Sobre a carne...

É fato que o atual escândalo dos matadouros (que parece geraram uma nova lava-jato) está na ordem do dia. Porém, muito antes disso as pessoas já deviam saber que é perigoso comer carne.

Nos anos 70 alguém deu a minha mãe um curioso livro, "Crueldade por que?" e eu também o li. Não recordo mais o nome da autora. Mas calou fundo o que ali dizia sobre as toxinas animais. Em suma, os animais de corte geralmente são abatidos com grande crueldade e sofrimento. A angústia e dor do animal - boi, porco e outros - lança toxinas em seus tecidos. Nosso aparelho digestivo é muito comprido e não consegue eliminar as toxinas pelas fezes antes que sejam absorvidas pelo organismo. Os felinos e outros carnívoros não enfrentam esse problema pelo menor comprimento de seus intestinos.

O melhor seria não comer carne mesmo, para não ter que matar os animais que afinal também merecem viver. Com isso o homem se tornou cruel, pois o hábito de matar e esquartejar bichos endureceu-lhe o coração. Donde as touradas, a farra do boi, as brigas de galo etc. além da caça desenfreada e sem nenhum senso ético, que já eliminou inúmeras espécies do planeta.

Não satisfeito em ingerir a carne simplesmente cozinhada, assada, a humanidade requintou o processo, com embutidos, churrascos, ainda piores para a saúde.

Veja-se que o maior índice de câncer do intestino em nosso país localiza-se no Rio Grande do Sul, onde se consome carne, inclusive churrasco, desbragadamente...