Resenha do texto Abordagens do processo de ensino e aprendizagem, de Roberto Vatan dos Santos

Santos (2005) analisa os aspectos escola, aluno, professor e processo de ensino e aprendizagem dentro das abordagens educacionais: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural, dentro da nomenclatura de Mizukami (1986), estabelecendo essa em contato com as classificações propostas por Bordenave (1984), Libâneo (1982) e Saviani (1984).

Também são destacadas, qual, ou quais das três características básicas das teorias do conhecimento (primado do sujeito, primado do objeto e interação sujeito-objeto) relacionam-se às teorias acima citadas. A abordagem tradicional enfoca o primado do objeto, a abordagem comportamentalista enfoca o primado do objeto, a abordagem humanista enfoca o primado do sujeito, a abordagem cognitivista enfoca a interação sujeito-objeto assim como a abordagem sociocultural.

Mizukami (1986) estabelece como opções pedagógicas as seguintes abordagens:

a) Abordagem tradicional:

Escola= lugar ideal; funções definidas; normas e disciplinas rígidas; preparar o indivíduo para a sociedade.

Aluno= ser passivo; deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor; deve dominar o conteúdo cultural universal transmitido pela escola.

Professor= transmissor dos conteúdos aos alunos; autoridade.

Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais devem obedecer à lógica dos conteúdos; conteúdos baseados em documentos legais e selecionados da cultura universal acumulada; aulas expositivas; leituras-cópia.

b) Abordagem comportamentalista:

Escola= modelo empresarial; divisão entre planejamento e execução; teleducação; ensino à distância.

Aluno= elemento para quem o material é preparado; eficiente e produtivo se lidar e dominar cientificamente com problemas reais.

Professor= seleciona, organiza e aplica um conjunto de meios, ou instrumentos que garantam a eficiência e a eficácia do ensino.

Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais gerais (educacionais) e específicos (instrucionais); ênfase nos meios, ou instrumentos (recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, computadores, etc); comportamentos condicionantes e reforçadores nos alunos.

c) Abordagem humanista:

Escola= democrática; afrouxamento das normas disciplinares; oferecer condições ao desenvolvimento e autonomia dos alunos.

Aluno= ser ativo; centro do processo de ensino e aprendizagem; criativo e participativo; aprender a aprender.

Professor= facilitador da aprendizagem.

Ensino e aprendizagem= objetivos educacionais relacionados ao desenvolvimento psicológico do aluno; conteúdos programáticos selecionados a partir dos interesses dos alunos; avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) e a auto-avaliação.

d) Abordagem cognitivista:

Escola= dá condições para o aluno aprender autonomamente; liberdade de ação real e material; prioridade psicológica da inteligência sobre a aprendizagem; ambiente desafiador (motivação).

Aluno= papel ativo de observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc.

Professor= criar situações desafiadoras e desestabilizadoras do status quo; papel de orientador; reciprocidade e cooperação com os alunos.

Ensino e aprendizagem= a inteligência é desenvolvida considerando o sujeito inserido numa situação social e construída a partir da troca do sujeito com o meio, pelas ações do indivíduo; ensaio e erro, pesquisa, solução de problemas; aprender a pensar; ênfase nos trabalhos em equipe e jogos.

e) Abordagem sociocultural:

Escola= organizada e funcionando bem para proporcionar os meios necessários para que a educação se processe.

Aluno= pessoa concreta, objetiva, que determina e é determinada (produto e processo) pelo social, político, econômico e individual (pela história); capaz de operar conscientemente mudanças na realidade.

Professor= direciona e conduz o processo de ensino e aprendizagem; relação horizontal entre professor e aluno; ambos são sujeitos do conhecimento e do ato do conhecimento.

objetivos educacionais definidos a partir das realidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos; consciência crítica; diálogo e grupos de discussão; temas geradores extraídos da prática da vida dos educandos.

Referencial teórico:

SANTOS, Roberto Vatan dos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, São Paulo, ano XI, n.40, p.19-31, jan/fev/mar, 2005.