"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = RELATOS POR INTEIRO DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA =

"TENHO MUITA SAUDADE DAQUELAS VIAGENS NOTURNAS COM MEUS PAIS E IRMÃOS"

O AGENTE FERROVIÁRIO, TÃO AGUARDADO, ANUNCIAVA ESTRONDOSAMENTE PARA NOS ACORDAR AS PRÓXIMAS PARADAS DA COMPOSIÇÃO DA COMPANHIA PAULISTA FERROVIÁRIA.

LOGO A SEGUIR VINHAM OS VENDEDORES DE LANCHES E BEBIDAS, FORMANDO UM ALARIDO ENSURDECEDOR ENTRE AS POLTRONAS CONFORTÁVEIS DE CADA UM DOS DEZ VAGÕES DE PRIMEIRA E SEGUNDA CLASSES ENTRE MARÍLIA E SÃO PAULO NA ESTAÇÃO DA LUZ. NÓS DESEMBARCAMOS NA PLATAFORMA NORTE, JUNTO AO JARDIM DA LUZ, ONDE AVISTAMOS O MEU PAI SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO. O MEU HERÓI, DEU UM LONGO SUSPIRO DE ALÍVIO E UMA PROFUNDA TRAGADA EM UM CIGARRO QUE QUASE QUEIMAVA OS SEUS DEDOS. APRESSADO O “SEU TANGO”, COMO ERA CHAMADO POR MINHA MÃE, ABRAÇOU A DONA ARACY E, ABENÇOU CADA UM DOS CINCO FILHOS PEQUENOS COM IDADES ENTRE UM E SEIS ANOS DE IDADE.

NA PLATAFORMA DAS ESTAÇÕES, OS VENDEDORES AMBULANTES OFERECIAM BISCOITOS DE POLVILHO; MAÇÃS ARGENTINAS E MEXERICAS MUITO DOCES DE VERDADE. FOI EM UM DIA QUALQUER DE DEZEMBRO DE 1946, QUANDO SEGUIMOS EM UM BONDE DA CMTC/LIGHIT PARA O BAIRRO DE SANTANA. NAQUELE DIA TIVE O MEU PRIMEIRO DÜJAVI, OU SEI LÁ O QUE. ESTUPEFATO ME DEPAREI COM UM SOL DOURADO SOBRE O RIO TIETÊ, QUANDO O BONDE EMBARAÇADO PELO TRANSITO, PERCORRIA LENTAMENTE A PONTE DAS BANDEIRAS. SOLTEI UM GRITO DE ESPANTO DIZENDO JÁ TER VISTO AQUELE ESPETÁCULO DAS ÁGUAS DO RIO REFLETINDO A LUZ E A IMAGEM DO SOL DOURADO QUE OCUPAVA TODA A LARGURA DO RIO TIETÊ. SIM, EU JÁ TINHA VISTO AQUELE ESPETÁCULO ANTERIORMENTE. MAS, AGORA, NAQUELE DIA, NÃO TINHA AVISTADO AS PIRÂMIDES QUE MINHA LEMBRANÇA REMOTA EXIGIA ESTAREM ALI JUNTO AO SOL SOBRE O RIO. O ESTRANHO, É QUE EU NUNCA HAVIA VISTO NESTA VIDA UMA PIRÂMIDE QUALQUER. ALGUMAS PESSOAS ENCARARAM-ME ASSUSTADAS E UM VELHO SENHOR, COM OS ÓCULOS COM AROS DE METAL, CAIDOS SOBRE A PONTA DO NARIZ, PERGUNTOU SE EU ERA EGIPYCIO.

VOLTANDO AO DIA DE HOJE, SÁBADO, 30 DE NOVEMBRO DE 2012, PENSEI NA NOITE DE ONTEM QUANDO REMEMOREI E, RELEMBREI FATOS QUE ENVOLVERAM PESSOAS QUE ME FORAM MUITO ÍNTIMAS E, ATÉ CERTO PONTO, IMPORTANTES EM MINHA VIDA ADULTA. LOGO APÓS TER INICIADO TRABALHO DE LOCUTOR-APRESENTADOR E NOTICIARISTA NA RÁDIO BANDEIRANTES AM 840KLHTZ, EM 17 DE SETEMBRO DE 1.957, SURPREENDI A MINHA NAMORADINHA JULIZA NOS BRAÇOS DE UM TAL DE DOUGLAS. FOI NUMA TARDE DE VERÃO, NA RUA LAVAPÉS, 216 NO BAIRRO DO CAMBUCI, QUANDO A MINHA EX-AMADA BEIJAVA NOS LÁBIOS O AVANTAJADO HOMENZARRÃO DE FACES REPLETAS DE ÁQUINES, ENQUANTO ELE LHE APALPAVA TODO O CORPO E, ACARICIAVA SEUS FARTOS SEIOS. ESTAVAM TÃO ENVOLVIDOS NAS TROCAS DE CARÍCIAS QUE NEM NOTARAM A MINHA CHEGADA ÀS DEZESSEIS HORAS, POUCO ANTES DE IRMOS PARA NOSSAS AULAS DIÁRIAS. ENTENDI QUE EU ERA UM PEIXE FORA D’ÁGUA E SAÍ DE MANSINHO, DEIXANDO PARA TRÁS UM BELO SONHO DE AMOR. AMOR QUE FOI O PRIMEIRO DE MINHA VIDA E, DEMOROU A ACABAR E SÓ ME FEZ SOFRER. EU HAVIA CONHECIDO A JULIZA QUANDO ELA TINHA QUATRO ANOS DE IDADE E, EU CERCA DE SEIS, E DESDE ENTÃO ALIMENTEI O SONHO DE VIR A ME CASAR COM AQUELA CRIATURA LINDA, MEIGA E MARAVILHOSA. NO ENTANTO, DESDE 1.957 ATÉ HOJE, NUNCA MAIS ME AVISTEI COM AQUELA TRAIDORA VULGAR. ESSA MÁGOA PARECEU NUNCA TERMINAR UMA VEZ QUE ALGUNS ANOS DEPOIS, SEM QUE NINGUÉM TIVESSE FEITO QUALQUER INSINUAÇÃO A RESPEITO, EU PREPAREI UMA GRAVAÇÃO, INCLUSIVE COM HORA CERTA, E CHEGUEI MAIS CEDO EM UM LAR QUE CHEGUEI A PENSAR QUE ERA MEU. ACONTECEU NUMA TARDE DO VERÃO DE 1.967 E LÁ ESTAVAM ENVOLVIDOS EM SAFADEZAS A MULHER QUE EU ESCOLHERA PARA SER MINHA COMPANHEIRA E UM VIZINHO DAS PROXIMIDADES. MAIS UMA VEZ FUI ENGANADO, OFENDIDO E HUMILHADO E DESTA VEZ SOB MEU PRÓPRIO TETO. MAS, AINDA ASSIM NÃO USEI DE VIOLÊNCIA CONTRA A INFIEL E O INVASOR. DOIS ANOS DEPOIS CONHECI UMA BAIANINHA LINDÍSSIMA, A QUEM CHAMAREI DE “IRA”, E DEPOIS DE CERCA DE UM ANO SURPREENDI A OUTRA VAGABUNDA EM MINHA VIDA EM UM ENCONTRO COM UM TAL DE ANTÔNIO CARLOS ROMÃO, NA RUA CESÁRIO RAMALHO, DEFRONTE A GRÁFICA SARSINELE, NO BAIRRO DO CAMBUCI. A ÚNICA ATITUDE QUE FIZ QUESTÃO DE PRATICAR FOI DA DE FAZÊ-LOS VER-ME CHEGANDO JUNTO DELES ARMADO COM UM ENORME REVOLVER CALIBRE 38’ NO COLDRE EM MEU CINTO. A ELE EU NADA DISSE A NÃO SER QUE SE FAZIA ACOMPANHAR DE UMA VAGABUNDA QUE, ATÉ ALI VINHA MANTENDO RELAÇÕES ÍNTIMAS COM DOIS HOMENS, ATÉ ONDE EU PODIA SABER. E, DEPOIS DE ENCARAR A TRAIDORA VULGAR BEM NOS OLHOS VOLTEI PARA O MEU WOLKES DE COR VINHO, MEU REFÚGIO, E FUI DIRIGIR POR LONGO TEMPO PELAS AVENIDAS MARGINAIS E, POSTERIORMENTE PELA RODOVIA PRESIDENTE MARECHAL DUTRA ATÉ O TREVO DE ARUJÁ. E AINDA ASSIM, EU NÃO APRENDI A SUSPEITAR DA POSSÍVEL INFIDELIDADE DAS MULHERES, E ACABEI ME ENVOLVENDO COM UMA CRIATURINHA MARAVILHOSA EM 1.975 DURANTE UMA DAS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS DA LINHA DE SHOWS DA EXTINTA TV TUPI NO SUMARÉ. AQUELA JOVENZINHA ENCANTADORA ACABOU CRIANDO UM DE MEUS FILHOS COM OUTRA MULHER E, ME DEU MAIS TRÊS LINDOS FILHOS. A MINHA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE PROFISSIONAL COM O RÁDIO JORNALISMO SEMPRE TOMOU GRANDE PARTE DAS MINHAS HORAS DIÁRIAS, ME FAZENDO UM MARIDO E PAI AUSENTE, EMBORA TRATASSE COM MUITO CARINHO TODOS OS FILHOS E, FILHAS E OFERECESSE UMAS POUCAS VEZES, SIMPATIA E AMOR FÍSICO INTENSO A MULHER DE MINHA VIDA. ESSA AUSÊNCIA PESSOAL EM NOSSO LAR, PARA SUPRIR AS NECESSIDADES TOTAIS DE UMA FAMÍLIA E O NÃO COMPARECIMENTO AOS EVENTOS SOCIAIS E ATIVIDADES ESCOLARES DAS CRIANÇAS, ACABARAM POR DETERIORAR NOSSA RELAÇÃO AMOROSA E FEZ SURGIR O “MONSTRO DO INSUPORTÁVEL CIÚME”. EU SOU, INVARIAVELMENTE, ESTIMULADO POR PALAVRAS BOAS E DEMONSTRAÇÕES DE AFETO E CONFIANÇA. NO ENTANTO, OPRIMIDO PELO CIÚME ABSURDO POR SUSPEITAS INFUNDADAS E, CONSEQUENTES ACUSAÇÕES, ENTENDO QUE COMEÇO A CORRER RISCOS SÉRIOS DE VIDA E, DA LIBERDADE QUE TANTO PRESO. QUANDO AS PALAVRAS NÃO CONSEGUEM MAIS EXPLICAR OS FATOS E DEMONSTRAR A VERDADE À QUEM NÃO QUER MAIS NOS OUVIR, É CHEGADA A HORA DE LEVANTAR ACAMPAMENTO E, SENTAR PRAÇA EM OUTRA FREGUESIA. E ASSIM, TERMINOU UM DOS MARAVILHOSOS SONHOS DE AMOR QUE MINHAS LEMBRANÇAS RECORDARÃO PARA SEMPRE. DESSAS RELAÇÕES TODAS RESTOU UM TOTAL DE DEZ FILHOS E FILHAS, ALÉM DE VINTE NETOS E NETAS, E AGORA BISNETOS E BISNETAS QUE, SÃO OS PRESENTES DA NATUREZA HUMANA E DE DEUS PARA MINHA VIDA TERRENA. DIRÃO AS PESSOAS, QUE FUI TRAÍDO. SIM, FUI TRAÍDO MISERAVELMENTE. MAS, QUEM NUNCA FOI TRAÍDO? TALVEZ NÃO TENHA TOMADO CONHECIMENTO, MAS, TODOS OS AMIGOS E, CONHECIDOS NOS TRAÍRAM UM DIA EM NOSSAS VIDAS MUNDANAS. É DA NATUREZA DO ESCORPIÃO PICAR E ENVENENAR OS QUE DELE SE APROXIMAM. É DA NATUREZA HUMANA, COMUM, TRAIR OS QUE MAIS LHES AMARAM E LHES SERVIRAM DE APOIO E ABRIGO. RARAMENTE UM SER HUMANO É FIEL AOS SEUS PARES APESAR DAS DIFICULDADES QUE SE POSSA ENFRENTAR EM UMA VIDA EM COMUM OU EM UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR. O IMPORTANTE, É QUE POSSO E DEVO PERDOAR SEM TER QUE PERDER MINHA ALMA IMORTAL.

