"A ETERNIDADE DE DEUS REPRESENTA UM INSTANTE DO NOSSO TEMPO" por GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = LEMBRANÇAS AOS PEDAÇOS =

“PARA DEUS A ETERNIDADE É UM SEGUNDO” “PARA NÓS UM SEGUNDO REPRESENTA UMA ETERNIDADE” = POR GÉSNER LAS CASAS = RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS = “O OUTONO É A ESTAÇÃO DAS FOLHAS CAÍDAS OU FOLHAS MORTAS” “SONHOS E LEMBRANÇAS DE NOSSA PRÉ-HISTÓRIA” À NOITE, ANTERIOR A ESTA, FUI DEITAR-ME ESTAFADO PELA LABUTA DIÁRIA OUVINDO O GRASNAR ESTRIDENTE DOS GANSOS AO REDOR DE CASA. ADORMECI QUASE INSTANTANEAMENTE E, IGUALMENTE, COMO NAS OUTRAS NOITES DESTES ÚLTIMOS, QUASE DEZ MESES, SONHEI COM TRECHO DA PLANÍCIE, QUE PODIA DIVISAR PELA ABERTURA DA ENTRADA DA CAVERNA ONDE ME ABRIGAVA DOS GRANDES PREDADORES QUE, CIRCULAVAM ENTRE AS POUCAS ÁRVORES E PELA RAVINA ESCARPADA EM MEIO A UM CAPINZAL DE TALOS GIGANTES COMO AS NOSSAS ATUAIS CANAS DE AÇUCAR. O CHEIRO ACRIDOCE DAS FRUTAS AMADURECENDO EM UM CANTO DE MINHA TOCA DE PEDRA BRUTA AINDA COM O CALOR VULCÂNICO COUROS E, PELES DE ANIMAIS ABATIDOS POR MIM E MEUS COMPANHEIRO FAMILIARES, SE MISTURAVA COM O ODOR DAS GORDURAS E CEBOS ACUMULADOS NA PARTE INTERNA DO QUE FORA A COBERTURA DOS CORPOS DOS QUADRÚPEDES QUE CAÇAMOS NOS DIAS ANTERIORES. HAVIA NO AR UM LIGEIRO CHEIRO DE BOVINOS, CAPRINOS, EGÜINOS e AVES GIGANTES COM A LIGEIRA MISTURA DE SANGUE E CARNES PUTREFACTAS. O CHEIRO NAUSEABUNDO SURGIA E DESAPARECIA COM FORTE BRISA ÚMIDA EMPURRADA EM LUFADAS PELA ABERTURA DA CAVERNA NATURAL NA MONTANHA DE LAVA VULCÂNICA CONSOLIDADA PELO RESFRIAMENTO NATURAL HÁ MILÊNIOS NESTA TERRA PRIMITIVA APÓS TER SIDO PROJETADA VELOZMENTE NA MASSA ESCURA DO UNIVERSO EM ESPANÇÃO INFINITA. EM MEU SONHO, EU ACORDAVA APÓS UM LONGO PERÍODO DE REPOUSO, APENAS PERTURBADO POR GRASNAR, URROS, ASSOBIOS GROSSOS E, TUBULARES DOS PESCOÇUDOS COMEDORES DE ÁRVORES MAIORES. OS ROEDORES GRANDES COMO OS NOSSOS CAVALOS ATUAIS RONDARAM A NOITE TODA A ENTRADA DA NOSSA TOCA DE PEDRA, SEM SE ATREVEREM A INVADÍ-LA PELA FOGUEIRA ESTRATEGICAMENTE ACESA À ENTRADA COM ARMADILHAS QUE MONTAMOS COM ESPINHOS, CIPÓS E PEDRAS PONTEAGUDAS. MAS, OS SEUS GUINCHADOS SIBILANTES REPERCUTIAM NAS REENTRAÇAS NATURAIS DO TETO ÀS LATERAIS DA NOSSA TOCA. DEITADO SOBRE A MANTA DE PELOS E COURO DE UM ANTIGO FELINO TÃO GRANDE COMO UM FILHOTE DE MAMUTE, E QUE FORA ABATIDO APÓS VÁRIOS DIAS DE PERSEGUIÇÃO, CERCO E LUTA SELVAGEM ONDE PERDEMOS DIVERSOS COMPANHEIROS FAMILIARES NAS BUSCAS POR ALIMENTOS, ACORDEI ESPREGUISSANDO ANTES DE ABRIR A BOCA PARA SORVER UMA GRANDE QUANTIDADE DE AR QUE INVADIA MINHA TOCA DE PEDRA, PARA DEPOIS ABRIR OS OLHOS DIVISEI PELA ABERTURA ESTREITADA DA CAVERNA PELA GROSSA CAMADA DE PELOS PUBIANOS DE UMA FÊMEA ACOCORADA AO MEU LADO E, COM GROSSA CASCA DE ÁRVORE REPLETA DE FRUTAS COM UM BOM PEDAÇO DE CARNE ASSADA. A JOVEM FÊMEA TAMBÉM ME OFERECIA UMA CUIA DE ÁGUA DE COCO MADURO JÁ FURADO PARA EU PODER SORVER SEU LÍQÜIDO REGENERADOR PARA MINHAS FORÇAS MUSCULARES, QUE DESPENCARA DE UM DOS MILHARES DE GIGANTESCOS COQUEIROS A BEIRA DA MATA E DO LAGO, VIZINHOS DO NOSSO ABRIGO. SIM, ERA UM ABRIGO CONTRA AS CHUVAS GELADAS E TORMENTAS COM VENTOS QUE PODERIAM LEVANTAR UM TIRONOSSAURO REX. HAVIA TAMBÉM AS CHUVAS DE PEDRAS FLAMEJANTES QUE ÀS VEZES VINHAM INSPERADAMENTE DO CÉU AZUL ESVERDEADO, TORNANDO-O CINZENTO E MUITO ESCURO. HAVÍAMOS ENTENDIDO RESCENTEMENTE QUE AS FOLHAGENS, RAÍZES E, FRUTOS APLACAVAM A FOME DA TRIBU, APENAS POR POUCOS INSTANTES. MAS, AS CARNES CRUAS E, SANGRENTAS OU ASSADAS NAS FOGUEIRAS NOS PERMITIAM DORMIR POR UMA NOITE INTEIRA SEM ACORDAR COM FOME DE DOER A BARRIGA. DEPOIS DE INGERIR CARNES, FOSSEM DOS QUADRUPEDES OU DOS HABITANTES DAS ÁGUAS DAS CORREDEIRAS, LAGOS OU DO GRANDE OCEANO, NOSSAS FÊMEAS SE TORNARAM MAIS FÉRTEIS PODENDO GERAR MAIS FILHOS FORTES. E O MELHOR DE TUDO, É QUE OS MACHOS FICARAM MAIS INTERESSADOS EM SUAS PRÓPRIAS FÊMEAS. "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" = por GÉSNER LAS CASAS = RELATOS por INTEIRO de TEMPO FLORIDO= “O OUTONO É A ESTAÇÃO DAS FOLHAS CAÍDAS OU FOLHAS MORTAS” https://fbcdn-dragon-a.akamaihd.net/…/12532948_114168637919… NO ENTANTO, É A ESTAÇÃO EM QUE CRESCEM OS MELHORES FRUTOS E, AS FLORES NOS OFERECEM SUAS MELHORES E MAIORES SEMENTES. COMO EM TODOS ESTES ÚLTIMOS ANOS EM QUE, MINHA LEMBRANÇA ALCANÇA OS DIAS DE VERÃO NUNCA FORAM TÃO CHUVOSOS E, QUENTES, MUDANDO REPENTINAMENTE DE ENSOLARADO PARA CARRANCUDO E, SUJEITO A TEMPESTADES E TORMENTAS SURPREENDENTES. AGORA NO OUTONO, O TEMPO SE MOSTRA MAIS ÚMIDO, COM