Mania Nossa De Cada Dia

Eu tenho algumas manias, mas quem não tem?

Existem pessoas que possuem dúvidas de qual pé por primeiro ao entrar pelo vão da porta. Outras só entram se for com o pé direito. Aí, a superstição virou mania. Já ouvi falar de pessoas que tem a mania de por o pé somente numa determinada parte da calçada, seja nas emendas, seja nas partes mais escuras ou claras. Ou, ainda, evitam pisar nessas partes por algum motivo qualquer que nem imaginam direito. Pura mania.

Há outras. Por exemplo, quando saímos de casa, fechamos a porta e ouvimos claramente o barulho da fechadura. Pronto! A porta está trancada. Mas, no entanto, costumamos dar uma viradinha desconfiada para trás e dar um puxão na porta para ter a “certeza” de que ela está efetivamente trancada.

Outra mania é com a luz. À noite, quando saímos de um cômodo para o outro, para irmos dormir, por exemplo, apagamos a luz. Momentos depois, voltamos ao local anterior para constatarmos se de fato apagamos a luz. Parece sem sentido...

Tem umas manias que são ainda mais curiosas. Em particular, tenho um amigo que tem a seguinte mania: tocar sistematicamente em coisas. Quando saí na rua com ele, percebi que tinha a “necessidade” de tocar em todos os postes da calçada na medida em que caminhava. Quando ele percebeu que eu já havia descoberto, inventou uma desculpa qualquer sem sentido. Deixei pra lá!

Eu já tive uma dessas "loucuras". Ficava somando mentalmente as placas dos veículos que passavam na frente da minha casa ou quando eu andava a pé para a escola. No final, tinha que dar 7 que para mim era o número da sorte. Eu sempre arrumava um jeito para chegar nesse resultado. Somava ou diminuía, quando não dava certo, multiplicava ou dividia. Quase sempre chegava ao resultado que eu queria, mas quando isso não acontecia eu imaginava que aquele dia seria difícil. Ainda bem que isso acabou na minha vida!

Essa questão de quantificar as coisas é uma mania que eu até acho interessante. Sei de casos de pessoas que para fazer uma redação na escola ou na faculdade, por exemplo, iniciam umas três ou quatro vezes, não por que existe algo errado, mas porque existe a "força de hábito" de meter um três ou quatro em qualquer coisa que tenham de iniciar.

Há as pessoas que tem a sensação momentânea de perda da realidade. Minha falecida tia sofria disso. Tinha a sensação de que ela própria deixou de existir. Imaginava que tudo à sua volta parecia o resto do mundo, mesmo que as pessoas estivessem falando, andando e agindo como de costume. Apenas, ela não sabia como, tinha a sensação de que não pertencesse aquele resto de mundo. Sua tia era maluca! Você poderá estar pensando. Não, ela era uma pessoa bem centrada e muito estudiosa.

As manias fazem parte da nossa vida. Acredito que todos nós tenhamos “sofrido” de algum tipo de mania, em alguma fase da vida. Não são de todo ruins. É a mania nossa de cada dia.

Alex Lorenzo
Enviado por Alex Lorenzo em 22/01/2017
Reeditado em 23/01/2017
Código do texto: T5889889
Classificação de conteúdo: seguro