NAS NOITES INTERMINÁVEIS, EM ALGUMAS VEZES UM APITO DE UMA LOCOMOTIVA PARECE SOAR DISTANTE, ME DESPERTANDO IMEDIATAMENTE. ENTÃO ME DESPERTO DO SONHO QUE REVELA APENAS OS BONS MOMENTOS EM DESFRUTAMOS JUNTOS.

É AÍ, QUE SINTO UMA IMENSA SAUDADE DE VOCÊ MULHER DA MINHA VIDA.

"UM IDOSO SÁBIO AMIGO UM DIA ME FALOU SOBRE A MINHA DOR DE AMOR, E ACONSELHOU-ME": {MEU JOVEM PARA ESQUECER UM VELHO AMOR, PROCURE SE APAIXONAR OUTRA VEZ}; AO OUVI-LO EXALTEI-ME E FIQUEI MAGOADO COM O SÁBIO IDOSO. MAS, LOGO A MÁGOA DISSIPOU-SE, JÁ QUE ELE ESTAVA COMPLETAMENTE CERTO.

PENSEI UMA NOITE INTEIRA NAQUELE CONSELHO.

SE MEU VELHO AMOR VALESSE A PENAS NÃO TERIA ME ABANDONADO DAQUELA MANEIRA DEFINITIVA E CRUEL.

NO OUTRO DIA PASSEI A OBSERVAR AS OUTRAS MULHERES COM MAIS ATENÇÃO.

ENTRE ELAS ENCONTREI UMA QUE SE AJUSTOU CERTINHO EM MEUS IDEAIS DE PESSOA SOLITÁRIA MOMENTANEAMENTE.

COM O PASSAR DO TEMPO FOMOS NOS AJUSTANDO E ACERTAMOS NOSSOS PASSOS NESTE CAMINHAR PELA VIDA A FORA.

“AGORA, CONCORDO COM O VELHO SÁBIO: 'NADA MELHOR QUE PARA ESQUECER UM VELHO AMOR, DO QUE ENCONTRAR UM AMOR NOVINHO EM FOLHA" "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = SAUDADE DE VOCÊ MULHER DA MINHA VIDA = "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" por GÉSNER LAS CASAS = SAUDADE DE VOCÊ MULHER DA MINHA VIDA = "AÍ ME VEM UMA SAUDADE IMENSA DE NÓS DOIS JUNTOS" NAS HORAS TARDIAS E OBSCURAS DA NOITE CHUVOSAS, EXATAMENTE QUANDO AS BADALADAS DAS HORAS RESSOAM NA SALA DE VISITAS DESPERTANDO MINHA SOLIDÃO LIGEIRAMENTE ADORMECIDA. O SOM ESPALHANDO-SE PELOS CORREDORES E OUTRAS DEPENDÊNCIAS SOLITÁRIAS DESTA GRANDE MORADA CAUSA UM CALAFRIO QUE SE INSTALA EM MINHA COLUNA CERVICAL, PROPAGANDO-SE PELOS MEUS MÚSCULOS, NERVOS, CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA E PELA EPIDERME TODA. O RESULTADO É QUE OS MEUS PELOS E CABELOS FICAM ERIÇADOS AO PONTO DE PROVOCAR UM FRIO ESTRANHO E, SUPERFICIAL EM MINHA ESTRUTURA HUMANA.

O MEU INSTINTO ANIMAL SE MANIFESTA PROVOCANDO ARREPIOS QUE PARECEM DETECTAR PRESENÇAS INEXISTENTES NESTA ENORME MORADA.

QUANDO EU ERA MAIS JOVEM, BEM MAIS JOVEM SAIA PELA MADRUGADA EM BUSCA DE TRABALHO QUE RESULTASSE EM BENEFÍCIOS PARA UMA FAMÍLIA INTEIRA.

HOJE, ENVELHECIDO E DEPRIMIDO PELAS CONTRARIEDADES E CARÊNCIAS DECORRENTES DA PÉSSIMA ALIMENTAÇÃO, OS MÚSCULOS DAS PERNAS NÃO OBEDECEM INTEIRAMENTE AOS MEUS COMANDOS CEREBRAIS. E AINDA TENHO A DOCE SENSAÇÃO DE OUVIR VOZES CONHECIDAS E AMIGAS DE PESSOAS QUE ESTÃO PARA CHEGAR OUTRA VEZ EM MINHA VIDA.