MAIOR NÚMERO DE NUVENS NO HORIZONTE CINZENTO, ESCONDENDO PARCIALMENTE O AZUL CELESTE, COM MENOR POSSIBILIDADE DE CHUVAS ASSUSTADORAS SOBRE NOSSAS VIDAS EFÊMERAS. O VERDE DAS ÁRVORES FLORIDAS MISTURA-SE COM O COLORIDO DAS PEQUENAS AVES QUE, EMBALAM NOSSAS MANHÃS E, TARDES COM CANTOS TERRITORIAIS E CHAMADOS AOS FILHOTES ALONGADOS PELA VIZINHANÇA AO REDOR. POR AQUI, AS ANDORINHAS COM PENAS ESCURAS NO DORSO E, PEITORAL BRANCO COMO A NEVE, VOAM EM ALUVIÃO POR SOBRE AS COPAS DOS FRONDOSOS YPES E, MANACÁS EM INICIO DE FLORAÇÃO. A DISPUTA POR INSETOS VOADORES PRODUZ UM CHILREO DOMINADOR NOS ARREDORES DAS ALAMEDAS QUE, NOS CONDUZEM AO LAR DOCE LAR. AS TELHAS E, LEJES DAS MORADIAS ADQUIREM UM TOM BRANCO ESVERDEADO DE FEZES EM PROFUZÃO ASSOMBROSA. NO ENTANTO, TUDO NOS PERECE BELO E, ACOLHEDOR NO DOMÍNIO DAS CORES DAS FLORES TEMPORONAS QUE SE MISTURAM COM O MINI ANTÚRIO, COM AS FLORES DISCRETAS DO PAU BRASIL EM MEIO AO ABRAÇO CONSTANTE DO MUCUNAM AZULADO. EM MINHA SAUDADE PERENE, SÓ FALTA OUVIR OUTRA VEZ AS VOZES DAS PESSOAS MUITO AMADAS, NAQUELES DIAS DE NOSSAS VIDAS JUNTOS, AQUI NESTA TERRA MARAVILHOSA. QUANTA SAUDADE SINTO DE VOCÊS, MEUS QUERIDOS E QUERIDAS, QUE ANTES NUNCA ME DEIXARAM SENTIR ESTA DOCE SOLIDÃO CONSTANTE. "EU ERA FELIZ E SABIA DISSO"

“NOS ANOS DE 1970 A 1084, ATUEI COMO REDATOR-NOTICIARISTA-EDITOR-REPÓRTER-PESQUISADOR E LOCUTOR NARRADOR E COMERCIAL DAS EMISSORAS ASSOCIADAS E NOS DIÁRIOS ASSOCIADOS DO BRASIL COM BASE EM SÃO PAULO,” ISTO ME POSSIBILITOU TRABALHAR COM PESSOAS MUITO ESPECIAIS NO MUNDO DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS.

ENTRE OS MEUS AMIGOS/IRMÃOS E COLEGAS A GRANDE MAIORIA ENCONTRA-SE REUNIDA NESTA FOTO ANTIGA E EM BRANCO E PRETO. O NOSSO MUNDO ERA BEM COLORIDO E EMOCIONANTE. SINTO SAUDADE DE TUDO E DE TODOS,

Século XXI=segunda-feira, 16/08/2. 010 = ERRATA: {O MEU ATUAL TEXTO AINDA PASSARÁ POR UMA PURIFICAÇÃO, POIS HÁ NOMES EM DUPLICATA. E MUITOS DELES, ALÉM DE RELACIONADOS DUAS VEZES AQUI, TERÃO UMA OUTRA TRATATIVA NA MINHA HISTÓRIA COM SEUS PRÓPRIOS ENVOLVIMENTOS EM ACONTECIMENTOS IMUTÁVEIS. REPITO QUE CONSIDERO CADA UM COMO MEMBRO DE UMA FAMÍLIA ESCOLHIDA POR MIM.} ERRATA=//= AQUI APENAS UM ENSAIO DE MINHAS RECORDAÇÕES MAIS SENTIDAS. NAS DEMAIS ANOTAÇÕES AS DEMONSTRAÇÕES DOS RELATOS DE UMA VIDA COMPLETA DO LIVRO: “RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS”,... SEM FIM,... NÃO QUEIRA ME ENTENDER. SE O FIZER ENLOUQUECERÁ NO DESVARIO DE SUAS PRÓPRIAS RECORDAÇÕES,... LEMBRA-SE DA ALEGRIA DO NOSSO DEUS AO NOS FALAR ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO! O ETERNO NOS DEU ORDENS PARA TODOS SOBRE NOSSAS OBRIGAÇÕES DE UNS PARA COM OS OUTROS. E ATÉ O ANJO REBELADO ESTAVA LÁ. “O (G.A.D.U.) GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO NOS DEU A CHAMA TÊNUE QUE PODE BRILHAR NA INTENSA ESCURIDÃO DA NOITE; OFERECEU-NOS A SEMENTE PEQUENINA QUE TRANSPORTADA PELAS MÃOS DO HOMEM OU PELAS AVES PODEM REFLORESTAR A TERRA; DEU-NOS AS FLORES QUE NASCEM DO NEGRO SOLO, ALÉM DE FAZER SURGIR NO ESPAÇO SIDERAL INFINITO A VIDA ETERNA QUE HABITA EM NÓS”. NÃO QUEIRA ME ENTENDER. SE O FIZER ENLOUQUECERÁ NO DESVARIO DE SUAS PRÓPRIAS RECORDAÇÕES,... SE ME FOSSE DADO O DIREITO DE ESCOLHER, EU VIVERIA TUDO OUTRA VEZ, MESMO COM AS DORES E SAUDADE QUE ME ATORMENTAM. AGORA, COM A DIFERENÇA QUE JÁ CONHEÇO TUDO E, PORTANTO SABEREI FUGIR OU SUPORTAR AS DORES FÍSICAS E MENTAIS. A MAIOR TORTURA É AQUELA A QUE ME IMPONHO. A MENTAL, AO RELEMBRAR OS BONS MOMENTOS QUE PODERIAM TER PERDURADO PELA VIDA A FORA. MAS, MESMO CONTRA A MINHA VONTADE SE DESVANECERAM POR ENTRE MEUS DEDOS NOS DIAS QUE SE ALTERNAVAM ENTRE ENSOLARADOS E NUBLADO, E AS VEZES COM CHUVAS QUE VARIAVAM DE INTENSAS A LEVES E INTERMITENTES. TALVEZ AGORA EU POSSA ENFRENTAR A FOME COM MAIS SERENIDADE, PORÉM, AINDA ASSIM HOJE CAÇARIA OU “FURTARIA” DA VISINHANÇA GALINHAS, FRUTAS E LEGUMES PARA ABASTECER A COZINHA DA NOSSA HUMILDE CASA, NOMINADA POR MINHA MÃE COMO A “TAPERA” QUE DISTAVA CERCA DE DEZENTOS METROS DA LUXUOSA CASA GRANDE AMARELA DE MEUS AVÓS MATERNOS, E ENTÃO EU EXIGIRIA PROVIDÊNCIAS DE PARENTES INERTES ATÉ ENTÃO, PARA NOS SALVAREM DO ALCOOLISMO ATROZ QUE NOS ATORMENTOU E DEIXOU MARCAS INDELÉVEIS NO CORPO E NA ALMA. MINHA OPÇÃO DE VIVER TUDO OUTRA VEZ SE PRENDE AS PESSOAS QUE DIVIDIRAM A VIDA COMIGO, E MARCARAM DE FORMA INDELÉVEL OS MEUS DIAS. A MAIORIA DOS MEUS MOMENTOS FOI DE ANGÚSTIA TERRÍVEL, AMENIZADOS PELA PRESENÇA HUMANA DE MEUS CONTEMPORÂNEOS, MESMO OS MAIS CRUÉIS, QUE SIMBOLIZARAM A AÇÃO