<*> SANTOS ARCANJOS <*> - Resenha

Hoje , a nossa Saudação se dedica ao 2º CORO da 1ª ORDEM Celeste

dos Anjos : A dos ARCANJOS. Estão , nesta Festa , reunidos numa só comemoração , três Arcanjos Poderosos , INTERCESSORES e CUSTÓDIOS dos ELEITOS ao TRONO DO ALTÍSSIMO : SÃO MIGUEL , SÃO GABRIEL , SÃO RAFAEL.

São eles nossos Fiéis MEDIADORES , cujo poder e empenho se realiza eficazmente , para que possamos aurir TODOS OS DONS DE PERSEVERANÇA NA FÉ E NAS OBRAS , COM VISTA À POSSE DA GLÓRIA ETERNA NO PARAÍSO.

SÃO MIGUEL , " Quem Como Deus " , é o Príncipe Guardião e Guerreiro Defensor do Trono Celeste e do Povo de Deus. É o Campeão do Divino Pai Eterno. É o Ministro de Deus , Paladino da Justiça , Exercendo seu ministério na terra e no céu. defendendo os justos , Advogando suas causas no JULGAMENTO FINAL , ao que , cada um de nós estaremos sujeitos ao fim de nossas vidas. É o DEFENSOR PERPÉTUO de todos os homens frente ao Inimigo , o ACUSADOR , Satanás , àquela hora tremenda do JUÍZO , em que se " PESAM " todas as Almas.

É por isso , o Arcanjo da JUSTIÇA e do INFUSO ARREPENDIMENTO nosso ao momento derradeiro. É o PADROEIRO DA IGREJA DE CRISTO , PRÍNCIPE DA IGREJA CATÓLICA.

À Insurreição da "Serpente" , à sua Revolta contra Deus , fala Miguel : " QUEM SERÁ COMO DEUS!" . E a vence! A PRECIPITA SOBRE A TERRA , EM QUEDA COMO A DE UM RAIO! À ela e à toda a sua Coorte de Anjos Caídos! Pois que, já não se havia mais lugar no céu para o Maligno! É por isso , que São Miguel é o Grande Protetor dos Homens Justos , que fez de sua Virtude , BRASÃO DE SALVAÇÃO pra todos , em particular , aos Fiéis a Deus , protegendo-os das ciladas do inimigo.

Disputou a Alma de Moisés com o Demônio , que por IMPOSTURA se intrometeu , mas , o Arcanjo o apartou da forma mais simples e desprezível : " QUE O PRÓPRIO DEUS SE ENCARREGUE DE TI ! " , e, desse modo, levou Miguel , a alma de Moisés ao " Seio de Abraão ".

SÃO GABRIEL , " Homem de Deus " , ou Anjo Protetor , é o ANJO MENSAGEIRO POR EXCELÊNCIA. Foi o Portador dos Maiores Eventos da História : O NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA , e, principalmente, A ENCARNAÇÃO DO VERBO ( JESUS CRISTO ) NO SEIO PURÍSSIMO DA VIRGEM MARIA.

É o ANJO ANUNCIADOR , o ARAUTO DE DEUS , seu Colóquio com a Santíssima Virgem é de Singular Beleza e Pureza : " AVE , CHEIA DE GRAÇA , O SENHOR É CONTIGO "..... o ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE TI E A VIRTUDE DO ALTÍSSIMO TE COBRIRÁ COM SUA SOMBRA , POR ISSO , O SANTO , QUE NASCER DE TI , SERÁ CHAMADO FILHO DE DEUS ! ".

São Gabriel , é comumente representado com uma TROMBETA ,

" Transmissora da Voz de Deus " , das Revelações Divinas. É o Anjo PORTADOR DA BOA NOVA ! Padroeiro da Diplomacia , dos Trabalhadores dos Correios e dos Operadores de Telefonia. O Portador de Notícias , que fez o Maior Anúncio da História : A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS EM MARIA. É o PERENE ANJO TRANSMISSOR DOS EVENTOS DIVINOS.

SÃO RAFAEL , " Deus Cura " ou " Cura de Deus " , é o ARCANJO GUARDIÃO DA SAÚDE E DAS CURAS FÍSICAS E ESPIRITUAIS. É também o CHEFE DA VIDA DE VIRTUDES E ANJO PROTETOR NAS VIAGENS.

Padroeiro dos Cegos , Médicos , sacerdotes , Viajantes , Soldados e escoteiros.

O seu Piedoso OFÍCIO DE RESTITUIR A VISTA A TOBIAS , citado às escrituras , tem sua narrativa bíblica em Veneranda Fala ao parágrafo : ....." EU SOU RAFAEL , UM DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO SEMPRE PRESENTES E TÊM ACESSO JUNTO À GLÓRIA DE DEUS "....

Os Anjos estão presentes do 1º ao último Livro das Sagradas Escrituras. São citados em mais de 300 passagens bíblicas e se APRESENTAM DE FORMA VARIADA : Ora estão DIANTE DE DEUS . Ora SOZINHOS . Ora em FILEIRAS como TROPEL , ou mesmo formando MIRÍADES.

Deus os escolheu entre todos os Anjos para ANUNCIAR SEUS MISTÉRIOS DE AMÔR !

SÃO OS AMIGOS ABSOLUTOS , FIDELÍSSIMOS DE DEUS , QUE INCENDIDOS PELO AMOR DIVINO SOCORREM A NÓS , SEU POVO! São a Sua MILÍCIA SAGRADA , e por descendência Divina nossa , São ELES , MILÍCIA NOSSA TAMBÉM ! Trazem o " NOME " de DEUS gravado às SUAS " FRONTES "! A " PALAVRA " DE DEUS está NELES ! Pôsto então , são seus TENAZES INTENDENTES , que AGEM " IN PERSONA DEI "!

A todos os Místicos , que tiveram a dita de terem a Visão com estes Seres Divinos , houve Marcada Comoção e Grande Susto , dada a Intensa Expressão de PODER com que se apresentam em suas IMAGENS E ESTATURA IRRADIANTES DE LUZ E DE SEMBLANTES ESFUZIANTES DA GLÓRIA DE DEUS ! A PRÓPRIA VIRGEM SE ASSUSTOU À APRESENTAÇÃO DO ARCANJO GABRIEL !

AO Venerarmos os ANJOS DE DEUS , CRIADOS PARA NOS CUIDAR , estaremos LOUVANDO AO PRÓPRIO DEUS EM SUA CRIAÇÃO E SUPRACIÊNCIA ! RENDENDO-LHE CULTO DE ADORAÇÃO POR SEU AMOR ABSOLUTO , PODER E GLÓRIA ONIPOTENTE!

Referências Bibliográficas :

A SUMA TEOLÓGICA : Santo Tomás de Aquino

Os Anjos , Uma Realidade Admirável : Archibald Josefh Macintyre,

Edições Louva-a-Deus , 1986

BÍBLIA SAGRADA

Regina Caelli
Enviado por Regina Caelli em 29/09/2016
Reeditado em 22/11/2016
Código do texto: T5776398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.