* Momento Itajubense * 22/03/2017 Depois de realizar primeiro transplante de fígado da região, Hospital Escola de Itajubá é autorizado a também realizar transplantes de coração / Diretor Fábio Cavichiamontanari acredita no primeiro já em abril ///

(Este boletim vem sendo publicado aqui, no Recanto das Letras, enquanto o portal próprio Momento Itajubense não é restabelecido)

- Depois do sucesso do transplante de fígado realizado domingo último em um pedreiro de Pouso Alegre, já em recuperação, o Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá recebeu autorização do Sistema Único de Saúde - SUS - para realizar também transplantes de coração.

-- O transplante do coração já está credenciado, junto ao Ministério da Saúde e ao Sistema Nacional de Transplantes. Os pacientes estão em investigação ambulatorial fazendo os exames e fazendo o acompanhamento médico para poder ser inscritos na fila nacional. Então a gente imagina que nas próximas semanas, a gente já tenha pacientes inscritos podendo, no próximo mês ou na sequência, estar fazendo o primeiro caso de transplante [de coração] no Sul de Minas”, disse Fábio Cavichiamontanari, diretor administrativo do Hospital Escola de Itajubá.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

-------------------------------------------------------------------------

Imobiliária Gorgulho - Onde você encontra o seu imóvel -

próxima ao Fórum de Itajubá

---------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------

Centro de transplantes de Itajubá já realizava de rins e córneas

Criado em 2012, com investimentos de mais de R$ 40 milhões em recursos próprios e da Secretaria Estadual de Saúde do Governo de Minas Gerais, nos últimos anos - o Centro de Transplantes do Hospital Escola em Itajubá obtreve ainda R$ 1,6 milhão do Ministério da Saúde, numa parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (Capital).

-- Isso teve um impacto muito grande, porque é o primeiro transplante que nós realizamos aqui [em Itajubá]. Nós realizamos como se estivesse em uma instituição já muito preparada e que já realizava o transplante. O que parecia que estávamos fazendo transplantes aqui na instituição há muito tempo”, contou Marcelo Bruno de Rezende, coordenador do Programa de Tutoria do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos últimos anos, hospital recebeu novos equipamentos em Itajubá (MG) (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

Nos últimos anos, hospital recebeu novos equipamentos em Itajubá (MG) (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

Transplante de fígado

O primeiro transplante de fígado na região aconteceu no último domingo (19). O paciente foi um pedreiro de Pouso Alegre, de 56 anos.

Antes de Itajubá, os transplantes de fígado em Minas Gerais só eram possíveis em Belo Horizonte e Montes Claros.

-- Significa uma vitória. Significa o início de um trabalho que vai ter que ser desenvolvido ao longo dos nossos próximos desafios, que vão surgir, então a gente tem a cabeça muito tranquila de que correu tudo bem e que nós queremos que isso seja um sucesso permanente e duradouro”, disse o cirurgião geral, Marcelo Mendonça Rodrigues.

O transplante de fígado

começou por volta das 17h deste domingo terminado às 21h. O órgão veio de um doador falecido em Pouso Alegre. O paciente permaneceu em observação nesta segunda-feira (20). O estado de saúde do homem que recebeu o transplante é considerado estável e com boa evolução. Ele até deu entrevista à imprensa.

Na região

Apenas outras duas cidades têm transplantes no Sul de Minas: a Santa Casa de Passos, de córneas. E Pouso Alegre, no Hospital Samuel Libânio, de rins e córneas.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 22/03/2017
Reeditado em 22/03/2017
Código do texto: T5948589
Classificação de conteúdo: seguro