DIVINA EM NOSSAS VIDAS. A VIDA TEM QUE SER FEITA DE MOMENTOS BONS, MAS É MUITO DIFÍCIL, E MESMO ASSIM DEVERIA SER SEMPRE RODEADA DE RISOS, FARTURA E ALEGRIAS! SEM ANGÚSTIAS, SEM MÁGOAS, SEM ARREPENDIMENTOS, SEM NADA DE RUIM. MAS ISSO É UTÓPICO, E A NOSSA VIDA REAL AS VEZES É CRUEL. QUE BOM SERIA VIVER SONHANDO COM AS ALEGRIAS DE VIVER FELIZ. INFELIZMENTE NÃO É ASSIM QUE ACONTECE. A VIDA CONTINUA.... O SONHO SÓ DEIXA DE SER SONHO, QUANDO A GENTE CONSEGUE REALIZÁ-LO TODOS OS DIAS. SER FELIZ É UMA COISA QUE TENTO FAZER TODOS OS MOMENTOS, MAS É BEM DIFICULTOSO, E A GENTE SÓ DESCOBRE TENTANDO MAIS UMA VEZ. JAMAIS PODEREI ESQUECER MEUS VERDADEIROS AMIGOS E COLEGAS DE PROFISSÃO NO RÁDIO, NA TELEVISÃO E NOS JORNAIS. SÃO A FAMÍLIA QUE ESCOLHI PARA DIVIDIR A VIDA COMIGO, APESAR DAS DIFERENÇAS IDEOLÓGICAS, STATUS SOCIAL E FORMAÇÃO MORAL E RELIGIOSA. PROCURAREI LEMBRAR DE TODOS OS NOMES E SUAS FUNÇÕES NESTE RELATO VERDADEIRO E ÚNICO. DESEJO DESTACAR QUE A SAUDADE AS VEZES ME INVADE, E DE UMA MANEIRA SUAVE E DELICIOSA ME REMONTA A INSTANTES INESQUECÍVEIS. EM 1.957, EU GANHAVA UMA NOTA PRETA NA RÁDIO BANDEIRANTES E NAS FOLGAS IA COM AMIGOS-IRMÃOS: LUIZ CARLOS, ANTÔNIO JOSÉ “TONINHO” E O BRASIL, ALÉM DOS COLEGAS DE ESCOLA E ALGUNS DA RÁDIO BANDEIRANTES AO RESTAURANTE "O GAROTO" NA AVENIDA CELSO GARCIA. LÁ A GENTE FALAVA DE SONHOS, DE FUTEBOL E DE MULHERES. DEPOIS CURTIA UMA" BHAMA EXTRA, GUARANA ANTÁRTICA OU SEVEN-UP". MEUS IRMÃOS FICARAM TÃO ENTUSIÁSMADOS QUE VOLTARAM À ESCOLA. EM 1.964, POR NÃO SER ADÉPITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS MANDEI VIR DA ITÁLIA UMA APARELHAGEM EM AÇO INÓX PARA FABRICAR EM CASA A MINHA PRÓPRIA CERVEJA SEM ALCOOL. FOI A PRIMEIRA DESSE TIPO NO BRASIL. EU É QUEM DEU A IDÉIA PRÔS CARAS DA INDÚSTRIA. E COLOU! LEMBRO-ME CLARAMENTE QUE NO PRIMEIRO DIA ÚTIL APÓS OS DIAS 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL DE 1.964, EU E OUTROS TRÊS LOCUTORES, SOB O COMANDO DO JORNALISTA CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES, APRESENTAMOS O GRANDE JORNAL FALADO TUPI AM 1.040 SOB A AMEAÇA DE PISTOLAS E METRALHADORAS DE OFICIAIS E SOLDADOS DO SEGUNDO EXÉRCITO BRASILEIRO. ESTAVA EM ANDAMENTO DO GOLPE MILITAR QUE DESTITUIU DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA JOÃO BELCHIOR MARQUES GOULART. SE HOUVE CENSURA FOI REALIZADA NA REDAÇÃO DOS DIÁRIOS & EMISSORAS ASSOCIADOS ONDE ESTAVAM OS REDATORES, REPÓRTERES E DIRETORES, INCLUSIVE OS EDITORES DE POLÍTICA. UMA ÚNICA VEZ SOFRI CENSURA DIRETA E DECLARADA DA DIREÇÃO DA EMISSORA DURANTE ESTES (54 ANOS) CINQÜENTA E QUATRO ANOS POR TRÁS DE UMA MÁQUINA DE ESCREVER, ME FRAGILIZOU MUITO POR ME SENTIR IMPOTENTE PARA ME DEFENDER DA ABSURDA SITUAÇÃO. UMA DOR, E A PRIMEIRA QUE AINDA ME ATORMENTA DESDE ENTÃO. NO TEMPO EM QUE FUI LOCUTOR-NOTICIARISTA E REDATOR NA TUPI AM 1,150, NA AVENIDA PAULISTA SOFRI PRESSÃO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA PARA EVITAR CERTOS ASSUNTOS NOTICIOSOS PARA PRESERVAR O LADO COMERCIAL. COM CERTEZA O QUE O RUBENS PALMEIRA LIMA FAZIA ERA DE INTEIRO DESCONHECIMENTO DO DOUTOR PAULO MASCI DE ABREU, DO FELIPE LEIDER E DOS DEMAIS APRESENTADORES QUE TAMBÉM DESCONHECIAM A MINHA SITUAÇÃO DE TORTURADO MORALMENTE E OPRIMIDO COM AMEAÇAS DE DESLIGAMENTO DA REDE. TUDO TERMINOU SEIS MESES DEPOIS DE INICIADO, JÁ QUE FUI TRANSFERIDO PARA A RÁDIO IGUATEMI AM 1.520, EM MOGI DAS CRUZES. O DIRETOR RUBENS PALMEIRA LIMA, UM INDIVÍDUO DISSIMULADO HAVIA ME ADVERTITIU QUE SE SUAS ORDENS NÃO FOSSEM CUMPRIDAS OU SE EU VIESSE FALAR COM OUTRAS PESSOAS SOBRE O ASSUNTO SERIA DEMITIDO SUMARIAMENTE, ACABOU SENDO DEMITIDO UNS MESES DEPOIS DE MINHA SAÍDA, SEM PODER CONTINUAR COM SUA CENSURA DESCABIDA E ABSURDA. OUTRA PRESSÃO ABSURDA QUE SOFRI FOI-ME IMPOSTA PELO DÉSPOTA E SOCIOPATA AFANÁSIO JAZADGE QUE CRIOU UM FATO NOVO VISANDO AUFERIR MAIS VOTOS PARA SE REELEGER DEPUTADO ESTADUAL. NA DÉCADA DE OITENTA A RÉCEM CRIADA REDE TUPI/DIFUSORA DO BRASIL LTDA, NOS PÁGAVA UMA VERDADEIRA MISÉRIA SALARIAL. EM CONTRAPARTIDA HAVIA GENTE DECIDIDA A MINORAR NOSSAS NECESSIDADES, NOS DANDO OPORTUNIDADES DE TRABALHO EXTRA BEM REMUNRADO. O RADIALISTA, ASTRÓLOG E JORNALISTA CÍCERO AUGUSTO HOLDERBAUN, QUE APRESENTAVA O PROGRAMA ALTO ASTRAL E ME ENCARREGOU DE REDIGIR TEXTOS NOTICIOSOS BASEADOS NOS JORNAIS DIÁRIOS. COM CERTEZA NÃO ERA UM TRABALHO FACIL, POIS TINHA DE RESUMIR AS LAUDAS PARA UM FORMATO RADIOFÔNICO COMPREENSÍVEL, ALÉM DE REDIGIR AS NOTÍCIAS DO INFORMATIVO “O MUNDO PELA TUPI” PATROCINADO PELA VARIG E DEPOIS PELA GENERAL MOTORS