A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E A LIXEIRA PEQUENA

A obsolescência programada consiste no encurtamento da vida útil de um bem ou produto, o qual é projetado para que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido, de forma que os consumidores tenham que realizar outra compra em um espaço menor de tempo, aumentando assim a lucratividade da empresa.

Você deve se lembrar como os móveis, eletrônicos e eletrodomésticos antigos duravam, podiam ser consertados e tinham o atributo de passar de "pai para filho" servindo a gerações. Já se perguntou o porquê das coisas terem mudado tanto?

Pois é, claro que não é por acaso, os produtos durando menos e sem a possibilidade de conserto ou aproveitamento de peças, giram a máquina econômica, fomentam as vendas e aumentam a lucratividade das empresas e o recolhimento de impostos pelo Estado.

Bom pra todo mundo certo? Não mesmo!!!

Um dos seus graves efeitos colaterais (existem outros) é que gera muito, mas muito lixo, além de utilização extremada de recursos naturais, aumento na emissão de gás carbônico e intensificação da degradação do meio ambiente.

Nesse ínterim ecoa a voz cogente da Constituição Federal: Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Diante disso, torna-se urgente desprogramar a obsolescência de bens e produtos, o meio-ambiente agradece, pois definitivamente a lixeira é pequena.

Kleber Versares
Enviado por Kleber Versares em 16/08/2017
Código do texto: T6085568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.