Fome e desenvolvimento

Segundo a ESG (Escola Superior de Guerra), o desenvolvimento é o crescimento econômico com mudança social. Ele passa, necessariamente, pela educação em sentido amplo que, por sua vez, nos capacitará para a descoberta de novas tecnologias que nos levarão à erradicação da fome no Brasil.

A educação é o motor transformador da sociedade. Ela nos leva ao melhor uso dos escassos recursos naturais, notadamente na melhoria ambiental para a produção de alimentos, bem como possibilita a conquista de novas tecnologias.

A fome é uma realidade no Brasil. Mas, o desenvolvimento tem o poder de impactar a produção, armazenagem, transporte e distribuição de alimentos com melhoria dos custos de toda a cadeia produtiva, desde o campo até a mesa das pessoas. Quer seja pela otimização do uso do solo, da água, de fertilizantes, de sementes melhoradas geneticamente, como também de todo o sistema industrial na produção de tratores, colheitadeiras, semeadores, produtos para irrigação, etc.

A política é a arte de bem administrar os bens públicos com o objetivo de atingir o bem-estar comum. A erradicação da fome, nesse sentido, é um dos mais altos deveres de qualquer governo, portanto, Hebert de Souza estava certo ao afirmar que a alma da fome é a política.

A erradicação da fome é a mera consequência do desenvolvimento da nação, para tanto, governo e sociedade devem engajar-se na disseminação da educação de boa qualidade para toda a população a fim de solucionar esse grave problema.