DO BRASIL. E ALÉM DISSO TERIA DE PREPARAR UMA CÔNICA OPINATIVA DE CUNHO CRÍTICO ÀS SITUAÇÕES POLÍTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA O PROGRAMA DO MARNE BARCELOS. O CACHÊT DO CÍCERO AUGUSTO HOLDERBAUN SEMPRE FOI QUATRO VEZES MAIOR QUE O SALÁRIO MENSAL DA EMPRESA DA AVENIDA NADIR DIAS DO NASCIMENTO, 1327 NA VILA GUILHERME, ONDE REDIGIA E LIA OS NOTICIOSOS DE HORA EM HORA E O JORNAL FALADO “MATUTINO” TUPI. DESEJO TAMBÉM, AGRADECER AO ANTÔNIO VIVIANI, COM QUEM DIVIDI MOMENTOS MARAVILHOSOS DA VIDA PROFISSIONAL AO APRESENTARMOS O “GRANDE JORNAL FALADO TUPI AM 1.040” IDEALIZADO POR ASSIS CHATEAUBRIANT BANDEIRA DE MELLO NA VERSÃO ORIGINAL COM UM JORNALISMO ESCORREITO E ATUALIZADO. NESTE DIA 15/02/2. 011/TERÇA-FEIRA O VIVIANI ESCREVEU PELO FACEBOOK A SEGUINTE MENSAGEM: “CARO GÉSNER, SAUDADE E AO MESMO TEMPO MEU AGRADECIMENTO PELAS CARONAS DO SUMARÉ ATÉ A PRAÇA DA SÉ QUANDO TERMINÁVAMOS A APRESENTAÇÃO DO GRANDE JORNAL FALADO TUPI. ERA MARÇO DE 1978 E EU ACABAVA DE CHAGAR EM SÃO PAULO. BONS TEMPOS! FORTE ABRAÇO, MEU AMIGO.” VOLTANDO PARA A ÉPOCA DA TUPI/DIFUSORA DO BRASIL, LEMBRO-ME QUE FUI ÂNCORA DOS DEBATES EM DOIS PROGRAMAS, UM SEMANAL AOS SÁBADOS COM POLÍTICOS DE DESTAQUE NACIONAL E O OUTRO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA COM O DEPUTADO CAPITÃO PM ROBERVAL CONTE LOPES LIMA, ATUANDO SIMULTANEAMENTE NAS EMISSORAS TUPI AM 1.150 E ATUAL AM 1.330. SEM DÚVIDA ALGUMA FOI UMA ÉPOCA ÍMPAR COM CONFORTO E SEGURANÇA PARA MINHA AMADA FAMÍLIA. ACABEI CONTRATADO PELO CAPITÃO CONTE LOPES COMO MEMBRO DE SEU ESTAFE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, COM TODOS OS BENEFÍCIOS DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL. NO FINAL DOS ANOS NOVENTA FUI BENEFICIADO PELO APOIO ROBUSTO E ALTAMENTE VANTAJOSO OFERECIDO PELO DIRETOR E APRESENTADOR DA RÁDIO NATIVA 95.3 FM O SENHOR RONY MAGRINI, QUE VALORIZOU ENORMENTE MINHA ATIVIDADE PROFISSIONAL. DEPOIS DISSO MEU EGO FOI ACARICIADO PELA AÇÃO DO DIRETOR COMERCIAL DA “RÁDIO MELODIA FM97. 3” TICO JOÃO LOPES QUE ME CONTRATOU COM EXCLUSIVIDADE PARA APRESENTAR TESTEMUNHAIS NO PERÍODO DIURNO. A MINHA VALORIZAÇÃO CRESCEU MUITÍSSIMO, JÁ QUE O TICO NÃO ME CONHECIA PESSOALMENTE E SÓ TINHA ACOMPANHADO MEU TRABALHO PELAS RÁDIOS POR ONDE PASSEI. E FOI NA DÉCADA DE NOVENTA QUE GANHEI UM “SLOGAN” ABENÇOADO QUE EQUIVALE A UMA MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO. O RADIALISTA PAULO BARBOSA DEU-ME O PRÉ-NOME DE “A VOZ DA NOTÍCIA”, QUE TODOS PASSARAM A USAR ATÉ OS DIAS DE HOJE. NOS ANOS DOIS MIL O SENHOR FELIPE LIEDER, DIRETOR COMERCIAL DA TUPI AM 1.150, ME SALVOU DE UMA DESONROSA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA, INTEIRAMENTE FALSA E CAUSADA POR UM DESENTENDIMENTO, NO QUAL NÃO ME ENVOLVI, ENTRE COLEGAS E UM PARENTE MEU EM PRIMEIRO GRAU. UM DOS MOMENTOS MAIS HILARIANTES QUE PASSEI NESTA VIDA FOI QUANDO O MAESTRO ARRANJADOR SILVIO MAZZUCA PREPARAVA UMA PARTITURA PARA OS ENSAIOS DAS MÚSICAS A SEREM INTERPRETADAS, INCLUSIVE POR PAUL ANKA ESPECIALMENTE CONVIDADO, E DA ABERTURA MUSICAL DO PROGRAMA DE PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE “OS BROTOS COMANDAM”. ERA UM PROGRAMA DIÁRIO PRODUZIDO, CRIADO E APRESENTADO PELO JOVEM SÉRGIO GALVÃO NA RÁDIO BANDEIRANTES AM. O ESTUDO DO MAESTRO SE ESTENDEU DESDE A TARDE DE UMA SEXTA-FEIRA ATÉ O INÍCIO DA MADRUGADA DE SÁBADO DO MÊS DE SETEMBRO DE 1.957. POR VOLTA DAS DUAS HORAS DA MADRUGADA, O OPERADOR DE SOM DA MESA NO AR ME CONFIDENCIOU QUE HAVIA SIDO INAUGURADO UM NOVO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO INTERNA, ENTRE A TÉCNICA CENTRAL E AS OUTRAS SALAS TÉCNICAS OPERACIONAIS. EU, ENTÃO UM JOVEM DE DEZESSETE ANOS E ESTUDANTE CURIOSO E NOVATO NAQUELE AMBIENTE QUIS TER UMA IDÉIA DE COMO FUNCIONAVA O SISTEMA, ATÉ ALI, INOVADOR E ÚNICO PARA MIM. FUI FALANDO FRASES SEM SENTIDO E INVENTANDO NOMES, QUE NATURALMENTE NÃO ERAM RESPONDIDAS. SÓ QUE EM DADO MOMENTO EU APERTEI A TECLA DE COMUNICAÇÃO COM O PALCO E TÉCNICA DO QUINTO ANDAR, ONDE ACREDITAVA NÃO HAVER QUALQUER PESSOA. “O MEU AMIGO DA ESCURIDÃO DA MADRUGADA,... ALO QUEM ESTÁ AÍ?... RESPONDA MEU CONTATO DE VOZ COM URGÊNCIA,” IMEDIATAMENTE UMA VOZ TRÊMULA FOI DIZENDO QUE ERA O MAESTRO E ME PERGUNTANDO QUEM DESEJAVA SABER. AINDA COM O ESPÍRITO DE BRINCADEIRA E SURPRESO POR TER ENCONTRADO ALGUÉM, RESPONDI QUE ERA O “GUARDIÃO DA NOITE” E QUE ESTAVA SUBSTITUINDO O GUARDA NOTURNO, QUE HAVIA FALECIDO A MENOS DE UMA SEMANA. O MAESTRO SILVIO MAZZUCA, TINHA ENORME MEDO DE FANTASMAS E NÃO CONHECIA O