Full Moon volume 2: a menina que enxerga shinigamis

FULL MOON 2: A MENINA QUE ENXERGA SHINIGAMIS
Miguel Carqueija



Resenha do volume 2 do mangá “Full Moon o sagashite” (À Procura da Lua Cheia), de Arina Tanemura. Editora JBC, São Paulo-SP, 2009. Editora Shueisha, Tóquio, Japão, 2001. Tradução: Arnaldo Massato Oka e Rita Sakata.

“Meu coração dói um pouco todos os dias.”
(Mitsuki Koyama)

No segundo volume de “Full Moon” vemos como os shinigamis (espécie de gênios – impropriamente chamados “deuses” – que presidem a morte no folclore japonês, como a “banshee” no irlandês) começam a se desentender em relação a Mitsuki, a pré-adolescente que, ao que consta, tem só mais um ano de vida e mesmo assim quer aproveitar uma fugaz carreira de cantora. Takuto e Meroko, shinigamis encarregados do “caso” de Mtsuki, surpreendentemente acabam por ajudá-la, dando-lhe condições de penetrar no meio artístico transformada numa adolescente de 16 anos, a “Full Moon” como se torna conhecida.
Logo, a inocência encantadora de Mitsuki esbarrará com obstáculos: seja a invejosa rival Madoka Wakanatsu, seja a interferência na trama de dois outros shinigamis, Jonathan (que parece mais um fantasma) e Izumi, que tem o aspecto de um rapaz e usa umas asinhas.
A tônica deste simpático mangá (que neste volume brinca com a história da pequena sereia, que Mitsuki transforma em canção) está no humor, que perpassa toda a série, e nos sentimentos dos personagens, muito especialmente os de Mitsuki.

O senhor é um shinigami, não é?”
(Mitsuki para Izumi)

É muito comum que, em mangás, certos personagens especialmente puros carreguem habilidades espaciais, como dons ou dádivas celestiais, por exemplo a habilidade de enxergar coisas que as outras pessoas não vêem. Mitsuki, por exemplo, enxerga normalmente os shinigamis, apesar deles serem entidades sobrenaturais invisíveis aos olhos humanos. Esse detalhe é fundamental para o avanço da trama.

“Desejar viver faz parte do instinto do ser humano.”
(Takumi)

E assim, com os shinigamis já sendo humanizados pela doçura de Mitsuki, a história vai ganhando o seu suspense. Mitsuki terá mesmo de morrer quando estiver com 13 anos? Ou poderá haver outra solução?

(Rio de Janeiro, 2 de novembro de 2016)