DIA DOS ENAMORADOS (Série Folclórica Memória ) ROBERTA LESSA


Hoje, dia 12 de junho, no Brasil comemoramos o dia dos namorados, reservando uma data aos que desejam, estão ou procuram um afeto amoroso com um ser especial; para que possam fortalecerem seus laços amorosos através de troca de mimos.
Em outras nações essa data é comemorada em dias diferentes respeitando seus calendários oficiais. A exemplo temos os Estados Unidos, na América do Norte que comemora o dia dos enamorados em 14 de fevereiro, porque tradicionalmente é o dia de São Valentino.

A origem desta data comemorativa inicia no período do Império Romano, onde um bispo da igreja católica Claudius II. Desobedecendo tal proibição o sacerdote continuou realizando matrimônios secretamente entre os devotos. Sendo descoberto foi encarcerado e condenado à morte. Neste período em que esteve preso, julgamento e morte católicos enviavam à ele cartas, cartões, bilhetes que falavam do poder do amor, da importância do amar e casar. O nome do bispo era Valentim e ele fi morto no dia 14 de fevereiro do ano 270 dC.

A população cristã de diversas nações, em homenagem à Valentim e ou gratidão pelo casamento por ele realizado firmou comemoração do dia 14 de fevereiro como o dia dos enamorados, inicialmente na europa e posteriormente, no século XVII, nos Estados Unidos .

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho em homenagem à um frei português de nome Fernando de Bulhões (conhecido nacionalmente como Santo Antônio), que pregava a importância do amor familiar e do casamento. Sua vida dedicada ao Sagrado e suas mensagens tão ricas de fé e de esclarecimento sobre o amor dá -lhe o cognome popular de "santo casamenteiro.

Popularmente o dia que precede ao dia em comemoração ao Santo Antônio (13 de junho) fora legada culturalmente às comemorações pelo dia dos namorados.

Em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, comemora-se o dia dos namorados e é costume no dia 13 de junho pedir à Santo Antônio que interceda nas questões amorosas.

Nota: Santo Antônio é padroeiro da cidade e desde o período de povoamento, onde os usos e costumes cristão acompanhou os primeiros homens brancos que aqui se instalaram e formaram o que hoje é Piracicaba, cognome "A Noiva da Colina".

No dia de Santo Antônio há uma grande quermesse na praça principal da cidade, onde são rezadas diversas missas na Igreja Matriz, Catedral de Santo Antônio , distribuído o pão de Santo Antônio que os zelosos pelo seu lar colocam pedacinhos nas latas de condimentos, para que jamais falte alimento em seus lares. Desde às seis horas é vendido o concorridíssimo "Bolo de Santo Antônio", r massa banca, recheio de goiabada e cobertura de coco branco com detalhes em azul, pesando aproximadamente dois mil quilos. Preparados pela igreja o folclórico bolo, reafirma o poder da fé católica da população que é crédula desse homem santo.

Bom saber: As crianças compram para se deliciarem. as mocinhas compram para se casarem (muitos mocinhos também compram), as senhoras para manterem o casamento (oferendo com amor um pedaço para o então escolhido como marido), e as viúvas em gratidão ao santo pelo bom casamento que tiveram. Forma-se filas enormes para que todos possam comer anualmente esse famoso bolo de Santo Antonio.

Amanhã, dia 13 de junho, como em todos os anos desde minha tenra infância, lá estarei, dando continuidade à esta tradição que também é de minha família, indo à missa, pegando o pãozinho e o meu tão esperado pedaço de bolo.

https://www.youtube.com/watch?v=F816ZxDZY78
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 12/06/2017
Código do texto: T6025259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.