Livro de receita Bolo de fubá

4 ovos

2 xícaras de açúcar

2 colheres de margarina

2 colheres de farinha de trigo

4 xícaras de leite

1 1/2 xícara de fubá

100 gramas de queijo ralado

1 colher de fermento em pó

Bate tudo no liquidificar (menos o fermento e o queijo) por 3 minutos, depois coloca o fermento e o queijo e bate mais um pouquinho. Coloca na assadeira untada e enfarinhada e leva pra assar por 30/40 minutos.

BOLO NAKED CAKE

Ingredientes

1/2 xíc. de açúcar de confeiteiro (ou refinado... eu usei o de confeiteiro porque era o que estava mais fácil de encontrar no meu armário)

1/2 xíc. de manteiga não muito gelada

2 ovos

1 xíc. de farinha de trigo

1/4 xíc. de creme de leite

1/2 colher sopa de fermento químico

1/2 colher de sopa de essência de baunilha

damascos para decorar

açúcar de confeiteiro impalpável para decorar (ou leite em pó)

Creme:

1/2 xíc. de leite condensado

1/2 xíc. de creme de leite

1 colher (sopa) de manteiga

gotinhas de essência de baunilha

Geleia:

150g de damasco seco picadinho (deixei alguns pedaços maiores, para dar charme)

20g ou 1/4 xíc. de açúcar (usei de confeiteiro mesmo)

água

1. Geleia: Junte em uma panela o damasco, o açúcar e mais ou menos duas a 4 xícaras de água. Deixe ferver até dar ponto de geleia, mexendo sempre para não deixar queimar e para desmanchar os pedacinhos da fruta. Quanto mais frescos estiverem, melhor. Se preciso, acrescente mais água,aos poucos. Reserve. 2. Creme: Em outra panela, junte o leite condensado, a manteiga, o creme de leite e as gotinhas de baunilha. Deixe ferver, mexendo sempre, até dar o ponto de brigadeiro. Reserve. 3.Preaqueça o forno. Para o bolo: 4. Bata na batedeira o açúcar do bolo com a manteiga, até formar um creme homogêneo. 5. Desligue, acrescente a essência e um ovo inteiro. Bata novamente. Quando já estiver homogêneo, acrescente o outro ovo inteiro e bata até ficar homogêneo novamente. Tire da batedeira. 6. Peneire a farinha e o fermento juntos. Coloque parte dessa mistura no creme de açúcar, manteiga e ovos. Misture delicadamente com um fouet. Coloque metade do creme de leite e continue misturando. Junte mais um pouco de farinha, misture. O restante do creme de leite, misture. E o restante da farinha - e misture. 7. Espalhe em uma forma bem untada com manteiga (não precisa de farinha) e leve ao forno a 180 graus por uns 20 minutos, ou até ele ficar assadinho e levemente dourado. Não usei forma de aro removível, mas se preferir, pode usar sem problemas! 8. Desinforme o bolo e corte-o ao meio. Espalhe o creme e, por cima do creme, o doce de damasco. Cubra com a outra parte do bolo e para dar uma decorada peneire leite em pó ou o açúcar impalpável por cima, coloque um pouco da geleia e mais damascos. O recheio fica maravilhoso se estiver um pouco gelado na hora de servir, mas cuidado para não deixar a massa do bolo ressecada.

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 13/06/2017
Código do texto: T6026538
Classificação de conteúdo: seguro