NOVO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO INTERNA, POIS PARA ME RESPONDER BASTAVA FALAR UM POUCO MAIS ALTO DE ONDE ESTIVESSE NO PALCO OU DA TÉCNICA DA RÁDIO BANDEIRANTES NO QUINTO ANDAR. CLARO QUE O AUDITÓRIO ESTAVA AS ESCURAS E SÓ HAVIA UMA PEQUENA LÂMPADA ACESA SOBRE O PIANO DE CALDA. O FATO É QUE O MAESTRO SAIU EM DISPARADA PELA ESCADA E INVADIU A TÉCNICA CENTRAL PÁLIDO COMO CERA DE VELA. SEUS DEDOS TREMIAM, SUA VOZ EMBARGADA DIZIA COISAS DESCONEXAS E ESTAVA A BEIRA DE DESMAIAR. O WANDERLEY OPERADOR DA NOITE E OS TÉCNICOS DA “TELESP” QUE PREPARAVAM E TESTAVAM AS LINHAS DE EXTERNA, INCLUSIVE PARA O SHOW DE ANIVERSÁRIO DOS “BROTOS COMANDAM NO CINE UNIVERSO” NA AVENIDA CELSO GARCIA, PERCEBERAM O OCORRIDO E INICIARAM UMA SONORA GARGALHADA, POIS ESTAVAM ACOMPANHANDO MINHAS FALAS DE BRINCADEIRA. O MAESTRO SILVIO MAZZUCA, FOI SE ACALMANDO, COM UM COPO D’ÁGUA SEGURO PELAS DUAS MÃOS PARA QUE O LÍQUIDO NÃO SE ESPARRAMASSE. E DEPOIS FOI SE VIRANDO LENTAMENTE PARA MIM E DISSE: “MEU JOVEM RAPAZ, ISSO NÃO SE FAZ!” E SEM TOMAR FÔLEGO EMENDOU: “ISSO É COISA DE FILHO DA P... VOCÊ QUASE ME MATOU DO CORAÇÃO. AINDA BEM QUE JÁ TERMINEI O MEU ESTUDO E COMPLETEI OS ARRANJOS.” DURANTE UM CAFÉ, NO BAR DO ALZIRO, O MAESTRO ME PERDOOU E ACABAMOS BONS AMIGOS, POIS A GENTE MAU SE FALAVA NOS CORREDORES DA EMISSORA. DESEJO AGRADECER AO MEU PADRINHO NA PROFISSÃO, O RADIALISTA RUBENS MORAES SARMENTO; AO DIRETOR-RADIALISTA HENRIQUE LOBO; AO DIRETOR GERENTE COMERCIAL DA VARIG TRANSPORTES AÉREOS HERICK DE CARVALHO; AO EXCELENTE LOCUTOR/DIRETOR KALIL FILHO DA RÁDIO TUPI AM 1.040; AO JORNALISTA CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES; AO JURADO E REPÓRTER ARLEY PEREIRA, UM GRANDE COMPANHEIRO DE ANTIGAS LUTAS PELO COTIDIANO. FUI DIVERSAS VEZES LEVÁ-LO EM CASA NO BAIRRO DO JARDIM DA LUZ. ELE MORAVA COM A MÃE NUMA RESIDÊNCIA COM PÉ DIREITO COM MAIS DE CINCO METROS DE ALTURA, COM PAREDES DE MAIS DE CINQÜENTA CENTÍMETROS DE LARGURA. UM PRÉDIO DOS FINAIS DE 1.890. O ARLEY PEREIRA NUNCA SAIA DE CASA SEM PALETÓ E GRAVATA; AO DIRETOR DE TV TITO DE MÍGLIO; AOS RÁDIOS DIFUSORES JOÃO JORGE SAAD, FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIANT BANDEIRA DE MELLO, E PAULO MASCI DE ABREU; AO DR. HUMBERTO BURY; AO SR. JOSÉ CÂNDIDO SOBRINHO; AO DIRETOR DE TV WILTON TUPINAMBÁ FRANCO; AOS RADIALISTAS LENINE MATHEUS DE BARROS, RAUL GIL- CANTOR/IMITADOR E ANIMADOR; JOSÉ VASCONCELOS- COMEDIANTE; CARLOS FRANCO-“PRODUTOR”; CRISTÓVÃO “BARROS DE ALENCAR”- LOCUTOR/APRESENTADOR E CANTOR; SERAFIM COSTA ALMEIDA – LOCUTOR- APRESENTADOR E COMPOSITOR; RENATO MACEDO-“DIRETOR DA RÁDIO CULTURA”; FAUSTO MACEDO- ATOR; ARNALDO GAETE-DIRETOR TÉCNICO GERAL; ORLANDO CRISCUOLLO- JORNALISTA EDITOR DE POLÍCIA; DENNER- ESTILISTA E COMENTARISTA DE TV; SILVIO MAZZUCA- MAESTRO-ARRANJADOR; CLODOVIL HERNANDES- ESTILISTA- COMENTARISTA E POLÍTICO; NICOLAW CHAUÍ- JORNALISTA EDITOR DE POLÍTICA E CULTURA; ARACI DE ALMEIDA- CANTORA; CAUBY PEIXOTO- CANTOR; MAESTROS- ARRANJADORES E ORQUESTRADORES: NA TV TUPI, ERAM O <BERNARDO FEDEROVSKY, O REGENTES, LUIS DE ARRUDA PAES, CIRO PEREIRA, E O LENDARIO ENRICO SIMONETTI>, ESTAVAM TAMBÉM SE ALTERNANDO NA TV RECORD; CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES- JORNALISTA/DIRETOR/PRODUTOR; WALTINHO DE OLIVEIRA- SONOPLASTA RESPONSÁVEL PELOS ARQUIVOS SONOROS DO JORNALISMO TUPI; MÁGNO SALERMO- TÉCNICO ESPECIALIZADO EM GRAVAÇÕES E SONORIZAÇÕES DA TV; PAULO FERNANDES-“CARUARU - POLIGLOTA” OPERADOR DE ÁUDIO; JOÃO CORREIA FERREIRA- OPERADOR DO CONTROLE GERAL; MÁRIO GARCIA, E FERNANDO SOLERA LOCUTORES ESPORTIVOS; MOACYR BOMBICK, OPERADOR DE EXTERNA E MOTORISTA; CARLOS D’ADIO NETO- CARLINHOS NETO- ANIMADOR; SERAFIM COSTA ALMEIDA-“SONOPLÁSTA-APRESENTADOR-COMPOSITOR; SÍLVIO BRITO E RONY VON-CANTORES E APRESENTADORES DA EXTINTA TV TUPI SP; JACINTO FIGUEIRA JÚNIOR-APRESENTADOR DE RÁDIO E TV; ANTÔNIO LOPES- “TONINHO LOPES- PRODUTOR DO HOMEM DO SAPATO BRANCO”; SÔNIA E GERALDO BLOTA- ANIMADORES; RANDAL JULIANO- LOCUTOR; JACK VIEIRA-LOCUTOR/ANIMADOR; ZÉ BÉTIO E ARLINDO BETIO- PRODUTORES E ANIMADORES SERTANEJOS; PAULITO MACHADO DE CARVALHO- DIRETOR ADMINISTRATIVO RÁDIO RECORD SP; DÁRCIO ARRUDA-LOCUTOR/FM; DÁRCIO CAMPOS-LOCUTOR/APRESENTADOR/DIRETOR ARTÍSTICO REDE RECORD; REINALDO REIGOTTA; RICARDO ALVES - PUBLICITÁRIO; ROBERTO DIAS, FERNANDO PAEZ DE BARROS-DIRETOR COMERCIAL; NERINO SILVA- CANTOR NORDESTINO; NERINO PASCHOAL- LOCUTOR-NOTICIARISTA; KELLY E RONALDO TEDESCO- AMBOS NA DIREÇÃO ARTÍSTICA E ADMINISTRATIVA DA RÁDIO MELODIA