UM ESTRONDO SEGUIDO DE UM ENORME CLARÃO INVADE TODO LOCAL, TIRANDO-ME DO SONHO MOMENTÂNEO.

A REALIDADE É DURA E FRIA COMO A CHUVA QUE RESPINGA FORTE CONTRA A VIDRAÇA DA JANELA A MINHA FRENTE. EMPURRADAS PELA VENTANIA DA TEMPESTADE QUE SE AVIZINHA AS GOTAS D’ÁGUA TAMBORILAM POR TODA PARTE CRIANDO UMA BATUCADA ENSURDECEDORA QUE ANTECEDE O PROFUNDO SILÊNCIO DA PRÓXIMA MADRUGADA DE SOLIDÃO.

OS GATOS SILENCIOSOS SE ESGUEIRAM ENTRE OS MÓVEIS ACOMODADOS NOS RECANTOS ESTRATÉGICOS DE CADA CÔMODO DESTE CASARÃO ZELOSAMENTE CUIDADO POR MÃOS FEMININAS E PRESTIMOSAS.

O CHEIRO DE FLORES SILVESTRES E, CERA DE CARNAÚBA DEIXAM O AMBIENTE ACOLHEDOR E CADA CANTO PRÓPRIO PARA MEDITAR, FALAR COM DEUS EM ORAÇÕES DE FÉ. SENHOR MEU DEUS,.. PAI DE NOSSAS ALMAS,.. MEU CORPO ABRIGA O ESPÍRITO SANTO QUE DESTINASTES A MIM,.. SE O CONSPURQUEI TE IMPLORO QUE ME PERDOES E, PERMITAS QUE EU TENTE MAIS UMA VEZ AMAR E, SER AMADO ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS PARA MIM. EU SEI QUE NASCI RADIALISTA, JORNALISTA E ACABEI ME TORNANDO ESCRITOR E HISTORIADOR, POIS A REPORTAGEM INVESTIGATIVA ME ENCAMINHOU À PESQUISA GERAL. A BÍBLIA ENSINA QUE DEUS CRIOU O UNIVERSO E TUDO O QUE NELE HÁ. A TEORIA DA EVOLUÇÃO ENSINA QUE O HOMEM É PRODUTO DO DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS MAIS SIMPLES DE VIDA EM FORMAS MAIS COMPLEXAS E TUDO SE DEU AO ACASO. TAL COMO UMA MÁQUINA QUE POR SI MESMA SE CONSTRÓI. A TEORIA DA EVOLUÇÃO DESCARTA A NECESSIDADE DE UM CRIADOR INTELIGENTE OU DE UM DESIGNER MESTRE. PODE PARECER ALGO BASTANTE ATRAENTE A TEORIA DE QUE AQUELAS FORMAS DE VIDA MAIS SIMPLES SE TORNARAM FORMAS MAIS COMPLEXAS, ENTRETANTO ELA NÃO SE SUSTENTA. O QUE SE SEGUE ABAIXO EXEMPLIFICA AS GRANDES FALHAS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: NÃO EXISTE PROVA ALGUMA NO REGISTRO FÓSSIL QUE CONFIRME A EVOLUÇÃO. DE ACORDO COM A TEORIA GERAL DA EVOLUÇÃO A PROGRESSÃO BÁSICA DA VIDA CULMINANDO NO HOMEM ERA: MATÉRIA INERTE, PROTOZOÁRIOS, METAZOÁRIOS INVERTEBRADOS, PEIXES VERTEBRADOS, ANFÍBIOS, RÉPTEIS, PÁSSAROS, QUADRÚPEDES COM PELOS, SÍMIOS E HOMEM. SE A TEORIA DA EVOLUÇÃO FOSSE PRECISA ESPERARÍAMOS ENCONTRAR UMA VASTA QUANTIDADE DE FORMAS DE TRANSIÇÃO OBJETIVAMENTE PRESERVADAS EM REGISTROS FÓSSEIS. AS FORMAS TRANSITÓRIAS SÃO TOTALMENTE AUSENTES DOS REGISTROS FÓSSEIS EXISTENTES. ACREDITOU-SE CERTA VEZ QUE O ARQUEOPTERÍGIO ERA UMA FORMA TRANSITÓRIA DE VIDA, MAS DESDE QUE FOI CONHECIDO PELOS PALEONTÓLOGOS VERIFICOU-SE QUE NA VERDADE TRATAVA-SE DE UMA AVE REAL. OS EVOLUCIONISTAS, CIENTES DESTA FALHA EVIDENTE EM SEU SISTEMA DE CRENÇA, AGORA ARGUMENTAM QUE OS FÓSSEIS NÃO ESTÃO PRESENTES PORQUE HOUVE BREVES "EXPLOSÕES EVOLUTIVAS" DURANTE BILHÕES DE ANOS AS QUAIS, POR CAUSA DA RAPIDEZ E BREVIDADE, NÃO DEIXARAM MARCAS, COMO IMPRESSÕES DIGITAIS, NO TEMPO. APESAR DA CRENÇA NA "EXPLOSÃO EVOLUTIVA", ELA AINDA NÃO ENCONTRA SUPORTE NEM NA PRIMEIRA, NEM NA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA E, TAMPOUCO, NA LEI DA BIOGÊNESE. CRER NA EVOLUÇÃO VIOLA A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA, A LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA, QUE ESTABELECE QUE A ENERGIA PODE SER CONVERTIDA DE UMA FORMA A OUTRA, MAS NÃO PODE SER CRIADA OU DESTRUÍDA. NADA NA ORGANIZAÇÃO ATUAL DA LEI NATURAL PODE DAR CONTA DE SUA PRÓPRIA ORIGEM. A ENERGIA NECESSÁRIA PARA UMA EVOLUÇÃO INOVADORA, POR EXEMPLO, UM PEIXE QUE DESENVOLVA PERNAS PARA SE ARRASTAR PARA FORA DE UMA LAGOA, TRANSGRIDE ESTA LEI INVIOLÁVEL DA FÍSICA. A ESTRUTURA ATUAL DO UNIVERSO É DE CONSERVAÇÃO. O MODELO CRIACIONISTA ESTÁ DE ACORDO COM A PERSPECTIVA BÍBLICA DE MUNDO DE QUE DEUS CRIOU O UNIVERSO. UMA VEZ QUE DEUS CESSOU SUAS OBRAS DE CRIAÇÃO (GÊNESIS.2:3), A ENERGIA NÃO É MAIS CRIADA. A LIBERAÇÃO DE ENERGIA EM UMA REAÇÃO DE DIVISÃO DO NÚCLEO ATÔMICO NÃO É UMA CRIAÇÃO DE ENERGIA, MAS UMA MUDANÇA DA MATÉRIA EM ENERGIA. CRER NA EVOLUÇÃO VIOLA A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA, A LEI DA DISSIPAÇÃO DA ENERGIA. A ENERGIA DISPONÍVEL PARA TRABALHO ÚTIL EM UM SISTEMA FUNCIONAL TENDE A DISSIPAR-SE, EMBORA A ENERGIA TOTAL PERMANEÇA CONSTANTE. SISTEMAS ESTRUTURADOS PROGRIDEM DE UM ESTADO MAIS ORDENADO E COMPLEXO PARA UM MENOS ORDENADO, DESORGANIZADO E ALEATÓRIO. ESTE PROCESSO É CONHECIDO COMO "ENTROPIA". TEORICAMENTE EM UMA SITUAÇÃO RARA, LIMITADA E TEMPORÁRIA PODERIA ACONTECER NO FINAL UM ESTADO MAIS ORDENADO. MAS, DE ACORDO COM ESTA LEI, TODOS OS SISTEMAS SE MOVEM RUMO À DETERIORAÇÃO. A EVOLUÇÃO VIOLA DIRETAMENTE A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA. OS EVOLUCIONISTAS ESTÃO CONSCIENTES DISSO E POR ESTA RAZÃO PRECISAM DE BILHÕES DE ANOS DE VIOLAÇÕES FREQÜENTES DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA. ESTATISTICAMENTE A EVOLUÇÃO NÃO É APENAS ALTAMENTE IMPROVÁVEL, MAS VIRTUALMENTE IMPOSSÍVEL. A EVOLUÇÃO VIOLA A LEI DA BIOGÊNESE DE QUE A VIDA VEM APENAS DE UMA VIDA PRÉ-EXISTENTE E APENAS PERPETUA SUA PRÓPRIA ESPÉCIE. CRER NA EVOLUÇÃO É ESSENCIALMENTE UMA CRENÇA NA "GERAÇÃO ESPONTÂNEA" ONDE EM UM CENÁRIO A VIDA APARECEU QUANDO UM RAIO GOLPEOU ALGO DENSO E DE ALGUMA MANEIRA UMA CÉLULA VIVA SE FORMOU. PASTEUR, 1860, SPALLANZANI, (1780), E REDI, 1688, REFUTARAM QUE AS LARVAS PODEM VIR DE CARNE EM DECOMPOSIÇÃO, MOSCAS DE CASCAS DE BANANA, ABELHAS DE BEZERROS MORTOS (ETC...). QUANDO A MATÉRIA DETERIORADA FOI SELADA E PRÉ-ESTERILIZADA NENHUMA VIDA SURGIU JÁ QUE NÃO HOUVE CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA. OS REGISTROS FÓSSEIS FALHARAM AO DOCUMENTAR UM SIMPLES E VERIFICÁVEL "ELO PERDIDO" ENTRE O SÍMIO E O HOMEM. SÃO INÚMERAS AS COMPILAÇÕES SOBRE EVIDÊNCIAS SUPERFICIAIS, E IMPRECISAS, CONSTRUÇÕES ALTAMENTE ESPECULATIVAS E INTERPRETAÇÕES DE ARTISTAS, ENTRETANTO NÃO EXISTE UMA PROVA CIENTÍFICA SEQUER DOCUMENTANDO UM ELO PERDIDO. "ACHADOS POSITIVOS" DE UM ELO PERDIDO SÃO PERIODICAMENTE ANUNCIADOS APENAS PARA SEREM SUBSEQÜENTEMENTE CONFUNDIDOS EM CONTROVÉRSIAS REVISTAS OU DESMENTIDAS. O HOMEM DE NEBRASKA FOI RECONSTRUÍDO BASEADO NA DESCOBERTA EM 1922 DE UM SIMPLES DENTE QUE PERTENCIA A UMA ESPÉCIE EXTINTA DE PORCO. EM 1891 O HOMEM MACACO DE JAVA OU PITHECANTHROPUS ERECTUS, HOMEM MACACO ERETO, FOI RECONSTRUÍDO BASEADO NUM PEQUENO PEDAÇO DO TOPO DE UM CRÂNIO, UM FRAGMENTO DE UM OSSO DA COXA ESQUERDA E TRÊS DENTES MOLARES. OS VESTÍGIOS FORAM COLETADOS NUM RAIO DE EXTENSÃO DE 21.3 METROS DENTRO DE UM VELHO LEITO DE RIO MISTURADO COM OSSOS DE ANIMAIS EXTINTOS. SEM PROVAS SUFICIENTES DE QUE TODOS OS OSSOS ENCONTRADOS PERTENCIAM AO MESMO ANIMAL UM SUPOSTO ELO PERDIDO FOI ENCONTRADO COM EVIDÊNCIAS INSUFICIENTES. DR. EUGENE DUBOIS, UM EVOLUCIONISTA FERVOROSO, MAIS TARDE CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE OS OSSOS ERAM OS RESQUÍCIOS DE ALGUM TIPO DE GIBÃO, MACACO GRANDE DA MALÁSIA, DO GÊNERO HYLOBATES. EM 1912 CHARLES DAWSON, UM FOSSIOLOGISTA AMADOR PRODUZIU ALGUNS OSSOS, DENTES E INSTRUMENTOS PRIMITIVOS OS QUAIS ELE SUPOSTAMENTE ENCONTRARA EM UMA JAZIDA DE CASCALHO EM PILTDOWN, SUSSEX, INGLATERRA. EM OUTUBRO DE 1956 A REVISTA READER’S DIGEST PUBLICOU UM ARTIGO, RETIRADO DA REVISTA POPULAR SCIENCE MONTHLY, INTITULADO “O GRANDE ENGANO DE PILTDOWN”, THE GREAT PILTDOWN HOAX. UM NOVO MÉTODO DE ABSORÇÃO DE FLUORETO PARA DATAR OS OSSOS REVELOU QUE OS OSSOS DE PILTDOWN ERAM FRAUDULENTOS. OS DENTES TINHAM SIDO LIMADOS E TANTO ELES QUANTO OS OSSOS TINHAM SIDO DESCORADOS COM BICROMATO DE POTÁSSIO PARA OCULTAR A VERDADEIRA IDENTIDADE. TODOS OS "EXPERTS" HAVIAM SIDO ENGANADOS POR MAIS DE QUARENTA ANOS. POR MUITOS ANOS O HOMEM DE NEANDERTHAL FOI CONSIDERADO UM ELO PERDIDO. ELE FOI RETRATADO COMO UMA CRIATURA PELUDA, SEMIERETA, CONTORNO ALTERADO DO TÓRAX, MAIS FREQÜENTEMENTE COM UM PORRETE NAS MÃOS. OUTROS ESQUELETOS DE NEANDERTHAL REVELARAM QUE O HOMEM DE NEANDERTHAL ERA COMPLETAMENTE ERETO, TOTALMENTE HUMANO, COM UMA CAPACIDADE CEREBRAL SUPERIOR A DO HOMEM MODERNO EM ATÉ 13%. CONCLUIU-SE QUE A ESPÉCIE INICIAL TINHA SIDO MUTILADA PELA ÓSTEO-ARTRITE, QUE É UMA AFECÇÃO INFLAMATÓRIA DAS ARTICULAÇÕES, E RAQUITISMO. HOJE O HOMEM DE NEANDERTHAL É CONSIDERADO HOMOSAPIENS. HENRY MORRIS EM SEU LIVRO "A CRIAÇÃO E O CRISTÃO MODERNO", CREATION AND THE MODERN CHRISTIAN -MASTER BOOK PUBLISHERS, EL CAJON, CALIFÓRNIA, 1985, CHAMA ATENÇÃO PARA: "SE A EVOLUÇÃO FOSSE ALGO VERDADEIRO, ENTÃO OS VÁRIOS ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO HUMANA DEVERIAM SER OS MAIS BEM DOCUMENTADOS DE TODOS, JÁ QUE O HOMEM É SUPOSTAMENTE A MAIS RECENTE CHEGADA EVOLUTIVA E PORQUE EXISTEM MUITO MAIS PESSOAS INVESTIGANDO NESTE CAMPO E PROCURANDO POR EVIDÊNCIAS DE FÓSSEIS DO QUE EM QUALQUER OUTRO. APESAR DISSO, COMO FOI DESTACADO ACIMA, A EVIDÊNCIA ATUAL É AINDA EXTREMAMENTE FRAGMENTÁRIA E BASTANTE DUVIDOSA. CONTUDO, É UM ASSUNTO DE FORTES DISPUTAS ENTRE OS ANTROPÓLOGOS EVOLUTIVOS EXATAMENTE QUAIS FÓSSEIS HOMINÍDEOS PODEM SER ANCESTRAIS DO HOMEM, COMO TAMBÉM QUANDO E EM QUE ORDEM." CONTINUANDO COM A BUSCA PARA ENCONTRAR A VERDADE SOBRE A NOSSA EXISTÊNCIA NO UNIVERSO E, A RAZÃO DA VIDA HUMANA, ME DEPAREI COM DUAS VERSÕES TIRADAS DE CONCLUSÕES QUE PODEM SER FACILMENTE CONTESTADAS. ELE APONTA QUE O TÃO ANSIADO ANCESTRAL COMUM DO HOMEM E DOS MACACOS, ESPECIALMENTE O "AUSTRALOPITECOS" INCLUINDO O FAMOSO "LUCY", AGORA PARECE QUE, TODAVIA VIVE NA FORMA DE UM CHIMPANZÉ PIGMEU CONHECIDO COMO "BONONO". O "BONONO" É UM HABITANTE DAS FLORESTAS DO ZAIRE E É "QUASE IDÊNTICO EM