Rio Trairi-Ce – uma fonte turística

Prezado Leitor.

“Este assunto que foi originalmente destinado ao Prefeito do município do Trairi-Ceará, agora está abertamente colocado à disposição de quem interessar possa para outras municipalidades. Mesmo que seu município não tenha um Rio perene, mas pode ter um lago, um grande açude, um pequeno riacho (que possa receber uma dragagem ou coisa assim e mostrar-se mais profundo), logo, servindo inicialmente para ampliar o necessário lazer da população e depois se destinar a receber visitantes turistas. Tudo é uma questão de administrar as dificuldades encontradas, conciliando-as com o potencial que dispõe o seu município e colocar à serviço do desenvolvimento municipal”.

Fortaleza, 17 de fevereiro de 2.017.

Prezado MARCOS PRADO.

DD. Prefeito Municipal de TRAIRI (Ceará).

“Rio Trairi-Ce – uma fonte turística”

Renovando meus cumprimentos, por esta estou lhe apresentando um livro que num e-mail recente eu fiz referência sobre esta remessa (GUIA DO ADMINISTRADOR MUNICIPAL), já que não foi possível fazer pessoalmente. Não se trata de um livro de cabeceira, mas detém um grande número de informações úteis a qualquer dirigente municipal; assim, espero estar contribuindo com um mínimo para essa nova administração, agora tão acreditada pela população como um todo, sendo o momento para reverter uma apatia histórica das administrações, considerando que nos últimos trinta anos nenhum paradigma relevante foi adotado para uma mudança convincente na forma de gerir um povo ávido por transformação futurística. Os habitantes do município agora alimentam boa expectativa do seu atual administrador. O momento é mesmo auspicioso.

Mas prezado Prefeito Marcos Prado, eu estive na sua posse e gostei muito do seu discurso, sobretudo, por ter nomeado um grande número de pessoas do sexo feminino para compor seu Staff. Isso denota sensibilidade ao reconhecer a força e a determinação da mulher para levar avante todas as premissas do Prefeito e Administrador Municipal. Abrindo aqui um parêntese, essa sua louvável iniciativa me fez recordar então num passado próximo (1.994), quando eu me encontrava no Cargo de Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, no Governo Ciro Gomes, ali eu favoreci a minha Corporação com a valorização do braço feminino, inicialmente criando a Polícia Feminina, fundando a Associação das Viúvas dos Policiais Militares e outra que congregasse o quadro de funcionários civis onde predominava a participação das mulheres. A repercussão foi construtiva e sem precedente. Isso fica na história e se torna indelével, como assim será sua nobre iniciativa, ao valorizar o segmento feminino que é de muito valor, entre outros empreendimentos que serão adotados no curso da sua administração.

Mas voltando ao momento da vossa posse, ... (Texto suprimido visto que só interessa ao destinatário).

Quero encerrar estas palavras deixando duas ideias para serem conhecidas a título de cooperação, e se assim julgar oportunas, avaliadas, mas sem nenhum compromisso de valorizá-las ou de exercitá-las, pois cada momento tem sua realidade administrativa.

1ª. (Esta poderá colocar o atual Prefeito no palco e no topo da história do município. Também não tem como esquecê-lo).

Trata-se da implantação do esporte aquático no Rio Trairi (incrementando uma função social às suas águas) - a Canoagem. Será a iniciativa mais bela, viva, romântica, poética, esportiva, turística e administrativa ainda nunca adotada uma ação semelhante nos últimos 100 anos do município. “O último e mais notável fato no Trairi que se tem conhecimento é registrado pela Igreja Católica que é a rápida passagem do Padre Cícero Romão Batista pela Paróquia do Trairi, quando no ano de 1.874, o Vigário recém-ordenado, foi designado para ajustar casamentos praticados diversos dos preceitos da Igreja católica, oportunidade que idealizou a construção da Igreja de São José em Canaã. É um acontecimento histórico e quase sesquicentenário”. – Outro fato notório que faz parte da história do Trairi, que também já é sesquicentenário, mas que caiu no esquecimento, foi quando em 1.865, o Escritor cearense José de Alencar editou seu livro, o romance “Iracema”, quando descreve a passagem da “Virgem dos lábios de mel” pelo curso do Rio Mundaú, até a sua foz. Este acontecimento imaginário, teatral, poético e de muito valor cultural, bem que poderia ser simbolizado com uma estátua da índia guerreira na embocadura do Rio Mundaú, na orla marítima, e isto logo se tornaria um grande atrativo e um momento turístico.

O Rio Trairi – Este rio é um riacho que tem sua nascente nas terras do adjacente município de Umirim e que sua foz se encontra nas bonitas praias de Trairi, com maior extensão do seu curso nas terras no nosso município. Sua ponte inaugurada em 1.962 pelo então Governador Parsifal Barroso, e pelo tempo de construção, com mais de 54 anos, bem que poderia ter sua estrutura física inspecionada, ainda que tenha sido construída pela administração estadual. É uma medida preventiva de segurança cogente, urgente.

