* Momento Itajubense * 16/02/2017 - Prefeitura de Itajubá atrasa entrega de carnês do IPTU impedindo pagamento com desconto / Itajubá volta a ficar sem bibliotecas / Justiça libera notícias sobre Marcela Temer /Arte no Rebourgeon / Fotos na Unifei

(Este boletim está sendo publicado enquanto o portal Momento Itajubense não é restabelecido)

Moradores e comércio de Itajubá estão sem receber os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU - deste ano, da Prefeitura, o que não permite que eles paguem o tributo com desconto, o que só pode ser feito até o fim do mês.

Telefonemas para a prefeitura de nada adiantam e o cidadão itajubense tem que se deslocar até o Centro Administrativo, que fica no bairro Estiva, afastado do Centro da cidade, para pagar o imposto.

Biblioteca Municipal Antônio Magalhães Lisboa,

da praça Theodomiro Santiago,

é fechada, definitivamente

- Depois de ficar fechada durante mais de um mês, desde o final do ano passado, a principal biblioteca pública municipal de Itajubá, na praça Theodomiro Santiago, será transferida para as dependências da Biblioteca Infanto-Juvenil Bernardo Guimarães, no bairro Morro Chic, ao lado da Rodoviária, que não foi reaberta desde o final do ano passado, conforme informa a Prefeitura de Itajubá, em seu sítio virtual.

A prefeitura promete, agora, que a biblioteca agora única vai ser reaberta daqui a trinta dias. Só não se sabe se com os mesmos funcionários e como serão colocados juntos os dois acervos.

Aliás, a biblioteca cancelou suas assinaturas de jornais e revistas, além de se desfazer de todos suas coleções de jornais da cidade.

O fechamento da Biblioteca Antonio Magalhães Lisboa é mais um sinal da catastrófica administração municipal da Cultura de Itajubá, que além de censurar e suspender o festival de Cultura - FICA/Itajubá, desativou e fechou o Museu Wenceslau Braz. Afinal, de que serve a Secretaria Municipal de Cultura de Itajubá e seu secretário ?

Justiça volta atrás e libera reportagens

sobre chantagem a Marcela Temer

De Brasília (DF) - Antonio Carlos Campos

- O desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, suspendeu nesta quarta-feira, 15, a liminar que proibia os jornais Folha de S.Paulo e O Globo de publicar notícias sobre a chantagem e roubo de mensagens do celular da primeira-dama Marcela Temer.

A liminar suspensa havia sido obtida, na semana passada, pela Presidência da República. Os jornais, assim como imprensa em geral, estão assim liberados a publicar notícias sobre o hacker Silvonei José de Jesus Souza, que se encontra preso depois de tentar extorquir a primeira-dama.

Ele ameaçou divulgar uma conversa obtida no celular onde dizia que jogaria o nome do presidente Michel Temer "na lama".

O conteúdo do diálogo não consta do inquérito policial que serviu para prender e condenar o hacker. Na chantagem, ele diz que o diálogo versa sobre a relação de Temer com um marqueteiro.

A liberação aconteceu atendendo recurso do jornal Folha de S.Paulo.

Arte e Música no Rebourgeon

- Acontece, sábado, 18 de fevereiro, a partir das 14 hs, ou duas horas da tarde: nova edição do Sarau na Periferia, evento realizado pelo Ateliê, com apoio da Prefeitura de Itajubá, tendo como atrações:

2 Tons, Teatro D´Efeito, Capoeira Liberdade do Brasil, Frenetic Attack e Cia. D2 de Palhaçaria.

Mostra de Fotografia na Unifei

- A Universidade Federal de Itajubá - Unifei promove a exposição de fotos “Do anoitecer ao amanhecer”, do professor Cléber Gonçalves, no campus de Itajubá - saguão da Biblioteca Mauá , de 20 de fevereiro a 20 de abril.

o professor Cléber fala sobre sua vida profissional e sua relação com a Fotografia.

Diretoria de Cultura da Unifei (DC): Para quem ainda não conhece, quem é o prof. Cléber Gonçalves?

Prof. Cléber Gonçalves (CG): Sou formado em Engenharia e atuo como professor desde o início da minha carreira. Atualmente, sou responsável pelas disciplinas de Finanças, Mercado de Capitais e Engenharia Econômica na Unifei. Fotografia é um hobby que eu levo muito a sério, já estudei muito e também já pratiquei muito essa arte. Já pratiquei diversos estilos de fotografia: retratos, eventos sociais, natureza, família, arquitetura; mas o que mais me atrai é o desafio. Não tenho um estilo favorito. O que eu realmente gosto é de fazer aquele registro desafiador, seja pela técnica, pela paciência ou pelo desgaste físico.

DC: O que sua exposição retrata?

CG: Essa exposição retrata minha visão pessoal de paisagens e arquitetura que vemos todos os dias. “Do anoitecer ao amanhecer” é uma exposição focada em fotografias noturnas. Essa escolha foi feita pois, durante a noite, posso fazer com que minhas interpretações pessoais sobre o tema fotografado possam se destacar.

DC: Quando você começou a fazer este tipo de registro e qual sua inspiração?

CG: Sempre gostei de Fotografia e Cinema, mas foi a partir de 2013 que comecei a estudar mais e praticar muito. Não sou fotógrafo. Como em qualquer outra profissão, um profissional da Fotografia deve ter formação acadêmica concluída ou, então, reconhecimento amplo da sociedade sobre sua atuação nessa área, e eu não tenho nenhum desses requisitos. Em 2013, comecei a me dedicar mais à Fotografia, mas os registros de fotografia noturna começaram em 2014. Minha inspiração para esse tipo de registro é o desafio. Sempre tem um desafio para conseguir esses resultados, seja o frio, a caminhada, a técnica, as noites inteiras acordado. Minha inspiração vem da dificuldade em alcançar o resultado que desejo.

DC: A sensibilidade da fotografia sempre nos mostra ângulos muitas vezes inimagináveis e faz o trivial se mostrar incrível. Para os que estão começando a se aventurar na Fotografia, qual dica você daria para conseguir a foto perfeita?

CG: Minha primeira dica é nunca conseguir a foto perfeita. Faça sempre o melhor que puder em cada situação, mas nunca chegue à conclusão de que conseguiu uma foto perfeita. Você só vai se desenvolver na Fotografia se estiver ciente de que sempre pode fazer melhor. Outra dica é praticar muito. Quanto mais você erra, mais você aprende e, mudando um pouquinho o ditado popular, 'a prática te aproxima da perfeição'. Por fim, uma boa fotografia pode acontecer por acaso, mas se você quer melhorar suas fotos e sempre conseguir bons resultados, estude e planeje bem antes de apertar o botão da câmera.

Para agendar visitas de grupos escolares à exposição, envie e-mail para flaviamotta@unifei.edu.br ou ligue para 3629-1769/3629-1229.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 16/02/2017
Reeditado em 16/02/2017
Código do texto: T5914265
Classificação de conteúdo: seguro