* Momento Itajubense * 07/04/2017 Inaugurado telescópio russo, de mapeamento de lixo espacial, no Observatório Pico dos Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica -LNA - de Itajubá ///

Equipamento irá monitorar satélites

na órbita da Terra e gerar mapa

- O telescópio russo foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (5). O projeto é resultado de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira - AEB - e a estatal russa Roscosmos para monitoramento do céu. Trata-se do primeiro telescópio deste tipo instalado no Brasil.

A inauguração no Observatório do Pico dos Dias (município de Brazópolis/divisa com Itajubá) reuniu o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, o presidente da Agência Espacial Brasileira - AEB - José Raimundo Coelho; o diretor executivo da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria de Itajubá - Fupai- Plínio Ribeiro Leite, o diretor da Agência Espacial Federal Russa - Roscosmos - Igor Komarov, e o diretor da OJC "RPC" "PSI" Research and Production Corporation "Precision Systems and Instruments", Yuri Roy.

Foram investidos no projeto do telescópio R$ 10 milhões, pela Agência Espacial Federal Russa. Sendo parte da obra gerenciada pela Fupai.

Chamado de Panoramic Electro Optical System - PanEos - o telescópio russo foi planejado para rastrear o lixo espacial. Ao determinar a órbita desses detritos com precisão, a agência russa gera um mapa de área segura para lançamento de novos satélites.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 07/04/2017
Reeditado em 07/04/2017
Código do texto: T5964089
Classificação de conteúdo: seguro