Competência em Língua portuguesa e dicas, temas e a redação 1000 no ENEM 2017

"A forma de estruturar uma redação dissertativa é o que garante um texto conciso e coeso, que vai apresentar todas as idéias do texto, e esclarecer e opinar de forma convincente o leitor de seu texto."

"Elaborar uma proposta de intervenção ao tema proposto, na redação Enem 2017: Respeitar essa competência é também essencial, pois o estudante oferecendo uma proposta de intervenção ao tema proposto conclui de forma correta seu texto, a proposta deve sempre possuir meios viáveis de serem praticados e também é primordial que respeite os direitos humanos."

http://enem2017.biz/redacao-enem-2017/

____________

O caminho para a nota 1000

– Fazer ao menos duas redações por semana

– Tornar a leitura um hábito diário. Investir em literatura e artigos jornalísticos

– Fazer um compilado de citações e fatos interessantes que possam servir na construção dos argumentos

– Estudar história, filosofia e atualidades

– Debater temas da atualidade em sala ou com colegas

– Pedir orientação e correção aos professores

– Ler redações nota 1000 de outros anos

Dicas de redação

Tanto para Ana Júlia quanto para Carlos, a leitura é um dos aspectos fundamentais do sucesso na redação. “É bom que haja a leitura de artigos e de obras literárias que possam contribuir para o uso de comparações, por exemplo, na argumentação”, recomenda Carlos.

Carlos também recomenda uma boa organização no texto. “É essencial ter escrita clara, concisa, e a estrutura do texto bem definida em introdução, desenvolvimento e solução. Recomendo também o uso de referências filosóficas, literárias ou científicas para deixar os argumentos consistentes e persuasivos”, diz.

Na proposta de intervenção, Ana Júlia conta que se baseou primordialmente na defesa dos direitos humanos. “Escrevi uma sociedade que gostaria de ver, de viver e de usufruir. Sem utopias, mas com propostas diretas e amplas, que abrangem as diversas esferas sociais, cada qual com seu papel, unidas em prol de um país melhor”, conta.

Além disso, ela menciona o preparo que realizou especificamente para esta prova. “Por volta de um mês antes da prova, chegava a fazer de três a quatro redações por dia.” Além disso, Ana Júlia relata a importância dos temas desenvolvidos, especialmente o de 2015, A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira: “Ele foi um presente, não só para mim, mas para todos aqueles, que, assim como eu, lutam por um mundo menos desigual e com menos violência. Foi mais do que uma nota 1000”.

_______________

05 dicas para você passar na Redação do Enem 2017

1) Leitura: Ler deve ser um hábito na vida de qualquer pessoa, sobretudo, dos estudantes. Ler com frequência ajuda no aprimoramento da língua, e ainda gera conhecimento ao estudante, ampliando cada vez mais os seus assuntos e domínios de variados temas.

2) Escrita: Os estudantes que prestarão o Enem 2017, devem obter o hábito da escrita. Escrever com regularidade vai ajudar na elaboração de um bom texto dissertativo argumentativo, como é o texto pedido pela prova de redação do Enem.

O estudante deve praticar a sua escrita, escrevendo textos variados, e sobretudo, textos dissertativos argumentativos, pois é o solicitado pela redação do Enem.

3) Fique bem informado: Informação faz a diferença na hora de dissertar sobre qualquer assunto, por isso estar bem informado faz toda a diferença. O ideal é separar alguns minutos por semana para se inteirar do que acontece no país e no mundo.

O estudante pode se informar através de jornais, telejornais, portais de notícias na internet e etc.

4) Relaxe: Na hora da prova os estudantes mais tranquilos tendem a se sair melhor. Para ficar tranquilo antes, durante e depois do exame o estudante precisa relaxar.

Dormir de 7 a 8 horas diárias, são excelentes para a recuperação do corpo e da mente. O estudante que dorme bem, logo desempenha melhor sua vida acadêmica, e consegue obter melhores resultados nas provas.