TAMANHO DE CORPO, ESTATURA E TAMANHO DO CÉREBRO" À LUCY, SUPOSTAMENTE O FÓSSIL HOMINÍDEO MAIS ANTIGO, SCIENCE NEWS , FEBRUARY 5, 1983, P.89. EM 1.987, DESESPERADO PELA DOENÇA TERMINAL QUE SE ABATERA SOBRE MINHA MÃEZINHA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, IMPLOREI A DEUS QUE A SALVASSE E FIZESSE DE MIM, SEGUNDO A SUA VONTADE. POUCO DEPOIS ELA DESCANÇOU DA DOR INTENSA E DO SOFRIMENTO ATROS, TAMBÉM NOS POUPANDO DAQUELE SOFRIMENTO INDESCRITÍVEL. EM SEGUIDA, FUI ENCAMINHADO PARA TRABALHAR SIMULTANEAMENTE NAS RÁDIOS TUPI AM 1.150 E NA MELODIA 97.3FM. FOI, SEM DÚVIDA ALGUMA, O MELHOR PERÍODO PROFISSIONAL QUE VIVI. UMA NOITE, CONDUZIDO POR UM ANJO DE DEUS, FUI TER O COM O PAI DE NOSSAS ALMAS. ESSE CONTECIMENTO ME LEVOU A GRAVAR "UMA ENTREVISTA COM DEUS". AGORA, UNS DIAS PASSADOS, APÓS ORAR PARA DORMIR, SONHEI QUE UM ANJO ME LEVOU PARA OUTRO ENCONTRO COM DEUS. EU OUVI SUA VOZ PODEROSA ATENTAMENTE DIANTE DO TRONO DE DEUS, O QUE ME MOTIVOU INICIAR O LIVRO: "APRENDENDO SER DEUS", ONDE RELATO A CRIAÇÃO DO MUNDO, NUM ENTRELAÇAMENTO COM AS TEORIAS HUMANAS DO "BIG-BANG" E AS ESCRITURAS INSPIRADAS PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. CONCLUO ENTÃO, QUE TUDO É MUITO MAIOR DO QUE POSAMOS IMAGINAR, SEGUNDO UM RELATO OBTIDO EM UM SEGUNDO ENCONTRO COM O ETERNO; O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO=G.A.D.U.; O DEUS E PAI DE NOSSAS ALMAS. TALVEZ, OS ENTENDIMENTOS DE CIENTISTAS ESTUDIOSOS E ATREVIDOS VISIONÁRIOS, ESTEJAM CERTOS. MAS, ERRADOS NA ORDEM DE COMO TUDO ACONTECEU. O GRANDE ESPÍRITO DE DEUS, TERIA INICIALMENTE, SUPOSTAMENTE, DETERMINADO QUE HOUVESSE LUZ E HOUVE. EM SEGUIDA DEUS DETERMINOU QUE HOUVESSE VIDA, CRIADO PRIMEIRAMENTE UMA IMENSA PORÇÃO DE TERRA COM ÁRVORES GIGANTESCAS, E NAS ÁGUAS AS CRIATURAS PRIMITIVAS DESCOMUNAIS, IGUALMENTE ENORMES AOS VEGETAIS E TUDO MAIS QUE OS CERCAVA, E SEM FORMAS DEFINIDAS, COMO POR EXEMPLO DE BELEZA, EXPRESSÕES FACIAIS E GESTOS DE SOLIDARIEDADE. PELA VONTADE DO CRIADOR SURGIA UM MUNDO PRIMITIVO, HOSTIL, SURPREENDENTE, ONDE O MAIS FORTE SOBREVIVERIA E O MAIS FRACO SUCUMBIRIA. AS CRIATURAS DESCOMUNAIS, DESPROVIDAS DE ALMA E ESPÍRITO SANTO DE DEUS, ERAM PURO INSTINTO E FORÇA ANIMAL AGITANDO AS ÁGUAS PROFUNDAS. TODO O REINO ANIMAL, CERCADO POR ÁRVORES IMENSAS ENTRE PEDRAS E NÉVOA ÚMIDA, EXPERIMENTAVA UM CALOR INDESCRITÍVEL, CERCADO POR UMA MASSA ENORME DE ÁGUAS MANSAS, QUE ENTRETANTO NÃO INTERROMPIA A SOLIDÃO EXISTENTE. DAÍ, DEUS QUE TUDO PODE, CRIOU OUTRAS CRIATURAS DESCOMUNAIS EM SOLO FIRME. ESSAS CRIATURAS, APENAS COM INSTINTO ANIMAL, DESEJAVAM SE SOBREPOR ÀS OUTRAS E SE ALIMENTAREM UMAS DAS OUTRAS, PARA GANHAR TAMANHO E FORÇA MAIOR. E ASSIM, FOI POR MILHARES DE ANOS COM O FOGO SURGINDO DAS ENTRANHAS DO SOLO PEDREGOSO E MUITAS VEZES PANTANOSO, ENQUANTO O GRANDE E PODEROSO DEUS OBSERVAVA AQUELAS CRIATURAS E TENTAVA MESCLAR SEUS CORPOS DE UMAS COM OS DE OUTRAS CRIAÇÕES QUE APENAS SE ALIMENTASSEM DE ERVAS E PLANTAS MAIORES. DE NADA ADIANTOU ESSAS TENTATIVAS, UMA VEZ QUE OS CARNÍVOROS INICIARAM A MATANÇA DOS MAIS PACÍFICOS, INVADINDO E DESTRUINDO OS BOSQUES E CAMPOS COM SUAS PERSEGUIÇÕES E EMBATES PARA DOMINAR, SUBJUGAR E MATAR AS CRIATURAS QUE LHES SERVIAM DE ALIMENTO. DEUS FICOU MUITO IRADO, E SE AFASTOU COM GRANDE FORÇA DO LOCAL DAQUELA MATANÇA INDISCRIMINADA, FAZENDO EXPANDIR O “ESPAÇO-TEMPO” NO INFINITO SIDERAL. E LÁ, HÁ MUITOS ANOS LUZ DISTANTES DO PARAÍSO QUE CRIARA E QUE UM DIA SERIA HABITADO PELO SER HUMANO-HOMEM, DEIXOU-SE MANIFESTAR TODA A SUA IRA EM FORMA DE UMA ESPETACULAR EXPLOSÃO, QUE RESULTOU NO SURGIMENTO DE CORES MÚLTIPLAS, SONS AGUDOS QUE REVERBERARAM EM INFINITOS SONS E TONS FLAMEJANTES EM TODAS AS DIREÇÕES, ALÉM DE MATERIALIZAR SENTIMENTOS DE FÚRIA DESCOMUNAL, PRÓPRIA DE UM SER PODEROSÍSSIMO. DEUS QUE É TODO PODER E BONDADE, ENTENDIA QUE PODERIA E DEVERIA FICAR IRADO. NO ENTANTO, JAMAIS PECAR CONTRA SUA PRÓPRIA NATUREZA E CRIAÇÃO, ALÉM DE TUDO O MAIS QUE O CERCAVA. A MATERIALIZAÇÃO DESSES SENTIMENTOS, CRIOU AS ROCHAS, OS METAIS, OS LÍQUIDOS, OS GASOSOS, O VENTO E O FOGO. E AGITOU GRANDEMENTE AS ÁGUAS PROFUNDAS, CAUSANDO VAGALHÕES IMENSOS, QUE GIRANDO RAPIDAMENTE FORAM ENVIADOS CIRCULANDO SOBRE SEUS PRÓPRIOS CORPOS, NUMA ESPIRAL DE ÁGUA, FOGO E MATERIAL INCANDESCENTES PARA EXPANDIR O UNIVERSO POR MUITOS ANOS LUZ SEGUIDOS. POR ISSO, QUE SE DIZ QUE UMA FAGULHA DO AMOR DE DEUS PODE DEVASTAR E ABRASAR A TERRA, E A IRA DO SENHOR PODE EXPLODIR E QUEIMAR O UNIVERSO TODO. UMA ÍNFIMA PARTE DESSA FÚRIA DE DEUS, ACABOU POR ATINGIR O GRANDE CONTINENTE E AS ÁGUAS MANSAS ONDE HABITAVAM OS CARNÍVOROS E SUAS VÍTIMAS VEGETARIANAS, LEVANTANDO UMA ENORME CAMADA DE POEIRA E VAPOR COM GASES TÓXICOS. ESSA FÚRIA