Uma Instituição amiga da sociedade

Num país onde a violência cresce diariamente e há poucos exemplos de boa conduta moral e ética, o Policial Militar é uma das importantes ferramentas para mudar essa realidade. Tem-se notado a importância da PM no combate ao crime, visto o número de armas recuperadas, pessoas presas em flagrantes, veículos localizados. Além disso, a instituição tem orientado jovens através de programas sociais, como educação preventiva aos perigos das drogas; judô. Por isso, fornecendo às pessoas segurança e educação, o trabalho policial tem grande valia.

A quantia de crime faz com que os militares sejam empenhados a toda hora para manter a ordem e a paz na sociedade. Os diversos tipos de delitos, como: ataque a carro-forte, agências bancárias, trazem risco à vida de pessoas, com isso, muitos policiais dedicam-se em período integral para protegê-las. Desse modo, nota-se que o PM tem papel vital para manter a população em segurança, pois ele está comprometido a aprimorar-se e, se necessário for, sacrificar a própria vida para salvar outrem.

Somado a isso, a PM tem instruído os jovens quanto ao risco das drogas, as quais são a porta de entrada na prática de furtos, através de programas sociais. O crescente número de menores que ingressam na criminalidade fez com que a instituição desenvolvesse ações comunitárias, tais como: palestras sobre os perigos das drogas, prática de judô, que tem como pilares: a disciplina e o respeito, a fim de coibir o uso de entorpecente. Assim, com esses recursos, as crianças entendem os males dos narcóticos e aprendem a respeitar o próximo por meio do esporte.

Dessa forma, constata-se a importância da PM para as pessoas, fornecendo-lhes segurança e educação às crianças. Para tal, ela tem dado inúmeros treinamentos aos militares e tem buscado meios para educar os jovens. Portando, a população tem além duma instituição que a proteja, também alguém que ensine bons valores aos seus filhos.