Como resolver a situação do sistema carcerário brasileiro?

As condições das penitenciárias brasileiras são precárias há muito tempo. Muitos de nós ficam chocados quando veem massacres como o Carandiru acontecerem. Claros sinais de execução foram mostrados no exame de balística. Ficamos mais chocados ainda quando vemos que os policiais envolvidos no caso foram absolvidos. A superlotação, a falta de saneamento básico em várias penitenciárias e o controle que o PCC e outras organizações criminosas exercem nas penitenciárias são uma evidência de como a gestão dos presos é defeituosa.

Como vamos resolver o problema? Algumas ONGs como as Apacs tem apresentado bons resultados, tendo até recebido elogios do Poder Judiciário. Os detentos realizam a limpeza e o preparo da comida. Não há agentes penitenciários nas Apacs e as celas ficam abertas durante o dia. Resta saber se as Apacs não favorecem a fuga, já que não há dados acerca do assunto. Há também a proposta de privatização dos presídios. Os detentos iriam gerir alguns serviços do presídio assim como nas Apacs. Com certeza os gastos seriam menores, o que seria ótimo para o Estado, que gasta com presos quase o triplo do custo por aluno. Enfim devemos exigir que o Estado e o Poder Judiciário tratem o preso de uma maneira imparcial, assim como está previsto no nosso Código Penal.

Maia Paulista
Enviado por Maia Paulista em 16/12/2016
Código do texto: T5854926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.