que descansar a imagem por quase três anos. E até hoje e lembrada pelo papel.

__________________________________________________________

E você ? O que achou do texto? Tem alguma vilã preferida?

Comenta ai..

CleberLestrange
Enviado por CleberLestrange em 25/11/2016
Reeditado em 25/11/2016
Código do texto: T5834873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.