O Complexo de Vira-latas

O termo "complexo de vira-latas" foi cunhado pelo cronista Nelson Rodrigues após a derrota brasileira contra o Uruguai, no Maracanã. Ela sintetizou o sentimento dos brasileiros logo após assistir, em casa, aos uruguaios derrotarem a seleção brasileira de futebol.

Mesmo passado vários anos após a fatídica derrota, o sentimento de inferioridade do Brasil frente as outras nações ainda persiste: "tudo o que vem de fora é sempre melhor das coisas produzidas e criadas aqui" — o que leva diversas empresas nacionais a se parecessem estrangeiras. Recentemente, a primeira série original da Netflix, empresa de vídeos por "streaming", produzida e criada aqui serviu como exemplo do quanto o brasileiro sente-se inferior: aclamada lá fora, os "sites" tupiniquins especializados correram para destacar todos os pontos negativos da série, sem se preocuparem em citar as dificuldades que se é produzir uma coisa do tipo no Brasil.

Antes mesmo de qualquer atitude para tirar o país da crise e do atrasado na qual se encontra, os brasileiros devem orgulhar-se de si mesmos; exaltar mais suas conquistas e, inspiradas nelas, resolver as mazelas tão exploradas em filmes, novelas e etc — mazelas estas que poucos realmente correm para resolver.

Escritor ao vento
Enviado por Escritor ao vento em 17/12/2016
Código do texto: T5855925
Classificação de conteúdo: seguro