Ter atividades relaxantes também é preciso, praticar atividades físicas e momentos de lazer com amigos e família, são necessários. O ideal é ter um dia apenas para o descanso e lazer, com isso o estudante volta a sua rotina de estudos muito mais focado, tranquilo e relaxado. Isso fará toda a diferença na hora do exame, e claro na elaboração da redação, pois a mente e corpo estarão mais relaxados, ajudando o foco na elaboração do texto.

5) Concentre-se: Na hora da redação, o estudante deve ler atentamente o tema proposto, os textos de base, a fim de compreender de forma plena o que realmente a prova pede do estudante. Fugir do tema proposto é considerado um erro grave na prova, podendo até zerar a nota dessa avaliação.

Os textos base são para o estudante usar com referência na elaboração do seu próprio texto, dessa forma o estudante deve lelos atentamente.

As 5 competências exigidas pela redação Enem 2017

1) Domínio da norma culta da Língua portuguesa escrita: O estudante deve ter o conhecimento dessa competência e conhecimentos da gramática como ortografia, semântica, concordância e regência.

2) Compreender a proposta da redação: Essa competência exige do estudante a compressão sobre o tema proposta e ainda a capacidade de criar e fazer a organização de ideias e ainda fazer a relação sobre o tema de prova.

3) Organizar ideias: Essa competência exige que o estudante faça a seleção de suas ideias sobre o tema proposta, e faça a organização, interpretação e relação dos fatos e das informações, que podem ser apresentadas através de estatísticas, usando dados, metáforas, citações, analogias entre outros.

4) Criar uma boa argumentação: O estudante no decorrer de sua dissertação deve usar argumentos válidos e convincentes que reforcem a ideia central do estudante.

O estudante deve evitar repetições, e conectar as suas ideias e argumentos de forma convivente.

Toda a dissertação tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o estudante aborda o tema da redação e expõe a sua ideia central sobre o tema, no desenvolvimento o estudante deve trabalhar a sua ideia central com argumentos válidos, que convençam o leitor, na conclusão o estudante deve ligar todos os seus argumentos a fim de concluir seu texto, e propor uma proposta de intervenção sobre o problema que foi apresentado no tema de redação, a proposta deve respeitar os diritos humanos,

5) Proposta de intervenção: O estudante nessa competência deve elaborar sua proposta de intervenção para o problema apresentado na redação, deve apresentar a possível solução desse problema. É na conclusão que o estudante faz a sua proposta de intervenção.

http://enem2017.biz/05-dicas-para-voce-passar-na-redacao-do-enem-2017/

))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Abaixo 15 temáticas que tem muitas chances de serem abordadas na Redação ENEM 2017.

1. Inclusão Digital ;

2. Igualdade de gênero no Brasil

3. Doenças virais e casos de saúde pública;

4. Maior idade penal;

5. Tragédias ambientais;

6. Crise Política;

7. Sistema Prisional Brasileiro;

8. Mobilidade Urbana;

9. Relação entre globalização e mudanças climáticas;

10. Avanço em pesquisas cientificas;

11. Direitos trabalhistas;

12. Manifestações populares;

13. Desenvolvimento sustentável;

14. Segurança da informação x Segurança nacional;

15. Crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Nós separamos os temas de acordo com a reunião de assuntos que circulam na sociedade, mas o assunto das provas do ENEM é sempre bem focado em resolver um problema, por isso, se pede que você proponha uma solução na sua redação dissertativa-argumentativa.

http://enem2017inep.com.br/redacao-enem-2017-15-temas-provaveis/

__________________

20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

1. Família: O seu conceito, a discussão sobre as novas formas de família, a adoção, a união e adoção por casais homossexuais, a guarda compartilhada nos casos de divórcio.

2. Água: A falta, os problemas enfrentados pela sua falta, o problema na vida da população do sudeste nos últimos anos e há cerca de um século no nordeste do país. A prova pode solicitar do estudante a discussão das políticas públicas para reverter o problema e também ao comportamento da população para evitar o gasto de água.

3. Mobilidade Urbana: Esse é um problema na maioria dos países, inclusive no Brasil, ainda mais nas grandes cidades do país. A discussão de melhorias e fornecimento de opções de transporte e ainda na melhoria para o uso de transporte alternativo (bicicletas). O tema pode pedir que o estudante trate desse problema analisando o ponto de vista de ciclistas, pedestres e motoristas, além de requerer proposta da melhoria e resolução dos conflitos.

