TOLERÂNCIA E RELIGIÃO

Os registros da História mostram inúmeros exemplos de fanatismo e intolerância. Houve guerras em várias nações em nome da religião e se travaram por vários anos. Muitas pessoas foram perseguidas por causa de suas convicções e mortas violentamente. E isso continua acontecendo nos dias atuais. É difícil acreditar que estamos em pleno século XXI e existe religião que manda matar e propagar leis absurdas, desumanas em nome de Deus. Religião é compartilhar ideias nobres em causas humanas em que todos os crentes possam sentir a fé e o conforto espiritual. Jamais retroceder no tempo e sempre busca o aprimoramento na Paz, compreensão e o amor acima de tudo.

"Com frequência, a intolerância é resultado do conhecimento insuficiente de um assunto. Quem vê de fora uma religião, enxerga apenas suas manifestações, e não o que elas significam para o indivíduo que professa. Nas modernas ciências da religião predomina a ideia de que a religião é um elemento independente ligado a sociedade e a psicologia, mas que tem sua própria base estrutural. Os ramos mais importante das ciências da religião são a sociologia da religião, a filosofia da religião e a fenomenologia religiosa.

Religião significa a relação entre o homem e o poder sobre-humano no qual ele acredita ou do qual se sente dependente. Essa relação se expressa em emoções especiais (confiança, medo) conceito (crença) e ações (culto e ética)" - C.P.Tiete (1830-1902).

"A tolerância requer aceitar o que lhe parece errado na condição de bom entendimento. Conhecer o que não se conhece é uma necessidade natural do ser humano que busca na religião um lenitivo para os seus problemas, sofrimentos, esperanças e em alguns casos tudo relacionado ao dia a dia. Sim meus amigos, devemos ser tolerante. O tolerantismo aceita todas as religiões mesmo sabendo das desigualdade de opiniões e fatos. Mas você deve sentir na fé a sua melhor escolha na crença que abraça no melhor sentido do ser. Tolerar não é ser falso é respeitar a opinião alheia. É viver em harmonia para não ser tratado como desigual." - (Álvaro B. Marques)

Tolerância também tem seus limites. "Numa pequena cidade do interior, um deficiente físico, sem pernas, perambulava pela cidade com auxilio das duas mãos e o apoio do tronco. Durante vários meses, no seu trajeto, era assaltado por um homem que levava todo o dinheiro que ele pedia as pessoas caridosas e maltratava o infeliz com palavras obscenas. Um dia ele perdeu a paciência e matou o importunador com um tiro direto no coração. Na justiça, o aleijado foi duramente atacado, e tido como assassino cruel. O advogado, ao iniciar a defesa, falou durante dez minutos elogiando a qualidade de cada membro do júri, até que o juiz interrompeu: Se o senhor não iniciar a defesa, não permitirei que prossiga. Sabiamente, o advogado respondeu: Meritíssimo, se o senhor não aguentou dez minutos de elogios, imagine a situação do réu que suportou por vários meses ser roubado e insultado... Nestes casos, pode valer o provérbio: "Não seja intolerante a menos que você se confronte com a intolerância." (Artigos Relacionados "O limite e a Tolerância" R.Lacaz-Ruiz).

A tolerância não é liberdade é diferencial no comportamento humano.

"Compreender cada um como é, acaba sendo o melhor modo de interagir". Mesmo assim, é difícil, nem todos pensam iguais. "Aprender a tolerar os outros é reconhecer que o mundo é vasto para permitir a coexistência de alternativas."

Voltaire, evidência que a tolerância não é aceitar tudo que se encontra pelo mundo, mas sim o ato de respeitar. Se o ser humano vir que todos são cheios de defeitos, erros e tolices, e reconhecer que o erro é natural a todos e que todos são iguais, será mais fácil existir o perdão mutuamente.

"O homem insiste em promover a discórdia, que é de fato cruel e flagela a humanidade. Mas pode-se ver que, se o ser humano se tornar mais tolerante nas relações sociais, culturais, intelectuais e outras, viverás melhor em harmonia."

O desigual está nas pessoas, na mente, na cor.

Referências:

Artigos da Internet - Tolerância ou Intolerância: Uma Reflexão a Partir de Voltaire. Autor: Júlio César Ferreira.

Blogs. O Limite e a Tolerância - R.Lacaz-Ruiz

Blog: Tolerância e Intolerância - P. Moura.

Batacoto.

batacoto
Enviado por batacoto em 30/03/2017
Reeditado em 20/04/2017
Código do texto: T5956425
Classificação de conteúdo: seguro