Trairi-CE, turismo e segurança

Fortaleza, 1º de novembro de 2016.

Exmº Sr. Dr. Marcos Henrique Ferreira Prado

M.D. Prefeito Eleito para o Município de Trairi-CE

Trairi -Ceará

Sr. Prefeito:

“O Trairi, município citado como o 21º lugar no ranking das 50 pequenas cidades brasileiras e o 3º no Estado do Ceará que apresentam melhor desenvolvimento econômico para se fazer negócios, dentre as 348 cidades com população entre 50.000 e 100.00 habitantes, cuja lista foi divulgada na edição 1.100ª da Revista EXAME e republicada pelo Jornal Diário do Nordeste, edição de 25 de novembro de 2015, revela o seu potencial para o setor de serviço e geração de emprego, com destaque, a indústria do turismo”.

Proposição – Turismo com Segurança

Com este conceito, haveremos de entender que o município de Trairi tem um rumo adequado ao crescimento tão almejado pela sua população e por uma administração moderna quanto transparente que já se avizinha.

A vocação do Trairi pelo turismo segue uma tendência que se perde no tempo, com repercussões nacional e internacional, com diversificadas motivações e bons atrativos. Com uma localização privilegiada em um dos mais belos segmentos praianos e próximo à capital cearense, incluindo um deslumbrante percurso sobre caminhos rodoviários de alta performance, tudo faz entender se tratar de um paradisíaco local de lazer que se completa com uma gigantesca cadeia logística para todos os gostos e refinadas exigências e que preenche todas as expectativas de quem nos visita a procura de descanso, recreação, conforto e descontração em todas as temporadas a qualquer estação, sobretudo, nos frequentes finais de semana. Trairi, um destino bem turístico. Mariscos, brisa, praia, sol, sal e mar estão todos juntos ali.

Diante de tantos adjetivos que se possam atribuir à capacidade e vocação turística deste município em breve sob a inspiração do vosso Governo, resta acrescentar algo que ora vagueia como vacância mas necessário para completar a oferta de apreço à política de turismo, atividade esta que há muito vem sendo citada como uma das grandes fontes de renda deste município sob os auspícios de Nossa Senhora de Livramento. Refiro-me ao preenchimento da carência da atividade de segurança pública que possa ser complementada e abraçada pelo município como função urbana na proteção do contingente turístico que se dispõe em nos dar a honra em permanecer nos ambientes da estrutura trairiense, sugerindo, para ontem, que o município passe a complementar as atividades policiais inerentes ao poder executivo do Estado do Ceará, mas especificamente junto ao turismo, dentro do princípio constitucional de que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Turismo e segurança sempre andam pari passu e não há como separá-los pois causaria visíveis prejuízos ao trade turístico, mudando sua rota. Talvez o maior atrativo que possa induzir alguém a viajar a lazer para qualquer lugar seja a certeza de retornar com sua boa integridade física e bem estar emocional, tudo sem nenhuma avaria e desconforto causados pela previsível violência, sobretudo, em se tratando de viagens terrestres, pois os viajantes ficam sujeitos aos vários desafios em todo o percurso, incluindo aí o perigo durante o tráfego nas estradas e a ação de criminosos a cada local por onde possa se encontrar.

Considerando que o turismo no Trairi mostra-se mais intensificado ao longo da sua extensa orla marítima, ainda que o seu território como um todo tenha grande potencial turístico, sem entrar em detalhes, quero aqui apenas sugerir a adoção de uma programação de segurança urbana que possa assegurar a qualquer hora uma rotineira atividade de vigilância ostensiva e de apoio sobre todos os deslocamentos da população flutuante ou habitante ao longo da praia atlântica desde o distrito de Guajiru ao imponente Mundaú, tomando como centro o Triângulo rodoviário que distribui o tráfego para Flexeiras-Guajiru e para Emboaca-Mundaú, com uma presença ostensiva-preventiva diuturna sem solução de continuidade e uma cobertura feita por um mínimo de duas viaturas da segurança urbana a cargo da Prefeitura sob vossa administração, tendo uma Guarnição composta de agentes municipais treinados e compromissados com os anseios da política de turismo que caracteriza a grande fonte de renda para a população trairiense. Com uma base fixa assentada nas imediações do referido Triângulo, ali como ponto estratégico os agentes urbanos tomam conhecimento de toda a movimentação turística, garantem tranquilidade a quem trafega pelos caminhos do turismo, prestam informações úteis, orientam e podem garantir o deslocamento aos diversos destinos de cada visitante, sendo necessário, acompanhando-o como batedor até o local de interesse, com destaque para os horários noturnos, quando a insegurança pode aflorar com mais veemência, enquanto uma viatura sempre se desloca para manter vigilância sobre os vários e distintos estabelecimentos que compõem a teia turística, suas rotas e locais relacionados.

A constante presença de uma viatura no já citado Triângulo Rodoviário colabora para garantir aos usuários em tráfego pela via do turismo uma sensação de segurança, aumentando a demanda do turismo enquanto faz crescer a confiança na pessoa do administrador municipal, atitude antes nunca experimentada por outras administrações.

Que para maior garantia de uma segurança urbana orientada na proteção ao turismo como uma atividade de relevante interesse para a administração municipal e fonte propulsora de emprego e renda, preferentemente, que este patrulhamento esteja vinculado, para efeito de aplicação, ao setor de turismo, a quem fica subordinado, unificando o comando das atividades inerentes à indústria do turismo local.

“Todos os caminhos levam ao turismo no Trairi.”

O sucesso de uma administração é o desenvolvimento do seu povo.

Manoel Damasceno de Souza

Mdsweb44@gmail.com

(Este assunto foi enviado ao prefeito eleito do Município do Trairi-CE em 03.11.2016, mas que se pode adaptar aos diversos municípios que tenham alguma vocação turística, quer tenham ou não localização geográfica na orla marítima).

Assunto relacionado, leia: Rio Trairi-Ce – uma fonte turística

http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/5934977