4. Preconceito racial: Um tema bem presente na mídia e nas discussões da população. O tema ainda pode tratar da relação entre o preconceito e o esporte, onde já ocorreu alguns episódios de preconceito. O tema ainda pode discutir sobre o preconceito no cotidiano, suas causas e soluções para esse problema.

5. Campanhas: A vacinação e suas campanhas promovidas pelo Governo tem gerado grande discussão entre a população, ainda mais a vacinação contra o HPV, que é feita em meninas de até 13 anos de idade, e contra o Sarampo. O estudante deve se preparar ainda para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e programa como o Mais Médicos, que mesmo sendo um assunto passado pode vir a tona no Enem 2017.

6. Meio ambiente: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que esta ameaçado devido a extração de petróleo e outros.

7. Redes Sociais: Seu uso, o impacto na vida das pessoas e da sociedade, a ética e a moral nas redes sociais, pode ser o tema da redação do Enem 2017, além de ser atual e presente na vida da maioria das pessoas, as redes sociais ainda desempenham papel de socialização, opinião informação e debate entre as pessoas.

8. Bullying: Uma prática bem atual, esse problema se estende em países no mundo todo, ainda mais no período escolar, onde as crianças e jovens são o principal alvo dessa prática. A redação pode vir a discutir as causas e soluções para esse problema constante e crescente na sociedade atual.

9. Tecnologia: Os avanços tecnológicos estão a cada dia crescendo, com isso muitos debates e discussões também. O assunto pode ser tema de prova da redação do Enem 2017, a discussão dos benefícios, malefícios e impactos na vida das pessoas.

10. Esportes: Com o acontecimento da Copa do Mundo, no Brasil em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o tema dos esportes tem sido muito divulgado, além da discussão da sua importância na vida e formação das crianças, adolescentes e jovens. Com tamanho impacto e importância tem a chance de esse ser o tema de prova.

11. Ocupação: A conscientização dos jovens e adolescentes no país é cada vez maior, a atual cena de ocupação de escolas públicas têm chamado a atenção, trazendo a tona a importância do diálogo e respeito pela opinião desses jovens. O tema pode levantar questões como a importância da Educação e da participação dos estudantes nas políticas públicas para essa importante área.

12. Violência: Um tema sempre recorrente e infelizmente atual, podendo ser o tema de prova, discutindo as causas, políticas públicas e soluções possíveis para esse problema.

13. Crianças: O seu direito, a proteção, e diversas questões atuais relacionados a crianças pode ser o assunto do Enem 2017, sempre atual, cada vez mais importante e necessário.

14. Desigualdade: O Brasil ainda é um país bastante desigual, esse assunto é sempre presente e discutido pela população. O tema pode discutir as causas e possíveis soluções para sanar ou diminuir a desigualdade crescente no país.

15. Estética: A beleza e a estética são assuntos presente na mídia e redes sociais, com uma certa discussão sobre aceitação dos padrões, sendo possível verificar a valorização maior pelas pessoas e até marcas das diferenças de peso, raças e diferentes tipos de beleza e conceitos de estética, podendo ser esse o tema de redação do Enem 2017, devido a sua relevância e atualidade.

16. Sustentabilidade: Muito tem se falado sobre esse assunto, a preservação do meio ambiente através de boas práticas das pessoas e empresas se faz cada vez mais necessária. A prova pode vir a levantar questões como a coleta seletiva, a diminuição de produtos químicos e poluentes no meio ambiente entre outras questões relacionadas.

17. Aedes Aegypti: O mosquito que vem assolando o pânico na população nos últimos anos, devido a ser o agente transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre Chikungunya. A prova deve discutir as políticas públicas para evitar o problema e alternativas para diminuir ou solucionar a epidemia causada por esse mosquito.