MATERIALIZADA EM PURA ROCHA DE GRANITO, CRISTAIS NAS MAIS VARIADAS CORES E DENSIDADES, ALÉM DE METAIS VARIADOS. A IRA DE DEUS EMPURROU COM GRANDE FORÇA PARA LONGE TODAS AS COISAS, CRIANDO O IMPONDERÁVEL ESPAÇO SIDERAL, COM UM VAZIO SILENCIOSO LIVRE DO TODO QUE SE EXPANDIA VELOZMENTE. ESSA FORÇA DESCOMUNAL E INCONTROLÁVEL, FEZ UMA DESSAS MUITAS UNIDADES CELESTIAIS SER EMPURRADA, EM DIREÇÃO AO CENTRO ONDE FERVILHAVA A VIDA IRRACIONAL E PREDADORA, QUE CONTRARIOU A VONTADE DO TODO PODEROSO. E ASSIM, EM QUE AQUELE BLOCO IMENSO DE ROCHAS, GRANITOS E METAIS INCANDESCENTES TOCOU PARTE DA TERRA E DAS ÁGUAS, TEVE SEU PONTO MAIS DISTANTE NA OUTRA EXTREMIDADE, AINDA A MAIS DE TRINTA MIL METROS NO ESPAÇO ESTRATOSFÉRICO. O IMPACTO FEZ TREMER O CORPO CELESTE INTEIRO, ALÉM DE LEVANTAR UMA DESCOMUNAL QUANTIDADE DE POEIRA, CRISTAIS DE ÁGUA E FUMAÇA DE TUDO QUE ENTROU EM COMBUSTÃO PELO ATRITO, OU PELO IMENSO CALOR DESPRENDIDO DO PROJÉTIL LANÇADO A VELOCIDADE EXTREMA DO CENTRO DO “BIG-BANG”. A EVOLUÇÃO FALHA AO EXPLICAR A EXISTÊNCIA DE UMA "CÉLULA SIMPLES". OS ORGANISMOS UNICELULARES MAIS SIMPLES TÊM EM SEUS GENES E CROMOSSOMOS TANTOS DADOS QUANTO EXISTEM DOCUMENTOS ESCRITOS NAS MAIORES BIBLIOTECAS DO MUNDO – UM TRILHÃO DE DOCUMENTOS. EXISTEM CENTENAS DE MILHARES DE GENES EM CADA CÉLULA. A MAIORIA DAS FORMAS DE VIDA TEM BILHÕES DE CÉLULAS DE GRANDE COMPLEXIDADE EM PERFEITA ORDEM. NÃO HÁ RAZÃO EM SE DIZER QUE O ACASO PODE ORGANIZAR DADOS TÃO SÓLIDOS. A POSSIBILIDADE MATEMÁTICA DE UM CORPO HUMANO SER FORMADO ACIDENTALMENTE É A MESMA DE UMA EXPLOSÃO EM UMA GRÁFICA FORMAR UM DICIONÁRIO. SIR FRED HOYLE, UM HOMEM ATEU E QUE DEU ORIGEM À TEORIA DO "UNIVERSO INFINITO E EM CONSTANTE EXPANSÃO", CRÊ QUE AS PROBABILIDADES DE QUE O ACASO TENHA FORMADO A VIDA NA TERRA SÃO TÃO PEQUENAS QUE PODEM SER COMPARADAS À POSSIBILIDADE QUE "UM TORNADO ATRAVESSANDO UM DEPÓSITO DE FERRO VELHO TEM DE MONTAR UM BOEING 747 COM AS PEÇAS EM SEU INTERIOR" ("HOYLE ON EVOLUTION," NATURE , VOL. 294, NOV. 12, 1981, P.105). HOYLE E CHANDRA WICKRAMASINGHE, UMA ASTRÔNOMA MATEMÁTICA, CALCULARAM A PROBABILIDADE DE QUE A VIDA SURGISSE ESPONTANEAMENTE EM QUALQUER LUGAR DO UNIVERSO NUM RAIO DE 15 BILHÕES DE ANOS LUZES E PELO MENOS 10 BILHÕES DE ANOS DE IDADE. ELES DESCOBRIRAM QUE A CHANCE DE QUE ESTA PROBABILIDADE OCORRA É MENOS DE UMA EM 1 COM TRINTA ZEROS. SIR FRED HOYLE E A DRA. WICKRAMASINGHE CHEGARAM RELUTANTEMENTE À CONCLUSÃO DE QUE A VIDA DEVE TER SIDO CRIADA POR UMA INTELIGÊNCIA SUPERIOR, UM TIPO DE INTELIGÊNCIA PANTEÍSTA QUE CRIOU OS ESPOROS POR ALGUMA RAZÃO EM OUTRAS PARTES DO UNIVERSO OS QUAIS FORAM ARRASTADOS PARA A TERRA, JÁ QUE É DE EXTREMA COMPLEXIDADE TEREM SURGIDO PELO PROCESSO NATURAL. SIR FRED HOYLE FAZ OUTRA COMPARAÇÃO PITORESCA USANDO UMA CRIATURA PELUDA APRECIADA PELOS EVOLUCIONISTAS: "NÃO IMPORTA QUÃO GRANDE SEJA O MEIO AMBIENTE QUE ALGUÉM CONSIDERE, A VIDA NÃO PODE TER TIDO UM COMEÇO AO ACASO. UM BANDO DE MACACOS TROVEJANDO SOBRE AS TECLAS DE UMA MÁQUINA DE ESCREVER NÃO CONSEGUIRIA PRODUZIR AS OBRAS DE SHAKESPEARE, PELA PRÁTICA RAZÃO DE QUE TODO O UNIVERSO OBSERVÁVEL NÃO É GRANDE O SUFICIENTE PARA CONTER AS HORDAS DE MACACOS NECESSÁRIOS, BEM COMO AS MÁQUINAS E CERTAMENTE NEM OS CESTOS DE PAPEL PARA O LIXO PRODUZIDO PELAS TENTATIVAS EQUIVOCADAS. O MESMO SE APLICA AOS MATERIAIS VIVOS (P.148). OS HOMENS PERCORRERÃO GRANDES DISTÂNCIAS PARA ORGANIZAREM EM BASES EFICIENTES QUE NÃO HÁ UM DESIGNER PESSOAL DO UNIVERSO QUE INTELIGENTEMENTE FORMOU TODA A VIDA. SÓ PARA OS DADOS GERAIS E SUPERFICIAIS FORNECIDOS POR ESTE SITE NA WEB, SE REQUER MUITO MAIS FÉ PARA ACREDITAR NA EVOLUÇÃO DO QUE PARA SE CRER NUM CRIADOR INTELIGENTE. A EVOLUÇÃO É UMA TEORIA SEM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA QUE A FUNDAMENTE. É UMA FÉ VAZIA PARA AQUELES QUE NÃO QUEREM CRER EM DEUS E DEVERIA SER ENSINADA COMO RELIGIÃO. UMA RELIGIÃO QUE INSPIROU KARL MARX A DESENVOLVER SUA TEORIA DE LUTA DE CLASSES E INFLUENCIOU ADOLF HITLER COM SUA RAÇA ARIANA EVOLUÍDA E SUPERIOR. MUITOS FORAM SACRIFICADOS POR CAUSA DE SUAS VISÕES UTÓPICAS, CRUÉIS E AMORAIS. A EVOLUÇÃO É UM SISTEMA DE CRENÇA QUE OLHA PARA UM FETO COMO UM EMBRIÃO DE ANIMAL SEM O DIREITO À VIDA E NÃO O VÊ COMO CRIAÇÃO DE DEUS. COMO DAVI ESCREVEU NO SALMO 139:13: "POIS POSSUÍSTE OS MEUS RINS; COBRISTE-ME NO VENTRE DE MINHA MÃE.” “EU TE LOUVAREI, PORQUE DE UM MODO ASSOMBROSO, E TÃO MARAVILHOSO COMO FUI FEITO POR TI PAI DE MINH'ALMA E DE MEU CORPO PERFEITO; MARAVILHOSAS SÃO AS TUAS OBRAS, E A MINHA ALMA O SABE MUITO BEM". A TERRA ESTÁ POSICIONADA À EXATA DISTÂNCIA DO SOL DE FORMA QUE NÓS RECEBEMOS A QUANTIDADE SUFICIENTE DE CALOR PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. OS OUTROS