Aposentadorias e pensões

Creio que foi no tempo de Figueiredo que passei a prestar mais atenção nos graves problemas do sistema previdenciário e das perdas constantes dos aposentados e pensionistas. O fenômeno, por exemplo, de uma pessoa que se aposenta com dez salários e logo está com dois...

Um ponto poucas vezes mencionado na mídia é que o INSS não paga benefícios embora apregoe. O que ele paga são prêmios de seguros. Os trabalhadores são descontados pela vida afora até se aposentarem, portanto estão pagando um seguro, cabe ao INSS administrar esse dinheiro e pagar o que deve aos que se aposentam. A Previdência é auto-sustentável.

Outro ponto importante é que a Previdência não tem que dar lucro, não foi feita com esse propósito. A sua função é pagar aposentadorias e pensões, apenas isso. É óbvio, mas parece que é preciso ser dito.

Em tese não poderia existir rombo algum no sistema previdenciário, e se há é por conta de desvios e roubos. Aí cabe ao governo injetar dinheiro no sistema, e pronto. Afinal sempre aparece dinheiro para obras faraônicas e questionáveis como a Transamazônica, a Copa do Mundo, as Olimpiadas; ou para socorrer bancos em crise, como se fazia no tempo de FHC, ou para socorrer estados inadimplentes, como se fez agora, sem falar nessa ominosa dívida externa em si suspeitíssima, pois não foi feitas ao longo das décadas para beneficiar o povo.

Sabemos que o PT quebrou o país, constatamos isso a olhos vistos. Para consertar, porém, é preciso entender que o país é o povo ou vice-versa. Não faz sentido querer consertar o país sacrificando o povo mais do que já está. Essa infelizmente a tônica no Brasil década após década.

Sabe-se que o INSS possui imóveis em desuso que poderiam ser vendidos; que ocorrem fraudes; que existem super-salários e super-aposentadorias.

Eu penso que uma reforma previdenciária não pode sacrificar mais ainda aposentados, pensionistas e trabalhadores. Vejo uma solução muito simples: que todos os políticos renunciem solenemente às suas mordomias (como o apartamento gratuito em Brasília; enquanto isso os humildes trabalhadores, se deixarem de pagar o aluguel são despejados mesmo). A verba das mordomias seria então canalizada integralmente para pagar aposentados e pensionistas.

Seria isso tão difícil assim? Não podem os grandes sacrificar-se um pouco?