FM/97.3 DA REDE “CBS” FIZERAM A DIFERENÇA EM MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL; RAQUEL FARIA- SECRETÁRIA SÊNIOR E ASSISTENTE ADMINISTRATIVA; SÉRGIO “BRANDÃO” GALVÃO- LOCUTOR/APRESENTADOR/ENTREVISTADOR E DUBLADOR; JOÃO ANTÔNIO ROIN-DIRETOR TÉCNICO; JARBAS DUARTE- LOCUTOR; ANDRÉ VERRONE-REPÓRTER/REDATOR; DUARTE MOREIRA, LOCUTOR E REPÓRTER; MÁRIO FERREIRA JÚNIOR, LIBANORI SOBRINHO, CILLES BOLDEZAN, JOSÉ LIBÓRIO, RENATO GALON, CÍCERO NUNES DE SOUZA, JURANDIR FERREIRA, GIL GOMES, NARRADOR DE DRAMAS REAIS; MARCOS ABRANTES FONSECA- REPÓRTER E REDATOR DO GIL GOMES NA RÁDIO RECORD; WILSON KISS, RONALDO PANTERA LOPES- REPÓRTER E REDATOR; GERALDO NUNES- JORNALISTA & RADIALISTA; RENATO LOMBARDI- REPÓRTER/REDATOR DO ESTADÃO; JOSÉ GIL AVILÉ-O BAIJA FLOR= REPÓRTER TRAGICÔMICO; SARGENTO RANULFO- POLICIAL MILITAR E REPÓRTER RODOVIÁRIO; VALTER MODA-COMUNICADOR-PUBLICITÁRIO E OPERADOR DE SOM; JOSÉ ANTÔNIO SCESQUIND-LOCUTOR E REDATOR; ANTÔNIO PIMENTEL DE CARVALHO-NOTICIARISTA; JORGE HELLAW, RENATO PENNA FIRME AGUIAR, ROBERTO LOZAN, SANDRA KASADEY, ENZO DE ALMEIDA PASSOS-APRESENTADOR, SAMIR RAZUK- NA REDE BANDEIRANTES DIRETOR COMERCIAL; ATORES> LIMA DUARTE, JHONY HERBERT, CARLOS ZARATINI”CARLOS ZARA”; WALTER FORSTER, VIDA ALVES, MARIA VIDAL, HEBE CAMARGO, WANDA VALULES, NAIR BELLO<, DR. JOSÉ RIBEIRO FILHO-LOCUTOR/ATOR; DR. MAURO GONÇALVES-ADMINISTRAÇÃO; JANETTE CLAIR-ESCRITORA; RENATO CONSORTE-ATOR; TALMA DE OLIVEIRA-ESCRITOR DE TV E PRODUTOR DE DRAMATURGIA; PAULO BARBOSA-LOCUTOR COMUNICADOR; DALTON “FIGUEIREDO JÚNIOR”-REPORTER-COMUNICADOR E PUBLICITÁRIO; RUBENS COUTRIN-LOCUTOR-NOTICIARISTA; CARMEM DE GRAMOUNT-REPÓRTER/REDATORA E EDITORA; ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS-“LEON SANTOS”-LOCUTOR/REDATOR; OLIVEIRA NETTO-LOCUTOR/IMITADOR; RAMOS CALHEIRA, LUIZ JATOBÁ-LOCUTOR/NARRADOR; CARLOS KAKÁ SIQUEIRA-APRESENTADOR-PUBLICITÁRIO; FABINHO ALMEIDA-CRÍTICO-COMENTARISTA; MÁRIO PEREZ- NARRADOR ESPORTIVO; HÉLIO DE AGUIAR-APRESENTADOR; DALMÁCIO JORDÃO- LOCUTOR QUE, COM MUITA HONRA, SUBSTITUÍ NA APRESENTAÇÃO DO REPÓRTER ESSO; JÚLIO DEL BOSQUE-NARRADOR ESPORTIVO; OTÁVIO PIMENTEL-LOCUTOR-REPÓRTER ESPORTIVO E APRESENTADOR SERTANEJO; OLAVO MARQUES- PROFESSOR- LOCUTOR E REDATOR; LUIZ GÓES- COMENTARISTA ESPORTIVO; ANTÔNIO MIGUEL - LOCUTOR/REDATOR; SAMUEL LOPES- LOCUTOR; SAMUEL GONÇALVES- APRESENTADOR; FÁBIO TERUEL, ELEONORA PASCHOAL, JOSÉ D’ALÓIA, MANOEL DE MELLO, MAURO FÁCCIO GONÇALVES - ATOR CÔMICO; FLÁVIO CAVALCANTE - APRESENTADOR; EDUARDO SYDNEY WHITHURSTI-PRODUTOR, MOACYR FRANCO-CANTOR/COMPOSITOR E ATOR; PAULO SÉRGIO - CANTOR; EMÍDIO DA PAZ LIBÓRIO; DIRETOR TÉCNICO; CARLOS SPERA E “JOSÉ CARLOS DE MORAES-TICO-TICO” DUPLA DE REPÓRTERES ESPECIAIS; MURILO ANTUNES ALVES-NARRADOR E COMENTARISTA; MATHEUS DE CARVALHO, ARNALDO GAETE-DIRETOR TÉCNICO GERAL; PEDRO LUIZ PAULIELO- NARRADOR ESPORTIVO; ANTÔNIO CARLOS D’ILALLO- LOCUTOR; BARROSO FILHO- LOCUTOR- NOTICIARISTA; LUIZ NORIEGA- NARRADOR; MAURÍCIO LENINE PIRES, CARLOS E ONOFRE FAVOTTO- IRMÃOS SONOPLASTAS; LEONARDO PINHEIRO, JOÃO CORREIA FERREIRA, CÍCERO NUNES DE SOUZA, SÉRGIO BORSOI, MIGUEL BARTOQUE, ONOFRE MIRANDA, HONORÊ RODRIGUES-“DE BALZAQUE”; ALBERTO BERTOZZI- COMUNICADOR E COORDENADOR MUSICAL; PEDRO DE ALCÂNTARA; HÉLIO CLAUDINO-NARRADOR; HÉLIO RIBEIRO-“DOUTOR JOSÉ MAGNOLI”- UM GÊNIO DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL; EDSON GUERRA-“EDSON SOUBYA”; FRANCISCO PALMEIRA, ACÁCIO SOARES JÚNIOR-PROGRAMADOR & DIVULGADOR; LUIZ FERNANDO MAGLIORCA- DIRETOR; EFIGÊNIO FRANCISCO JÚNIOR- CONTATO COMERCIAL; ALTAIR LIMA, JOSÉ CLÁUDIO GALÍZIA, SILVIO GARCIA, AOS RADIALISTAS LENINE MATHEUS DE BARROS, RAUL GIL- CANTOR/IMITADOR E ANIMADOR; JOSÉ VASCONCELOS- COMEDIANTE; CARLOS FRANCO-PRODUTOR; CRISTÓVÃO “BARROS DE ALENCAR”- LOCUTOR-APRESENTADOR IRREVERENTE E CANTOR; SERAFIM COSTA ALMEIDA–PRODUTOR-LOCUTOR E APRESENTADOR- COMPOSITOR; RENATO MACEDO- DIRETOR DA RÁDIO CULTURA; FAUSTO MACEDO- ATOR; ARNALDO GAETE-DIRETOR TÉCNICO GERAL; ORLANDO CRISCUOLLO- JORNALISTA EDITOR DE POLÍCIA; NICOLAW CHAUÍ- JORNALISTA EDITOR DE POLÍTICA E CULTURA; CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES-JORNALISTA/DIRETOR/PRODUTOR; WALTINHO DE OLIVEIRA-SONOPLASTA; MÁGNO SALERMO-OPERADOR DE ÁUDIO; PAULO FERNANDES- CARUARU/POLIGLOTA; MÁRIO GARCIA, FERNANDO SOLERA, MOACYR BOMBICK, CARLOS D’ADIO NETO-“CARLINHOS NETO”; SERAFIM COSTA ALMEIDA- SONOPLÁSTA-APRESENTADOR E COMPOSITOR; SÍLVIO BRITO E RONY VON- CANTORES E APRESENTADORES DA EXTINTA TV TUPI SP; JACINTO FIGUEIRA JÚNIOR- APRESENTADOR