PLANETAS DE NOSSO SISTEMA SOLAR OU ESTÃO MUITO PRÓXIMOS DO SOL QUE POSSUI IMENSO CALOR, OU MUITO DISTANTES, ONDE IMPERA UM FRIO MUITÍSSIMO INTENSO, PARA SUSTENTAR A VIDA. QUALQUER MUDANÇA NO RITMO DA ROTAÇÃO DA TERRA TORNARIA A VIDA IMPOSSÍVEL, OU SE VIESSE A PARAR BRUSCAMENTE, IRIA PROJETAR TUDO EXISTENTE EM SUA SUPERFÍCIE PARA O ESPAÇO SIDERAL. POR EXEMPLO, SE A TERRA GIRASSE A UM DÉCIMO DE SUA ROTAÇÃO ATUAL, TODA A VIDA VEGETAL SERIA QUEIMADA DURANTE O DIA OU SERIA CONGELADA DURANTE A NOITE. AS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA MANTÊM-SE DENTRO DE UM LIMITE ACEITÁVEL EM VIRTUDE DA ÓRBITA QUASE CIRCULAR DA TERRA EM TORNO DO SOL. AS TEMPERATURAS EXTREMAS SE TORNAM MODERADAS EM VIRTUDE DO VAPOR DE ÁGUA E DO DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA. A LUA GIRA AO REDOR DA TERRA A UMA DISTÂNCIA DE MAIS OU MENOS 384.000 MIL QUILÔMETROS OCASIONANDO AS MARÉS EM NOSSO PLANETA. SE A LUA FOSSE LOCALIZADA A UM QUINTO DESTA DISTÂNCIA, OS CONTINENTES SERIAM COMPLETAMENTE SUBMERSOS DUAS VEZES POR DIA. A ESPESSURA DA CROSTA DA TERRA E A PROFUNDIDADE DOS OCEANOS PARECEM TER SIDO CUIDADOSAMENTE PROJETADOS. UM AUMENTO NA ESPESSURA DA CROSTA TERRESTRE OU NA PROFUNDIDADE DOS MARES DE APENAS ALGUNS METROS ALTERARIA TÃO DRASTICAMENTE A ABSORÇÃO DO OXIGÊNIO LIVRE E DIÓXIDO DE CARBONO QUE A VIDA VEGETAL E ANIMAL NÃO PODERIAM EXISTIR. O EIXO DA TERRA ESTÁ POSICIONADO A 23.5 GRAUS PERPENDICULAR AO PLANO DE SUA ÓRBITA. ESTE POSICIONAMENTO, ASSOCIADO AO MOVIMENTO DA TERRA EM TORNO DO SOL, PROVOCA NOSSAS ESTAÇÕES, QUE SÃO ABSOLUTAMENTE ESSENCIAIS PARA O CULTIVO DOS ALIMENTOS. A ATMOSFERA DA TERRA, CAMADA DE OZÔNIO, SERVE COMO UM ESCUDO PROTETOR DA RADIAÇÃO LETAL DOS RAIOS ULTRAVIOLETAS, QUE PODERIAM DE OUTRA MANEIRA DESTRUIR TODO TIPO DE VIDA. A ATMOSFERA DA TERRA TAMBÉM SERVE PARA PROTEGÊ-LA DE APROXIMADAMENTE 20 MILHÕES DE METEOROS QUE ENTRAM EM SUA ÓRBITA CADA DIA COM UMA VELOCIDADE DE MAIS OU MENOS DE 48 KM POR SEGUNDO! SEM ESTA PROTEÇÃO CRUCIAL O PERIGO À VIDA SERIA IMENSURÁVEL. A TERRA TEM O TAMANHO FÍSICO PERFEITO E A MASSA EXATA PARA SUSTENTAR A VIDA, PERMITINDO UM EQUILÍBRIO CUIDADOSO ENTRE AS FORÇAS DE GRAVITAÇÃO, ESSENCIAIS PARA CONTROLAR A ÁGUA E A ATMOSFERA, E A PRESSÃO ATMOSFÉRICA. OS DOIS CONSTITUINTES PRIMÁRIOS DA ATMOSFERA TERRESTRE SÃO O NITROGÊNIO, 78 POR CENTO, E O OXIGÊNIO EM 20 POR CENTO. ESTA PROPORÇÃO DELICADA É ESSENCIAL PARA TODAS AS FORMAS DE VIDA. O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA FORNECE UMA PROTEÇÃO IMPORTANTE DA NOCIVA RADIAÇÃO CÓSMICA. A TERRA É SINGULARMENTE ABENÇOADA COM UMA ABUNDANTE PROVISÃO DE ÁGUA, QUE É UMA SUBSTÂNCIA CHAVE DE VIDA EM VIRTUDE DE SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS ESSENCIAIS E EXTRAORDINÁRIAS. "TÃO NUMEROSAS COMBINAÇÕES PERFEITAS E COMPLEXAS DE CONDIÇÕES INTER-RELACIONADAS E FATORES ESSENCIAIS ÀS DELICADAS FORMAS DE VIDA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA APONTAM PARA UM PROJETO INTELIGENTE E SIGNIFICATIVO. CRER QUE UM SISTEMA DE SUPORTE À VIDA TÃO INTRINSECAMENTE PLANEJADO É O RESULTADO DE UMA MUDANÇA É ALGO ABSOLUTAMENTE SEM SENTIDO. CERTAMENTE, UM OBSERVADOR SINCERO E OBJETIVO NÃO TERÁ OUTRO RECURSO SENÃO CONCLUIR QUE O SISTEMA TERRA-SOL FOI CUIDADOSAMENTE E SABIAMENTE DESENHADO POR DEUS PARA O HOMEM" - HUSE, SCOTT M., O COLAPSO DA EVOLUÇÃO, HUSE, SCOTT M., THE COLLAPSE OF EVOLUTION. "PORQUE AS SUAS COISAS INVISÍVEIS, DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER, COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM, E CLARAMENTE SE VÊEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS," (ROMANOS 1:20). RIEGLE, D.D., CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO – CREATION OR EVOLUTION, ZONDERVAN PUBLISHING HOUSE, GRAND RAPIDS, MICHIGAN, 1971, PP.18-20. HUSE, SCOTT M. O COLAPSO DA EVOLUÇÃO -THE COLLAPSE OF EVOLUTION. GRAND RAPIDS: BAKER BOOKS, 1997, THIRD EDITION. O NOSSO PARAÍSO TERRESTRE VERDE, AZUL, VERMELHO E PRETO, FOI INCENDIADO EM SEU INTERIOR, FAZENDO SURGIR OS VULCÕES E ERUPÇÕES VAPÓRICAS POR ONDE BROTARAM FONTES TÉRMICAS EFERVESCENTES, ENQUANTO AS CORES SE MISTURAVAM NUM IMENSO “ARCO IRIS”, DANDO ORIGEM AS MÚLTIPLAS TONALIDADES DE CORES EXISTENTES ATÉ HOJE. DEPOIS TUDO FICOU ESCURO, O AR IRRESPIRÁVEL COM AS ÁGUAS SE EVAPORANDO RAPIDAMENTE PARA CRIAR AS NUVENS NO CÉU. MUITOS SERES IRRACIONAIS E MONSTRUOSOS PERECERAM LENTAMENTE E, SEUS CORPOS CALCINADOS FORAM PETRIFICADOS NUMA TORRENTE DE LAMA ÚMIDA E AQUECIDA PELO FOGO QUE PASSOU A ARDER NO NÚCLEO DO NOVO PLANETA CRIADO POR UM DESASTRE UNIVERSAL. DEPOIS DO TERCEIRO BILHÃO DE ANOS, OS CORPOS CELESTES COMEÇARAM A SE RESFRIAR DA FÚRIA INICIAL DE DEUS E SE DISTANCIAVAM MAIS