Redação

Bem pessoal, é isso, cá estou eu mais uma vez aqui escrevendo um texto, qualquer um, só para tirar um barato mesmo, só para afundar as teclas do meu teclado de 10 anos com a tecla space que não funciona direito para variar. Adoro esse começo de sentença "bem pessoal". Meu professor de engenharia moderna usa muito essas duas palavras para quebrar o silêncio da sala toda vez que começa a aula. É uma maneira bem amigável de se dirigir a uma multidão de 40 pessoas, é equivalente a um "então, cara", porém dirigido a 40 alunos. Eu tenho muita admiração por esse professor, ele entende muito do assunto que ensina, sabe se expressar bem, é um cara que eu admiro muito mesmo e ele é uma das minhas melhores referências principalmente no que tange a segurança. Sim, segurança, manter a "pose", ter certeza do que está dizendo, quando está errado saber se corrigir, isso é algo que eu busco muito e tenho certa dificuldade em aplicar isso no cotidiano. Eu percebo que isso está muito mais atrelado a vaidade do que propriamente "timidez" ou qualquer coisa do gênero. Eu sempre fui bom em redação no colegial, porém eu gostava de falar sobre algo, dissertar sobre qualquer assunto, embora eu tivesse certa preferência por política e história. Política me irritava, eu sempre odiei políticos e continuo odiando, cada vez mais, então para mim era fácil caçar informações para poder rasgar o couro de um Gilberto Kassab, de um Haddad ou Lula da vida porque a cara-de-pau de um político me motiva a querer falar mal sobre isso, e falar mal com argumento, difamar direito, sem picuinha, com fatos. Bem, isso foi há 5 anos, hoje não escrevo mais, decidi me dedicar ao que realmente me despertava interesse, porém ainda continuo a gostar de escrever e vou continuar escrevendo ainda que por hobby e para isso é necessário saber se posicionar, saber se expressar e conviver com as próprias imperfeições.

Acredito eu que por muitas vezes não saber fazer algo eu simplesmente não tento fazer e eu vejo que isso não passa de vaidade enrustida a qual não quer que sua casaca seja descoberta para assim subsistir. Para a vaidade não há nada mais inaceitável do que qualquer coisa que possa diminuir sua "boa aparência". Quando sua aparência é desagradável, ela se esconde, se fecha em sua pretensa existência e assim subsiste. Quando percebe que sua aparência agrada, ela então se solta. Dessa maneira, não saber escrever bem é inaceitável para mim, não para minha timidez, mas para minha vaidade que se esconde na minha timidez e eu não quero ser assim. Eu percebo que entre muitas pessoas há uma certa confusão na interpretação do significado de auto-estima onde esta muitas vezes é confundida com "vaidade". Uma pessoa que tem vaidade logo tem auto-estima. Observando os significados de uma e de outra conclui-se imediatamente, até para a inteligência mais vulgar, que esta comparação é imensurável. Auto-estima, até onde meu conhecimento vai (me corrijam se eu estiver errado) é o estado da pessoa que está satisfeita consigo mesma, uma pessoa que não precisa ter mais do que precisa e por isso esta em harmonia consigo mesma. Esta pessoa não está necessariamente livre da vaidade, porém apresenta características marcantes que conduzem a humildade por saber reconhecer suas imperfeições e assim conviver com elas. Acredito então que estas pessoas estão a maior parte do tempo motivadas, correto? Motivação seria então um ótimo caminho para a auto-estima? Simplesmente querer fazer algo? Eu acredito que sim. Meu cérebro não funciona quando não quero fazer algo. É como se ele entrasse em modo de economia de energia. Do contrário, quando quero fazer algo, ele dá overclock. E quando quero fazer algo, não me sinto triste ou desanimado, tudo que me interessa é meu objetivo.

Na minha faculdade, eu e meu grupo estamos fazendo um projeto para apresentar em outubro numa espécie de feira de ciências que a faculdade promove em todas as turmas, e esse ano o tema é saúde. Nós estamos desenvolvendo um sistema voltado para pessoas com TDAH. Um emissor de sons que simula ondas binaurais que interagem com o SNC, especialmente com os neurotransmissores dopamina e noradrenalina, compensando sua deficiência. Este projeto é novo, nossas ideias ainda estão se formando, mas vimos que é possível já que algo parecido foi feito em ocasiões anteriores e além disso, eu sou novo neste grupo já que precisei mudar de horário faz pouco mais de um mês devido a mudança de emprego. E porque eu estou falando de tudo isso? Auto-estima. Uma pessoa que não consegue se concentrar em nada (como eu), com a ajuda de sons específicos, não audíveis devido a sua baixa vibração, porém que podem ser captados pelo tímpano por mais baixa que seja sua vibração, usando um fone de ouvido, será capaz de domar com mais facilidade seu problema e assim atingir bons resultados, isto é, estudar e tirar boas notas. Para mim isso é auto-estima. Conseguir fazer algo que eu quero. Atingir objetivos. Validar que eu sou capaz de atingir esse objetivo desejado, já que esse sistema vai funcionar mais como uma "terapia", pois diferente da ritalina que age diretamente no SNC, o fone de ouvido emissor das ondas vai mais "trocar uma ideia" com seu SNC e você mesmo com ajuda do seu esforço vai conseguir se acostumar a realizar suas atividades sem muita dispersão. E é isso que eu busco, não só melhorar minha atenção, mas estar mais motivado, procurar o que fazer. Sim, aquela pessoa que um dia mandou você ir procurar o que fazer, pois provavelmente ela estava se sentindo importunada por você, possivelmente ela tenha razão, melhor procurar o que fazer mesmo.

E vocês? O que vocês acham de "procurar o que fazer"? Dá certo? Vocês acham que auto-estima e vaidade são a mesma coisa? Eu não acho. Me corrijam se eu estiver errado.

OBS: "Overclock" para quem não sabe é um método para fazer o processador de um computador operar em potência máxima.

Até mais :)

Rafael Luigui
Enviado por Rafael Luigui em 01/07/2017
Código do texto: T6043124
Classificação de conteúdo: seguro