Felisquié tem evento de divulgação no Museu de Arte da Bahia

Salvador recebe convidados em evento de divulgação da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié - Felisquié, no dia 06 de maio de 2017, com atividades das 14 às 18:30hs, no Museu de Arte da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, 2440, Corredor da Vitória. A participação é gratuita e não precisa inscrição.

Palestras com Maribel Barreto, Luciano Santos, Luciano Ferreira, Cidinha da Silva, Sandro Sussuarana, Dayse Sacramento e Domingos Ailton. Sarau poético-musical com Fábio Haendel e convidados: Jorge Baptista Carrano, Milica San, Márcio Uills, Tina Tude (recita Candombá de Tude Celestino de Souza), Nilson Galvão e Valdeck Almeida de Jesus.

O lançamento da Felisquié em Salvador terá cenário com projeções mapeadas do artista visual Eldelsio Lima com ilustrações de Fefa Yanevisk.

A Felisquié conta com financiamento do Fundo Estadual de Cultura, através do Edital de Literatura da Funceb, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia, e pretende ampliar as parcerias. A organização do evento já procurou a Empresa e Editora Gráfica da Bahia, a Uesb, as secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação de Jequié, o Núcleo 22 de Educação, o Sesc e a Bahiatursa, para que a ampla programação que está sendo planejada possa ser concretizada, o que deve atrair um grande número de pessoas para Jequié de diversas regiões da Bahia e do Brasil.

 
Programação do Lançamento da FELISQUIÉ em Salvador:

 
14h - Abertura - A III Edição da Felisquié
250px-Domingos_Ailton.jpg
Apresentação - Domingos Ailton (foto: arquivo) – Escritor, jornalista, professor e curador da Felisquié
Mesa Redonda - Da literatura popular à literatura acadêmica

 
14h30 – “Literatura ficcional e consciência”
Palestrante - Maribel Barreto - Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, e Criatividade e Educação e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, membro da Academia de Letras de Jequié.

 
15h - “Aspectos culturais da crise brasileira atual".
Palestrante – Luciano Santos – Professor de Filosofia credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da UNEB e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 
15h30 – “Cordel na Bahia: literatura popular multifacetada”.
Palestrante – Luciano Ferreira - Licenciado em Letras com Língua Espanhola (UEFS), especialista em Metodologia do ensino da língua espanhola (Uninter), especialista e mestre em Estudos Literários (UEFS).

 
16h – Roda de Conversa - “Vivências e produções literárias”.
Palestrantes:

 
Cidinha_da_Silva.jpg
Cidinha da Silva - Prosadora, dramaturga e doutoranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia. (Foto: blog pessoal)


Dayse_Sacramento.jpeg


Dayse Sacramento - feminista negra, graduada em Letras, mestra em Crítica Cultural, com pesquisa realizada na FUNDAC, com adolescentes negras em privação de liberdade e suas trajetórias de vida durante o processo de socioeducação, professora de Língua Portuguesa do IFBA e doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA. (foto: Lis Pedreira)

 
Sandro_Sussuarana.jpg

 
Sandro Sussuarana – Escritor, poeta, graduando em Serviço Social, é um dos organizadores do Sarau da Onça, Slam da Onça e Slam Deixa Acontecer, que acontecem em Sussuarana. (Foto: divulgação)

17h – Sarau poético-musical


Fabio_Haendel.jpg
 
Com Fábio Haendel (Foto: Cymar Gaivota), Jorge Baptista Carrano, Milica San, Márcio Uills, Tina Tude (recita Candombá de Tude Celestino de Souza), Nilson Galvão e Valdeck Almeida de Jesus.
 
 
MAIS INFORMAÇÕES:
 
Fefa Yanevisk, natural São José dos Campos, Estado de São Paulo. Graduanda do curso Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atua nas áreas plásticas como ilustradora, maquiadora e diretora do arte, premiada no IV Cine Virada – festival de cinema universitário baiano por seu trabalho no curta documental “Reflexiva”. Em 2014 trabalhou como cinegrafista no curta documental “Pugna” e como maquiadora de efeitos visuais no curta de ficção "Materno". No período de 2015 a 2016 contribuiu com o site Sobre Nossa Visão Distorcida confeccionando ilustrações para alguns textos.

 
Edelsio Lima - 28 anos, artista gráfico e visual. Formado em Comunicação Social pela FACCAMP, graduando de Artes Visuais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Artista de multi linguagens, trabalha com diversas plataformas como desenho, colagens, pintura, assemblage,  fotografia animação, vídeo e projeções mapeadas.

 
Tina Tude é atriz e educadora. Artista de trajetória marcada pela influência da obra literária de seu pai, o poeta Tude Celestino de Souza, destaca-se pela dedicação à récita poética, em particular, à Poesia Tudina e, nesta participação especial, traz sua manifestação como artista e cidadã para a reflexão social da atualidade política nacional em forma de verso, com a força e pujança da interpretação de CANDOMBÁ, um dos mais representativos poemas do seu repertório e que marca na memória da poesia regional um brado retumbante em defesa do sertão e um legítimo e atemporal protesto contra a corrupção no Brasil.

 
Tina%2BTude%2B-%2BDivulga%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BAV.jpg
Pesquisadora do segmento de PMI - Patrimônio/Memória/Identidade, além de ativista pela causa da memória e identidade IPITANGUENSE para o território municipal de Lauro de Freitas, é autora do conceito do Monumento aos Rios Ipitanga e Joanes como marco territorial do município.

 
Pós graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade, fundadora do CMC LF - Conselho Municipal de Cultura e ALALF - Academia de Letras e Artes, onde ocupa a cadeira Tude Celestino, é idealizadora e presidente de honra da ONG iAC - Instituto ATiTude CelesTina (etnodesenvolvimento sustentável e identidade) e se declara cidadã ipitanguense. (Foto: Andréa Viana)

 
SERVIÇO
O quê: Lançamento da FELISQUIÉ em Salvador
Quando: 06 de maio de 2017, das 14h às 18h30
Onde: Museu de Arte da Bahia – Avenida Sete de Setembro, 2440 – Corredor da Vitória – Salvador-BA
Quanto: Gratuito, sem necessidade de prévia inscrição

Contatos:
Assessoria de imprensa - 71 99345 5255 (Valdeck)
Coordenação de produção -  71 99272 0745 (Lígia Benigno)
Curadoria - 73 99855 4323 (Domingos Ailton)
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 29/04/2017
Reeditado em 02/05/2017
Código do texto: T5985045
Classificação de conteúdo: seguro