18. Geração de energia: Esse pode ser tema de prova, devido a grande importância para todos, vindo a discutir as fontes não renováveis como petróleo, gás natural e carvão mineral, e as fontes renováveis como a energia eólica (ventos), energia solar e também energia das águas. O tema pode vir a discutir a mudança das energias não renováveis pelas renováveis, seus impactos, benefícios e mudanças causadas na vida das pessoas e do meio ambiente.

19. Redução da maioridade penal: No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, porém a uma discussão e projeto de lei para a diminuição da idade penal vir a ser de 16 anos no país. A prova pode discutir as razões, benefícios, malefícios e causas da diminuição da idade penal no Brasil.

20. Liberdade de expressão: A mídia, as redes sociais, são sinônimos de expressão e liberdade, porém é discutido até onde é possível exercer esse direito sem ferir o outro.

Esses são apenas alguns temas possíveis para a prova de redação do Enem 2017. O estudante deve ficar sempre bem informado para estar preparado e com conhecimento sobre variados temas e assuntos para fazer uma boa prova de redação no Enem 2017.

Cartilha Redação Enem 2017

Gostou? Continue a acompanhar as dicas do Enem 2017!

http://enem2017.biz/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

_______________________

... entenda as 5 competências cobradas pelo Enem e como são os critérios de avaliação dos corretores do MEC.

https://foconoenem.com/guia-de-redacao-do-enem/

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

A primeira competência cobrada é o domínio de gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa e suas aplicações. Serão observados os conhecimentos sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados á ortografia, regência, concordância e semântica.

O que será avaliado?

Diferença entre a modalidade oral e escrita;

Atenção á ortografia e as regras gramaticais;

Estética geral do texto e o respeito ao número de linhas;

Ausência de marcas da oralidade;

Precisão vocabular;

Colocação das letras maiúsculas e minúsculas;

Divisão silábica na mudança de linha (translineação).

Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência cobrada na Redação do Enem, é a compreensão da proposta. Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las em um texto. Para isso é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.

O que será avaliado?

Compressão da proposta: evite ficar preso aos textos motivadores, não os copie, mas também não deve ignorá-los;

Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;

Se o aluno sabe estruturar uma texto dissertativo.

Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Na terceira competência é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista. Tudo que será escrito na Redação do Enem precisa estar fundamentado em algo verdadeiramente comprovado e real. O aluno pode usar dados estatísticos, analogias, metáforas (comparações), fatores com causa e consequência, enumerações e citações.

O que será avaliado?

Progressão qualitativa (relação de sentido entre as partes do texto);

Ordem lógica entre as ideias apresentadas;

Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;

Encadeamento de ideias: cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.

Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nessa competência, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso. Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam, além de serem sólidas, estar ber articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem elaborados. A utilização de conectores deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.

O que será avaliado?

Estruturação dos parágrafos: Em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal á qual se ligam as ideias secundárias;

Estruturação dos períodos: Os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.

Use de referências: Os lugares, pessoas, coisas, dados, informações e fatos quem são introduzidos devem ser retomados, á medida que o texto vai progredindo. Referências podem ser expressas por meio de pronomes, advérbios, e artigos.

Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

A competência cinco é a mais importante, pois a elaboração de uma solução do problema proposto é a mais criteriosa entre os corretores e onde os alunos possuem mais dificuldade.

O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado. Ao concluir seu texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.

A proposta de intervenção deve ser ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e meter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.

O que será avaliado?

Presença de proposta;

Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;

Possibilidade de ser executada: A solução que eu apresento é viável?

Respeito aos Direitos Humanos: A intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Conclusão

O Guia de Redação do Enem, descrito acima foi feito com base no Guia do Participante: A redação no Enem 2013, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) e comentários de professorese especialistas de cursinhos preparatórios. Além das dicas acima, você também pode conferir 10 passos para uma Redação nota 1000 aqui no Foco no Enem.

Não se esqueça de deixar um comentário sobre o que achou e compartilhar com os amigos nas redes sociais! Se tiver alguma dúvida, comente que responderemos o mais rápido possível! 🙂

https://foconoenem.com/guia-de-redacao-do-enem/

_____________________

Quais são os 8 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

1) Epidemias, Redação do Enem 2017: As constantes epidemias no mundo atual assustam e preocupam toda a população atual do mundo, com isso os governantes buscam as melhores formar de tratar e controlar essas constantes epidemias, e como é assunto sempre presente na mídia e na sociedade pode ser o tema escolhido pelo Enem 2017 para a sua prova de redação.

