* Momento Itajubense * Boletim de 12/06/17 # Usina Hidrelétrica de cachoeira projetada por engenheiros-professores da Unifei completa 21 anos, em pleno funcionamento, abastecendo localidade de Delfim Moreira #

(Central fornece energia para hotel,

chalés e estrada rural de Delfim Moreira)

A pequena central hidrelétrica projetada por engenheiros-professores da Universidade Federal de Engenharia de Itajubá – Unifei - tendo a frente o doutor professor engenheiro –Ângelo Rezek está completando neste ano, de 2017, 21 anos de pleno êxito de funcionamento, desde que teve o projeto reconhecido e autorizado pelo Ministério das Minas e Energia – MME - em 1996.

Acionada pelo desvio de uma cachoeira das nascentes do rio Sapucaí, na Serra da Mantiqueira - município de Delfim Moreira, a central de 30 kilowatts abastece todas dependências do Hotel Fazenda Boa Esperança e sua estrada rural de acesso;servindo ainda de laboratório de estudo e pesquisa para estudantes de pós-graduação do Insituto de Sistemas Elétricos - ISE – da Unifei.

O projeto aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama - Ministério da Agriculura, vem sendo apresentado em vários seminários técnicos de energia nacionais, por docentes que dele participam, como o pesquisador engenheiro-docente da Unifei – Alexandre Viana Braga.

Visita e checagem técnica

A central recebeu a visita, no dia 2 de junho último, do ex-diretor e professor da atual Unifei, doutor Zulcy de Souza, pioneiro mundial na tecnologia de pequenas centrais hidrelétricas – pchs, com exame do funcionamento da usina, que recebe manutenção constante dos professores e alunos do ISE.

--“Houve checagem do sistema eletro-mecânico de controle e medição”, explicou o professor engenheiro – Ângelo Rezek.

Doutorado em conversão estática na França e no Brasil (Universidade Federal de Campinas – Unicamp), o professor-engenheiro leva constantemente visitantes, engenheiros e estudantes, de várias universidades do país, e mesmo do exterior, como da Alemanha, a conhecerem a central.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A Corretora de Imóveis Gorgulho de Itajubá está com uma verdadeira mansão a venda no CENTRO de Itajubá - à RUA CORONEL RENNO,321

O sobrado dispõe de 8 dormitórios, 1 sala grande de 4mx8m, copa, cozinha, cinco banheiros, grande varanda e garagem para 20 carros, podendo ser destinado para uma escola ou restaurante.

Gorgulho Corretora de Imóveis

CRECI 25.283

Rua Thiago Carneiro Santiago, 42, antes do Forum.

Centro - Itajubá - MG

Tel.: (35) 3621-1578

Cel.: (35) 9969-0372

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 12/06/2017
Reeditado em 19/06/2017
Código do texto: T6025217
Classificação de conteúdo: seguro