DE RÁDIO E TV; ANTÔNIO LOPES-“TONINHO LOPES”- PRODUTOR DO HOMEM DO SAPATO BRANCO; SÔNIA E GERALDO BLOTA- ANIMADORES; RANDAL JULIANO- LOCUTOR; ANDRÉ VERRONE- REPÓRTER E REDATOR; GUSTAVO LOPES-REPÓRTER E REDATOR; KAKÁ SIQUEIRA-LOCUTOR-ANIMADOR & EMPRESÁRIO; JACK VIEIRA-LOCUTOR E ANIMADOR; ZÉ BÉTIO E ARLINDO BETIO- PRODUTORES E ANIMADORES SERTANEJOS; “PAULO” PAULITO MACHADO DE CARVALHO- DIRETOR ADMINISTRATIVO RÁDIO RECORD SP; DÁRCIO ARRUDA-LOCUTOR/FM; EDSON LUIZ-NARRADOR ESPORTIVO; DÁRCIO CAMPOS-LOCUTOR/APRESENTADOR/DIRETOR ARTÍSTICO REDE RECORD; REINALDO ALVES, RICARDO ALVES - PUBLICITÁRIO; ROBERTO DIAS, FERNANDO PAEZ DE BARROS-DIRETOR COMERCIAL; NERINO SILVA- CANTOR NORDESTINO; NERINO PASCHOAL- LOCUTOR-NOTICIARISTA; KELLY E RONALDO TEDESCO- UM CASAL AMIGO, QUE NA DIREÇÃO ARTÍSTICA E NA ADMINISTRAÇÃO DA RÁDIO MELODIA FM/97.3 DA REDE “CBS” FIZERAM A DIFERENÇA EM MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL; RAQUEL FARIA- SECRETÁRIA SÊNIOR E ASSISTENTE ADMINISTRATIVA; JARBAS DUARTE- LOCUTOR; SÉRGIO “BRANDÃO” GALVÃO-LOCUTOR E APRESENTADOR/ENTREVISTADOR E DUBLADOR; JOÃO ANTÔNIO ROIN-DIRETOR TÉCNICO; DUARTE MOREIRA, MÁRIO FERREIRA, LIBANORI SOBRINHO, CILLES BOLDEZAN, JOSÉ LIBÓRIO, RENATO GALON, CÍCERO NUNES DE SOUZA, JURANDIR FERREIRA, GIL GOMES, MARCOS ABRANTES FONSECA-REPÓRTER E REDATOR DO GIL GOMES NA RÁDIO RECORD; WILSON KISS, RONALDO PANTERA LOPES- REPÓRTER/REDATOR DO GIL GOMES; GERALDO NUNES-JORNALISTA & RADIALISTA; FAUSTO MACEDO- REPÓRTER/REDATOR DO ESTADÃO; RENATO LOMBARDI- REPÓRTER/ REDATOR DO ESTADÃO; JOSÉ GIL AVILÉ-O BAIJA FLOR= REPÓRTER TRAGICÔMICO; RAUL GIL- CANTOR APRESENTADOR-IMITADOR; SARGENTO RANULFO-REPÓRTER RODOVIÁRIO; VALTER MODA-COMUNICADOR; PUBLICITÁRIO E OPERADOR DE SOM; JOSÉ ANTÔNIO SCESQUIND-LOCUTOR E REDATOR; ANTÔNIO PIMENTEL DE CARVALHO-NOTICIARISTA; JORGE HELLAW, RENATO PENNA FIRME AGUIAR, ROBERTO LOZAN, SANDRA KASADEY, ENZO DE ALMEIDA PASSOS-APRESENTADOR, SAMIR RAZUK-DIRETOR COMERCIAL; ATORES> LIMA DUARTE, JHONY HERBERT; CARLOS ZARATINI “CARLOS ZARA; WALTER FORSTER; VIDA ALVES; MARIA VIDAL; HEBE CAMARGO, WANDA VALULES, NAIR BELLO<, DR. JOSÉ RIBEIRO FILHO-LOCUTOR/ATOR; DOUTOR MAURO GONÇALVES-DIRETOR DA ADMINISTRAÇÃO ASSOCIADA; JANETTE CLAIR-ESCRITORA; RENATO CONSORTE-ATOR; TALMA DE OLIVEIRA-ESCRITOR/PRODUTOR; PAULO BARBOSA-COMUNICADOR; DALTON “FIGUEIREDO JÚNIOR”-REPORTER-COMUNICADOR E PUBLICITÁRIO; RUBENS COUTRIN-LOCUTOR; CARMEM DE GRAMOUNT-REPÓRTER/REDATORA; ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS-“LEON SANTOS”- LOCUTOR/REDATOR; RAMOS CALHEIRA, LUIZ JATOBÁ-LOCUTOR-NARRADOR; CARLOS “KAKÁ SIQUEIRA-APRESENTADOR”; FABINHO ALMEIDA- COMENTARISTA; MÁRIO PEREZ- NARRADOR ESPORTIVO; HÉLIO DE AGUIAR-APRESENTADOR; DALMÁCIO JORDÃO- LOCUTOR QUE, COM MUITA HONRA, SUBSTITUÍ NA APRESENTAÇÃO DO REPÓRTER ESSO; JÚLIO DEL BOSQUE, OTÁVIO PIMENTEL, OLAVO MARQUES, ANTÔNIO MIGUEL, SAMUEL LOPES, SAMUEL GONÇALVES, FÁBIO TERUEL, ELEONORA PASCHOAL, JOSÉ D’ALÓIA, MANOEL DE MELLO, MAURO FÁCCIO GONÇALVES, FLÁVIO CAVALCANTE, EDUARDO SYDNEY WHITHURSTI, MOACYR FRANCO- COMPOSITOR/CANTOR/ATOR, CARLOS FRANCO-PRODUTOR DE TEVE; PAULO SÉRGIO- CANTOR; EMÍDIO DA PAZ LIBÓRIO, CARLOS SPERA E JOSÉ CARLOS DE MORAES-(O TICO-TICO); MURILO ANTUNES ALVES-EDITOR DE POLÍTICA; MATHEUS DE CARVALHO, ARNALDO GAETA-DIRETOR TÉCNICO GERAL DE RÁDIOS; LUIZ GÓES-NARRADOR E COMENTARISTA ESPORTIVO; ARLINDO FARIA-MOTORISTA-OPERADOR DE EXTERNA; PEDRO LUIZ PAULIELO, ANTÔNIO CARLOS D’ILALLO, BARROSO FILHO; LUIZ NORIEGA - NARRADOR ESPORTIVO; MAURÍCIO LENINE PIRES-SONOPLÁSTA; CARLOS E ONOFRE FAVOTTO-“IRMÃOS SONOPLASTAS”; LEONARDO PINHEIRO-OPERADOR DE SOM; ROMANO NETO- PROFESSOR CATEDRÁTICO E JORNALISTA ESPORTIVO; DIRCEU CABRAL- LOCUTOR ESPORTIVO; CÍCERO NUNES DE SOUZA-TÉCNICO SONOPLASTA; SÉRGIO BORSOI-MANUTENÇÃO TÉCNICA; MIGUEL BARTOQUE-OPERADOR DE SOM; ONOFRE MIRANDA-REDATOR ESPORTIVO; HONORÊ RODRIGUES-“DE BALZAQUE”-LOCUTOR NOTICIARISTA; ALBERTO BERTOZZI- APRESENTADOR- LOCUTOR/ DIRETOR ARTÍSTICO; PEDRO DE ALCÂNTARA-APRESENTADOR; HÉLIO CLAUDINO-NARRADOR ESPORTIVO; HÉLIO RIBEIRO-“DOUTOR JOSÉ MAGNOLI”-LOCUTOR/ PRODUTOR/ APRESENTADOR/ E ESCRITOR; GUALBERTO CURADO-DISCOTECÁRIO-PRODUTOR-LOCUTOR E DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO; EDSON GUERRA-“EDSON SOUBYA”- LOCUTOR/DIRETOR ARTÍSTICO; FRANCISCO PALMEIRA-LOCUTOR; ACÁCIO SOARES JÚNIOR-PROGRAMADOR & DIVULGADOR; LUIZ FERNANDO MAGLIORCA-“DIRETOR ARTÍSTICO”; EFIGÊNIO FRANCISCO JÚNIOR- CONTATO COMERCIAL; ALTAIR LIMA-SONOPLASTA; JOSÉ CLÁUDIO GALÍZIA-PROGRAMADOR E DIRETOR