Agora, um observador localizado em qualquer posição próxima ao inspirador Riacho em pauta, a vista panorâmica que ele contemplará será uma beleza inesquecível quando se tornará possível notar um pequeno iate, uma escuna ou um barquinho colorido flutuando como um cisne e desfilando sobre as águas do Rio Trairi passando por baixo da sua grande ponte por onde passam águas extensas de um rio perene, a despeito de seguidos anos de estiagem, ali registrando ora como competição esportiva ou treinamento de canoagem, ora em desfile para comemorar ou em preito de gratidão a um importante vulto, ora como passeio turístico ou até mesmo como transporte fluvial para os destinos a serem criados ao longo de seu curso. Bom para os moradores, ótimo para os esportistas, enquanto é um fator atraente para o turista que muito se fortalece e se motiva em nos visitar sempre. Além de valorizar o comércio de um modo geral, estimulará o segmento hoteleiro no distrito-sede e valorizará o imobiliário ao longo de todo o rio, desde a nascente até a pancada do mar como se diz no nosso município. A canoagem tornará os fins de semana mais coloridos, mais divertidos, bem movimentados, bem proveitosos, sobretudo uma grande fonte de renda e emprego para muita gente, angariando novos empreendedores, enquanto se amplia a arrecadação municipal. O Prefeito sairá vitorioso e toda sua equipe será coberta de loiros pelo trabalho de valorização, cujo administrador se tornará largamente conhecido esportivamente.

Já podemos até entender que nas ensolaradas praias de Flecheiras e Guajiru com suas águas na cor verde-esmeralda, a Canoagem nesse rio poderá servir como a pedra fundamental para a adoção da futura Riviera do Trairi, pois a frequência dos visitantes mostra uma tendência restrita e qualitativa, cujo projeto vai continuar faltando para complementar o expressivo potencial do cenário turístico da nossa orla marítima e que se adentra rumo à evolução do município, mesmo que só se perpetre num futuro distante, mas que pode ser já imaginada no presente, convergindo estruturas apropriadas. Também podemos até presumir que nas praias de Flecheiras, Guajiru e adjacências já assimilam ares de balneário, o início de sua Riviera pois contam com inúmeros imponentes condomínios fechados de luxo, entre outras construções isoladas de muita ostentação, além de expor um bom encaminhamento de boas estruturas da iniciativa privada para atendimento aos anseios turísticos para um público visitante verdadeiramente seleto, exigente, diferente.

Como lançamento de um possível projeto esportivo deste porte para o Riacho Trairi, a criação de uma escolinha para formar atletas da Canoagem numa visão de divulgação da iniciativa que se lança como alternativa de movimentação esportiva, lazer e turismo nessa Cidade. Assim, com a evolução poderão surgir os conhecidos Clubes de Remo como temos conhecimento de sua existência na Cidade de Recife, no vizinho Estado de Pernambuco e que permite fácil visita de estudo como referência, inclusive existindo uma Federação Pernambucana de Remo, entre outras iniciativas similares de muito significado para esse esporte olímpico. Como medida precursora fica a sugestão de pegar um transporte que possa adentar ao longo das margens do Rio ou mesmo uma aeronave, convidando um assessor e percorram toda a extensão, tirando suas conclusões sobre a possibilidade de conceber um inédito programa de governo. Essa iniciativa, ainda que parcial coloca o Riacho Trairi numa condição de “rio navegável”, mesmo que seja para pequenas embarcações de passeio turístico, mas sempre será um acontecimento, um grande lançamento. Faça a história do Trairi e esta vai se confundir com a própria história do seu Prefeito inovador. O Rio Trairi é, sem dúvida, o maior símbolo do nosso município, mas está afogado, submerso na poluição, agonizando, clama por socorro. Está sem função, apenas escoando suas águas, alimentando o oceano. Merece uma roupagem nova, outra destinação mais distinta, esportiva, social.

Precedentes da Canoagem. A Canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações com canoa ou caiaque, exercido desde a Pré-História. Como esporte participa da modalidade Olímpica desde o ano de 1.936. A canoagem coloca o Brasil numa posição confortável de segundo país com maior número de medalhas no Campeonato Sul-Americano de Canoagem velocidade, Maratona e Paracanoagem. A canoagem é disputada por equipes e, em cada uma, os participantes remam de forma sincronizada a fim de finalizar o percurso estabelecido. Os apetrechos usados nessa prática são canoa, remos e a utilização de equipamentos que garantam a segurança e a integridade dos competidores.