Cartilha Redação Enem 2017

2) Mudanças climáticas, Redação do Enem 2017: Uma das grandes questões discutidas pela sociedade atual é a constantes mudanças climáticas que ocorrem todos os anos, cada vez mais atualmente. Com isso a prova pode tratar sobre o aquecimento global, desastres naturais, acidificação dos oceanos, aumento das temperaturas, que a cada ano aumentam significativamente, diminuição da camada de gelo do ártico, aumento do nível do mar, entre outros fenômenos decorrentes de mudanças climáticas e do aquecimento global.

3) Direitos civis, Redação do Enem 2017: Atualmente a sociedade tem discutido grandes assuntos que são de extrema relevância para toda a sociedade, como diversos direitos civis, que estão sendo conquistados principalmente pelos grupos de minoria que sempre enfrentaram grande preconceito e seus direitos civis diminuídos, como atualmente se busca cada vez mais igualdade entre os seres, a tendência é que temas assim sejam recorrentes em provas e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

4) Os avanços científicos atuais, Redação do Enem 2017: Nos últimos anos a sociedade presenciou vários avanços científicos, que são e serão de grande relevância no modo de vida da população mundial, dessa forma pode ser o tem da redação do Enem 2017, que pode tratar da descoberta da novos tipos de antibióticos, exclusão de plutão que não é mais considerado um planeta, ondas gravitacionais, e outros avanços científicos que estão em discussão ultimamente no mundo.

5) Conflitos no mundo, Redação do Enem 2017: Com a crescente taxa de conflitos no mundo todo, esse pode ser um dos temas da prova de redação do Enem 2016, como conflitos na Rússia, Ucrânia, países islâmicos, e países da África, podem ser um dos temas abordados durante as provas do Enem 2017, e pode ser o escolhido para a prova de redação.

6) Poluição e seus impactos, Redação do Enem 2017: Esse é um tema bem discutido por todos, e o Enem pode tratar dele durante a sua prova de redação do Enem 2017, e falar da poluição das águas, do ar, do solo, por meio de intervenções químicas e a constante degradação de um ecossistema.

7) Globalização, Redação do Enem 2017: Com o mundo cada vez mais globalizado e sofrendo os impactos da globalização, o tema pode ser o escolhido para ser o tema da redação do ENEM 2017.

8) Violência urbana, Redação do Enem 2017: Com as crescentes taxas de violência urbana no Brasil e no mundo esse pode ser o tema da redação do Enem 2017.

Os temas tratados são apenas uma hipótese do tema que será tratado na prova de redação do Enem 2017, devendo o candidato ao Enem 2017 estar sempre bem preparado e informado sobre os diversos assuntos da mais variadas áreas que são discutidos e apresentados no dia a dia, e amplamente divulgados pela mídia e sociedade atual.

O estudante que queira estar bem preparado deve estudar sobre os assuntos citados no texto, e ainda buscar novos temas e assuntos que possam ser o tema proposto na redação do Enem 2017, o que garante assim que o participante estará interado do que acontece no mundo, e a possibilidade de uma melhor nota na prova de redação do Enem 2017, pois terá o conhecimento e a habilidade sobre o tema.

As 5 Competências cobradas na Redação Enem 2017

Cada competência da redação do Enem 2017 vale 200 pontos, e totaliza as 5 competências 1.000 pontos, nota máxima que o estudante pode tirar nessa prova.

As 5 competências cobradas são respeitar a norma culta escrita da Língua Portuguesa, ter uma boa argumentação, obedecer ao tema proposto, organizar as idéias no texto, e criar uma proposta de intervenção para o tema da redação do Enem 2017.

http://enem2017.biz/8-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

__________________

20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

enem2017.biz/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

Avaliação: 4,8 - ‎327 votos

31 de out de 2016 - Veja aqui, quais são os possíveis temas da prova de redação do Enem 2017.