ARTÍSTICO; SILVIO GARCIA - DIRETOR COMERCIAL; E DESEJO AGRADECER DO FUNDO DO CORAÇÃO AO EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR FÁBIO ROCHA DO AMARAL, RESPONSÁVEL POR EU TER ADQUIRIDO UM COMPUTADOR DE PRIMEIRA GERAÇÃO. NÃO FOSSE A DOAÇÃO DESTE SENHOR QUE RECONHECEU MEU EMPENHO DE TRABALHO HOJE EU NÃO ESTARIA REGISTRANDO OS MEUS “RETALHOS D’ALMA & ESTOU EM CHAMAS”..DESEJO AGRADECER AOS MEUS PROFESSORES E PROFESSORAS QUE NÃO DESISTIRAM DE MIM E SE EMPENHARAM EM ME OFERECER UM CAMINHO SUAVE PARA O APRENDIZADO QUE POSSIBILITOU TER SIDO UM SER HUMANO MELHOR QUE DEVERIA TER PODIDO SER: A PROFESSORA DONA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS QUE ME ENSINOU AS PRIMEIRAS PALAVRAS E QUE TENHO UM ESPÍRITO SANTO DE DEUS EM MIM; A PROFESSORA DONA LAURA GOMES QUE ME ENSINOU AS PRIMEIRAS LETRAS; AO PROFESSOR-BACHAREL EM DIREITO HOMERO PULLS QUE ME ENSINOU A RESPEITAR E CUMPRIR MINHA PALAVRA; AO PROFESSOR/DEPUTADO JOSÉ STORÓPOLIS QUE ME INDICOU O CAMINHO A SEGUIR NESTE IDEAL PROFISSIONAL; AO JORNALISTA-DIRETOR ALEXANDRE KADUNKE QUE ME INDICOU A VERDADE COMO META DE TRABALHO E, AO PROFESSOR DOUTOR FRANCISCO SILVEIRA BUENO– “FRANCISCO DA SILVEIRA BUENO”- ATIBAIA, 1898 — SÃO PAULO, 2 DE AGOSTO DE 1989- FOI UM CRONISTA, POETA, JORNALISTA, LEXICÓGRAFO, FILÓLOGO, ENSAISTA E TRADUTOR BRASILEIRO). INICIOU NA CARREIRA ECLESIÁSTICA ESTUDANDO FILOSOFIA, TEOLOGIA, DIREITO CANÔNICO, EXEGESE EM BÍBLICA E LÍNGUAS, ESPECIALIZANDO-SE EM LINGUÍSTICA E PESQUISA FILOLÓGICAS, E DA QUAL DESISTIU PARA DEDICAR-SE AO MAGISTÉRIO, LECIONANDO HISTÓRIA, PORTUGUÊS, LATIM, CALIFASIA= MANUAL DE CALIFASIA, CALIFONIA, CALIRRITMIA, E ARTE DE DIZER, EDITORA SARAIVA, DE 1966,= E LITERATURA PORTUGUESA. FOI PROFESSOR CATEDRÁTICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FOI REDATOR DE VÁRIOS JORNAIS E COLABORADOR EM QUASE TODOS OS ÓRGÃOS DA IMPRENSA DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. ATUALMENTE SEUS DICIONÁRIOS TÊM DINORAH DA SILVEIRA CAMPOS PERCORARO, DOUTORA EM FILOLOGIA PORTUGUESA DA USP, COMO RESPONSÁVEL PELA REVISÃO E AMPLIAÇÃO. EM SUA PRIMEIRA FASE COMO ESCRITOR SILVEIRA BUENO, ASSINAVA COM O PSEUDÔNIMO DE FREI FRANCISCO DA SIMPLICIDADE. NO ENTANTO, É A ESTAÇÃO EM QUE CRESCEM OS MELHORES FRUTOS E, AS FLORES NOS OFERECEM SUAS MELHORES E MAIORES SEMENTES. COMO EM TODOS ESTES ÚLTIMOS ANOS EM QUE, MINHA LEMBRANÇA ALCANÇA, OS DIAS DE VERÃO NUNCA FORAM TÃO CHUVOSOS E, QUENTES, MUDANDO REPENTINAMENTE DE ENSOLARADO PARA CARRANCUDO E, SUJEITO A TEMPESTADES E TORMENTAS SURPREENDENTES.

AGORA NO OUTONO, O TEMPO SE MOSTRA MAIS ÚMIDO, COM MAIOR NÚMERO DE NUVENS NO HORIZONTE CINZENTO, ESCONDENDO PARCIALMENTE O AZUL CELESTE, COM MENOR POSSIBILIDADE DE CHUVAS ASSUSTADORAS SOBRE NOSSAS VIDAS EFÊMERAS. O VERDE DAS ÁRVORES FLORIDAS MISTURA-SE COM O COLORIDO DAS PEQUENAS AVES QUE, EMBALAM NOSSAS MANHÃS E, TARDES COM CANTOS TERRITORIAIS E CHAMADOS AOS FILHOTES ALONGADOS PELA VIZINHANÇA AO REDOR. POR AQUI, AS ANDORINHAS COM PENAS ESCURAS NO DORSO E, PEITORAL BRANCO COMO A NEVE, VOAM EM ALUVIÃO POR SOBRE AS COPAS DOS FRONDOSOS YPES E, MANACÁS EM INICIO DE FLORAÇÃO.

A DISPUTA POR INSETOS VOADORES PRODUZ UM CHILREO DOMINADOR NOS ARREDORES DAS ALAMEDAS QUE, NOS CONDUZEM AO LAR DOCE LAR.

AS TELHAS E, LAJES DAS MORADIAS ADQUIREM UM TOM BRANCO ESVERDEADO DE FEZES EM PROFUSÃO ASSOMBROSA. NO ENTANTO, TUDO NOS PERECE BELO E, ACOLHEDOR NO DOMÍNIO DAS CORES DAS FLORES TEMPORONAS QUE SE MISTURAM COM O MINI ANTÚRIO, COM AS FLORES DISCRETAS DO PAU BRASIL EM MEIO AO ABRAÇO CONSTANTE DO MUCUNÃ AZULADO. EM MINHA SAUDADE PERENE, SÓ FALTA OUVIR OUTRA VEZ AS VOZES DAS PESSOAS MUITO AMADAS, NAQUELES DIAS DE NOSSAS VIDAS JUNTOS, AQUI NESTA TERRA MARAVILHOSA. QUANTA SAUDADE SINTO DE VOCÊS, MEUS QUERIDOS E QUERIDAS, QUE ANTES NUNCA ME DEIXARAM SENTIR ESTA DOCE SOLIDÃO CONSTANTE. "AO AVISTAR-ME COM DEUS FOI-ME REVELADO QUE ANTES SER O NOSSO CRIADOR APRENDEU COMO PROCEDER DIANTE DO UNIVERSO E DEMAIS CRIATURAS" “O OUTONO É A ESTAÇÃO DAS FOLHAS CAÍDAS OU FOLHAS MORTAS” UMA GOSTOSA SAUDADE E MINHAS LEMBRANÇAS DOCES DE FAMILIARES E AMIGOS. GÉSNER LAS CASAS RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 20/03/2016

Código do texto: T5579390

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 20/03/2017

Código do texto: T5946707

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 21/03/2017

Código do texto: T5947605

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 27/06/2017
Código do texto: T6038634
Classificação de conteúdo: seguro