Um estudo de situação de toda a potencialidade do Rio Trairi envolvendo todas as forças vivas locais com a participação da imprensa e da sociedade como um todo, com o envolvimento dos órgãos com gestão ambiental, uma dragagem no leito do Riacho Trairi, uma grande limpeza nas suas águas turvas, a construção de trapiches para desembarque e embarque para os usuários das embarcações, implantação de mata ciliar para preservar suas laterais ou zonas ribeirinhas, conforme Código Florestal, minimizando erosão e assoreamento; um dimensionamento das suas margens, um levantamento da sua influência e as repercussões para o ecossistema e para a população ribeirinha, urbanizando suas margens, estimulando o lazer, sobretudo, a vida noturna como opção de recreação, contudo sem alterar o rumo da pesca de subsistência cujos pescadores, que, numa reciclagem de novos conhecimentos podem até trocarem de atividade para atender à logística da cadeia turística, etc. Todo esse esforço traz à tona um conhecimento profundo das águas do Riacho Trairi e do seu potencial que pode ser carreado em benefício do município que lhe acolhe com seu leito. Ao final, qualquer esforço será proveitoso, compensador e economicamente satisfatório, mesmo que a colheita não seja tão pragmática, como nada o é na sociedade, assim como não é na natureza, pois a natureza não dá saltos. A canoagem é apenas um motivo inicial, pois vai carrear inúmeras atividades produtoras de oportunidade e desenvolvimento.

Se a causa é nobre e há demanda de controle, haverá quem possa se alinhar para proporcionar o alcance dos fins. Nos desafios de grandes repercussões, o município sempre pode encontrar parceiros para a construção de seus superiores interesses, inclusive, existe a instituição das Parcerias Público Privadas (PPPs) que estão legitimamente disponíveis para serem celebradas, observadas as formalidades preconizadas, sobretudo considerando a existência de um grande elenco de companhias de porte da iniciativa privada que pode somar e conjugar esforços na consecução de etapas de programas de interesse social. Enquanto isto, o Ministério do Turismo também poderá ser convidado a participar como importante parceiro, tal como pode o Estado do Ceará pela sua Secretaria de Turismo, igualmente abraçar causas assim.

2ª. Estradas do Trairi. (Estradas vicinais). Esta é uma iniciativa que orla todas as cidades do mundo em todos os tempos, como a construção da conhecida Via Appia (312 a.C.) no antigo Império Romano entre outras ainda mais antigas como a Estrada de Semíramis, e na Roma Antiqua, ali já se destacava a existência de uma boa malha viária urbana. O assunto é lógico e a discussão deste tema continua muito trivial, atual, enquanto essencial. Trata-se da ampliação da teia rodoviária do município do Trairi e seu melhoramento, sob o aspecto de integrar a demanda da mobilidade de seus habitantes para os diversos destinos, inclusive turístico e lazer, incrementando boas condições de trafegabilidade, garantido melhores condições de escoamento da produção agrícola, viabilizando melhores preços aos produtos e com poucas possibilidades de danos acidentais, incluindo a ampliação da malha viária urbana para dilatar as fronteiras da sede municipal e de seus distritos. O Trairi está motorizado, sem dúvida, mas o nosso sistema rodoviário municipal está obsoleto, fora da realidade. Pavimentação – areia quase na sua totalidade. As estradas asfaltadas são iniciativas do Estado e fazem parte de um programa de outro governo. Aqui vale a pena relembrar o slogan atribuído ao então Presidente do Brasil lá na década de vinte, quando o então Governador de São Paulo, Washington Luís ao ser eleito Presidente do Brasil adotou o lema já na sua campanha: “Governar é abrir estradas” e que ainda continua muito atual na acepção da expressão ou no seu sentido figurado, afinal, governar é construir todo tipo de caminho, quer na educação, na saúde, na agropecuária, na transformação da pesca artesanal, para a melhoria do transporte urbano, para a industrialização, para a melhoria do comércio, na expansão da construção civil, no social, no turismo, entre muitos. Olhe que naquela época (anos vinte), na gestão de Washington Luís o automóvel apenas estava chegando ao Brasil e abrir estradas já era uma prioridade, ainda que contestada pela oposição, pois aquele artefato móbile, o auto, ainda era privilégio de alguns países da Europa e da América do Norte e de um resumido público, onde as pesquisas com o motor eram verdadeiramente pujantes. Mas a motorização nos transportes no País era irreversível. O nosso município de Trairi carece da falta de estradas para todas as direções, pois, na sua maioria, apenas os velhos e estreitos caminhos abertos pelos então comboieiros estão sendo utilizados como estradas no seu sentido, digamos, mais viário. Presentemente é muito lamentável esta falta de bons caminhos terrestres desse município, depois de tantas honrosas administrações municipais. O caminho é construir estradas.

Em tempo:

Prezado Prefeito,

Não sou natural do município de Trairi pois ninguém pode escolher o local para nascer, mas tenho minhas raízes fincadas nesta municipalidade. Pela parte materna meu avô era de Canaã e se chamava Aristides Ferreira da Cunha e minha avó que era do Córrego dos Furtados, tinha o nome de Izabel Teixeira Furtado, assim, muito me apraz o crescimento e desenvolvimento do Trairi como um todo. Hoje, este quadro muito me honra enquanto igualmente me identifico com minhas origens. Daí, eu me sinto filho deste torrão. Pessoalmente estou torcendo por um Trairi promissor, já na atual administração.

Atenciosamente,

Manoel Damasceno de Souza

mdsweb44@gmail.com

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