Oposição ou oposições?

OPOSIÇÃO OU OPOSIÇÕES?
Miguel Carqueija


É preciso sempre tomar cuidado com o que a mídia passa diariamente, filtrar, questionar certas premissas e até o palavreado utilizado. Por exemplo, não se deveria dizer “impeachment” e sim “impedimento”, já que estamos no Brasil. Mas, hoje quero falar de outra coisa.
Fala-se em “oposição” usando o singular. No momento, “a oposição” a Temer. Ora, não existe uma oposição, existem várias porque não há somente uma posição política possível, muito pelo contrário.
A situação, identificada como o governo do momento, pode até ser uma só, apesar de que na prática existem divisões e correntes diferentes em cada governo. Mas, oposição é coisa múltipla caso contrário estaríamos forçados a convivências desagradáveis.
Exemplo: no atual momento quem eu vejo mais se destacar na oposição a Temer, lá no Congresso, é a Rede, do Molon, e não correm notícias sobre corrupção nesse partido que, creio, é de centro. A grande mídia pouca chance de divulgação dá à Rede... mas por que será?
Vou então citar um exemplo muito particular para esclarecer bem o meu raciocínio. Permitem que fale de mim mesmo. Não tenho nenhuma importância na política nacional, sei disso, mas sou um cidadão. Então, o que posso dizer é que sou contra a parafernália que está no poder e em sua volta. Sou contra o Temer, contra o PSDB, contra o PMDB, contra o DEM, contra o Aécio, contra o FHC, o Geraldo Alkmin, o José Serra, o Pezão, o Eduardo Paes, o Rodrigo Maia, o Gilmar Mendes, o Collor de Mello. E sou contra a Rede Globo.
O PT está hoje na cerrada oposição ao governo federal e seus aliados. Mas eu sou contra o PT, o Lula, a Dilma, o Dirceu, o PC do B.
Portanto, a oposição que faço a Temer não se alinha com a oposição dos petistas ao mesmo Temer, até porque eu estou a 180 graus do PT. Não sou socialista e não sou liberal. Sou conservador. Isso me coloca, portanto, à vontade para me posicionar contra Temer e contra Lula da mesma maneira.
Há oposições que não se misturam. Portanto paremos de dizer “a oposição” porque isso é rematada tolice. O certo é dizer “as oposições”.

Rio de Janeiro, 10 de julho de 2017.