8 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017

enem2017.biz/8-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

Avaliação: 4,7 - ‎104 votos

23 de fev de 2016 - 8 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está com a sua edição de 2017 cada vez mais ...

REDAÇÃO ENEM 2017: 15 Temas Prováveis

enem2017inep.com.br/redacao-enem-2017-15-temas-provaveis/

Avaliação: 4,4 - ‎72 votos

Saiba aqui alguns possíveis temas para a Redação ENEM 2017. Conheça métodos para descobrir o tema da Redação ENEM 2017 e os 15 possíveis temas.

Conheça os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2017 | infoEnem

https://www.infoenem.com.br › Redação

8 de fev de 2017 - Conheça os 20 possíveis temas que podem aparecer na redação do Enem 2017. Além disso, assista o vídeo explicando cada tópico.

13 Possíveis Temas de Redação do Enem 2017 - Hora do Enem

www.horadoenem.org/possiveis-temas-de-redacao-do-enem-2016/

13 Possíveis Temas de Redação do Enem 2017, acesse e saiba tudo sobre os temas do Enem, o que cai na prova, não perca tempo, confira!

Possíveis temas de redação do Enem 2017 - Hora do Enem

www.horadoenem.org/possiveis-temas-de-redacao-do-enem-2017/

Possíveis temas de redação do Enem 2017. Veja mais informações sobre os temas que podem cair na redação do Enem 2017 e começa a estudar agora ...

Cursinhos apontam temas possíveis para a redação do Enem | Guia ...

guiadoestudante.abril.com.br/...enem.../cursinhos-apontam-temas-possiveis-para-a-red...

19 de ago de 2016 - Cursinhos apontam temas possíveis para a redação do Enem ... São assuntos possíveis também nos vestibulares 2017, como o da Fuvest e ...

5 Temas Para A Redação Do ENEM 2017 - Canal Do Ensino

https://canaldoensino.com.br/blog/5-temas-para-a-redacao-do-enem-2017

Está se preparando para o Enem 2017? Além de estudar todas as matérias e praticar a redação, você precisa conhecer os possíveis temas da redação do ...

Professores listam 10 assuntos que podem ser tema da redação do ...

oglobo.globo.com › Sociedade › Educação › Enem e vestibular

Professores listam 10 assuntos que podem ser tema da redação do Enem ... autora do livro 'Redação Excelente', aposta no tema, porque, além de ser uma ...

17 Possíveis temas de Redação ENEM 2017 - Vestibular

vestibulardicas.com/possiveis-temas-de-redacao-enem-2016/

8 de fev de 2017 - 17 Possíveis temas de Redação ENEM 2017. Todos os anos os alunos ficam na expectativa para saber qual é o tema da redação, para isso ...

__________________

http://enem2017inep.com.br/redacao-enem-2017-15-temas-provaveis/

http://enem2017.biz/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

http://enem2017.biz/8-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2017/

_____________

ema da redação do Enem de cada ano

Tema Enem 1998: Viver e aprender

Tema Enem 1999: Cidadania e participação social

Tema Enem 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

Tema Enem 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

Tema Enem 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

Tema Enem 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

Tema Enem 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

Tema Enem 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

Tema Enem 2006: O poder de transformação da leitura

Tema Enem 2007: O desafio de se conviver com as diferenças

Tema Enem 2008: Como preservar a floresta Amazônica

Tema Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Tema Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Tema Enem 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

Tema Enem 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

Tema Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Tema Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Tema Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Tema Enem 2016: Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil

A redação do Enem sempre traz assunto amplamente discutido pela sociedade brasileira, sempre contextualizando com fatos e acontecimentos do mundo, que são relevantes e de importante discussão.

Para fazer uma boa prova de redação no Enem, o estudante deve ficar bem informado dos principais temas discutidos pelas pessoas. A redes sociais são uma importante meio de discussão, já que as pessoas tendem as expressar sua opiniões nessas plataformas.

http://enem2017.biz/dicas-para-voce-manter-se-atualizado-para-o-enem-2017/

https://foconoenem.com/guia-de-redacao-do-enem/
Enviado por J B Pereira em 07/03/2017
Código do texto: T5934007
Classificação de conteúdo: seguro