* Momento Itajubense * Boletim de 13/02/2017 - Falece o empresário e ex-prefeito Saulo Germiani / Cidades do Sul de Minas estão sob risco de febre amarela

- Este boletim vem sendo editado enquanto não é restabelecido o Portal Momento Itajubense -

- Com pesar noticiamos o falecimento, na madrugada do último sábado - 11/02/2017 - do empresário e ex-prefeito de Itajubá , Saulo Germiniani, aos 76 anos de idade. O enterro está previsto para as 17h desta segunda-feira, no cemitério da cidade.

Saulo Germiniani foi prefeito de Itajubá de 1993 e 1996. Ele deixa esposa, quatro filhos e netos.

Áreas urbanas das cidades mineiras estão também

sob risco de febre amarela, segundo especialista

- O risco de febre amarela urbana em Minas Gerais é real, disse esta semana a pesquisadora da Universidade Federal de Lavras - UFLA - Joziana Barçante. O último relatório divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais registrava, até sexta-feira (10), 68 mortes e 987 casos da doença em 39 municípios. Por enquanto apenas dois: Delfinópolis e Passos - com duas mortes e quatro casos, no Sul de Minas.

Entretanto, vários macacos morreram com a doença em cidades sulmineiras, próximas a Itajubá, como Três Pontas. A primeira morte de um macaco com febre amarela confirmada aconteceu, no começo do mês em Poços de Caldas. O corpo do animal foi localizado em 25 de janeiro no Centro da cidade.

Houve, também, registro de macacos mortos por febre amarela nas cidades de Varginha, Lavras, Campestre, Claraval, Andradas, Caldas, Ibitiúra de Minas, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Toledo e Campanha.

Risco do ciclo urbano

A febre amarela causa insuficiência renal e hepática e pode levar à morte. Existem dois ciclos de infestação, um silvestre e outro urbano. Na mata, o vírus circula naturalmente, entre mosquitos e algumas espécies de macacos. No ciclo urbano, uma pessoa infectada pode manter a circulação do vírus ao ser picada pelo pernilongo, que se torna o novo hospedeiro da doença e pode transmiti-la para outras pessoas.

-- Os mosquitos do gênero Haemagogus e S. Cleropterius mantêm o vírus da febre amarela circulante no ambiente silvestre, mas, quando a pressão viral aumenta muito, ou em função dessa invasão de ambiente silvestre, a gente pode ter o vírus passando a circular no ambiente urbano. Se você tem o indivíduo infectado no ambiente urbano, onde tem o mosquito transmissor, que é o Aedes aegypti (e o Aedes albopictus também), você pode ter o ciclo da doença se instalando no ambiente urbano", explica a pesquisadora da UFLA, Joziana Barçante.

A Prefeitura de Itajubá informou que vem realizando uma campanha de vacinação nos bairros rurais do município e que postos de saúde, como do Mercado Municipal, dispõem de vacinas para a população em geral.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

-------------------------------------------------------------------------

Imobiliária Gorgulho - Onde você encontra o seu imóvel -

próxima ao Fórum de Itajubá

---------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

--------------------------------------------------------------------

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 13/02/2017
Reeditado em 13/02/2017
Código do texto: T5911084
Classificação de conteúdo: seguro