E MAIS DO NÚCLEO DO “BIG BANG”. O UNIVERSO EM QUE NÓS VIVEMOS ESTÁ EXPANDINDO. NÓS SABEMOS ISTO PORQUE NÓS VEMOS GALÁXIAS E GRUPOS DE GALÁXIAS SE DESLOCANDO NO UNIVERSO. ESTA EXPANSÃO TEM OCORRIDO DESDE QUE O UNIVERSO FOI FORMADO A 15 BILHÕES DE ANOS, DURANTE UM QUENTE E DENSO EVENTO CONHECIDO COMO BIG BANG. EIS UMA PERGUNTA FREQUENTE SOBRE A EXPANSÃO DO UNIVERSO: ONDE É O CENTRO DO UNIVERSO? NÃO HÁ NENHUM CENTRO DO UNIVERSO PORQUE NÃO HÁ NENHUMA BORDA DO UNIVERSO. EM UM UNIVERSO FINITO, O ESPAÇO É CURVADO DE MODO QUE VOCÊ PODERIA VIAJAR BILHÕES DE ANOS-LUZ EM UMA LINHA RETA E EVENTUALMENTE VOCÊ TERMINARIA ONDE VOCÊ COMEÇOU. É TAMBÉM POSSÍVEL QUE NOSSO UNIVERSO SEJA INFINITO. EM AMBOS OS EXEMPLOS, OS GRUPOS DE GALÁXIAS ENCHEM COMPLETAMENTE O UNIVERSO E MOVEM-SE PARA OS LADOS, EM TODOS OS PONTOS QUE FAZEM O UNIVERSO SE EXPANDIR. O ESPAÇO E O TEMPO FORAM CRIADOS NO BIG BANG. NO COMEÇO DO UNIVERSO O ESPAÇO ERA PREENCHIDO COMPLETAMENTE COM A MATÉRIA. A MATÉRIA ESTAVA ORIGINALMENTE MUITO QUENTE E MUITO DENSA E ENTÃO EXPANDIU E ESFRIOU PARA EVENTUALMENTE PRODUZIR AS ESTRELAS E AS GALÁXIAS QUE NÓS VEMOS NO UNIVERSO NOS DIAS DE HOJE. DIZEM OS CIENTISTAS: O TEMPO FOI CRIADO NO BIG BANG, NÓS NÃO SABEMOS SE EXISTIA ANTES DO BIG BANG. ESTA PERGUNTA, CONSEQÜENTEMENTE, DEVE SER DIFÍCIL DE RESPONDER. ALGUMAS TEORIAS SUGEREM QUE NOSSO UNIVERSO É PARTE DE UMA INFINIDADE DE UNIVERSOS IGUAIS OU DIFERENTES ENTRE SI, (OS “MULTIVERSO”) QUE ESTÃO SENDO CRIADOS CONTINUAMENTE. ISTO É POSSÍVEL MAS MUITO MAIS DIFÍCIL DE PROVAR. É PROVÁVEL QUE NOSSO UNIVERSO SEJA INFINITO E ESTEVE PREENCHIDO COM A MATÉRIA EM TODA PARTE DESDE O BIG BANG. HÁ TAMBÉM A EVIDÊNCIA DE QUE NO INÍCIO O UNIVERSO PODE TER EXPANDIDO MUITO MAIS RAPIDAMENTE DO QUE A VELOCIDADE DE LUZ. É POSSÍVEL INFLAR O ESPAÇO DE MODO QUE EMBORA AS PARTÍCULAS NÃO ESTEJAM VIAJANDO RAPIDAMENTE, O ESPAÇO ENTRE PARTÍCULAS AUMENTE ENORMEMENTE. HÁ UMA SUPOSIÇÃO COMUM QUE O BIG BANG FOI UMA EXPLOSÃO QUE OCORREU NO ESPAÇO VAZIO E QUE A EXPLOSÃO EXPANDIU NO ESPAÇO VAZIO. ISTO É ERRADO. EMBORA O ESPAÇO POSSA TER SIDO CONCENTRADO EM UM ÚNICO PONTO NO BIG BANG, É IGUALMENTE POSSÍVEL QUE O ESPAÇO FOSSE INFINITO NO BIG BANG. EM AMBOS OS CENÁRIOS, O ESPAÇO FOI ENCHIDO COMPLETAMENTE COM A MATÉRIA QUE COMEÇOU A EXPANDIR. ATÉ OS DIAS DE HOJE, INÚMEROS CORPOS CELESTES PERCORREM O ESPAÇO INFINITO, SEM UMA DIREÇÃO ESPECÍFICA, RESVALANDO UNS NOS OUTROS MUDANDO DE DIREÇÃO, OU SE TRANSFORMANDO EM FRAGMENTOS QUE FLUTUAM VELOZMENTE NO IMPONDERÁVEL ESPAÇO QUE SE EXPANDE MAIS E MAIS. O UNIVERSO VISÍVEL APARENTA POSSUIR UM RAIO DE 14 BILHÕES DE ANOS-LUZ SIMPLESMENTE PORQUE O UNIVERSO TEM APROXIMADAMENTE 14 BILHÕES DE ANOS DE IDADE. POR ESTA RAZÃO, TODOS NO UNIVERSO TEM A IMPRESSÃO DE ESTAREM NO CENTRO DO UNIVERSO VISÍVEL. O TAMANHO EXATO DO UNIVERSO É COMPLICADO PELO FATO DE QUE O UNIVERSO ESTÁ SE EXPANDINDO. GALÁXIAS VISÍVEIS NOS LIMITES DO UNIVERSO VISÍVEL, EMITIRAM SUAS LUZES QUANDO ESTAVAM MUITO MAIS PRÓXIMAS DE NÓS, E AGORA ESTÃO MUITO MAIS DISTANTES. O VERDADEIRO TAMANHO DO UNIVERSO PROVAVELMENTE É MUITO MAIOR QUE O DO UNIVERSO VISÍVEL. A GEOMETRIA DO UNIVERSO SUGERE QUE ELE TENHA UM TAMANHO INFINITO E QUE SE EXPANDIRÁ ETERNAMENTE. MESMO QUE O UNIVERSO NÃO SEJA INFINITO, NOSSO UNIVERSO VISÍVEL DEVE SER APENAS UMA PEQUENA PARTE DE UMA TOTALIDADE MAIOR. EM DEZEMBRO 1995 O TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE FOI APONTADO, POR 10 DIAS, PARA UMA ÁREA VAZIA DO CÉU NA ÁREA DA URSA MAIOR. PRODUZINDO UMA DAS MAIS ESPETACULARES E FAMOSAS IMAGENS DA ASTRONOMIA MODERNA, A HUBBLE DEEP FIELD. UMA PEQUENA PARTE DELA É MOSTRADA EM FOTOS ESPACIAIS DIVULGADAS PELA “NASA”. QUASE TODOS OS OBJETOS NAS IMAGEM SÃO GALÁXIAS QUE SE ENCONTRAM ENTRE 5 E 10 BILHÕES DE ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA. AS GALÁXIAS SÃO MOSTRADAS EM SUAS CORES E FORMAS NATURAIS, ALGUMAS SÃO NOVAS E AZUIS, ENQUANTO OUTRAS SÃO VELHAS, VERMELHAS E EMPOEIRADAS. NO ENTANTO, UM DOS TRILHÕES DE CORPOS CELESTES, COMO OUTROS TANTOS IGUAIS AO NOSSO SOL, NÃO SE APAGOU COMO UM PROPÓSITO DEFINIDO POR DEUS. ELE, O NOSSO SOL, UMA ESTRELA DE QUINTA GRANDEZA, COMO OUTRAS TANTAS, SERIA O CENTRO DO “SISTEMA SOLAR QUE ABRIGA A TERRA”. A ESTRELA MAIS PRÓXIMA AO NOSSO SOL ESTÁ APENAS, 7.000, SETE MIL VEZES MAIS DISTANTE DO QUE A BORDA DE NOSSO SISTEMA SOLAR. A MAIORIA DAS ESTRELAS VISÍVEIS A OLHO NU ENCONTRAM-SE NUM RAIO DE 250 ANOS-LUZ. A DISTRIBUIÇÃO DAS GALÁXIAS NO UNIVERSO ESTÁ LONGE DE SER REGULAR. TENDEM A SE JUNTAR EM FORMAÇÕES DE ENORMES SUPERAGLOMERADOS. INÚMEROS OUTROS SISTEMAS FORAM CRIADOS NAS INCONTÁVEIS GALAXIAS DO UNIVERSO, QUE NÃO NOS É DADO A CONHECER PLENAMENTE SEM O CONSENTIMENTO DE DEUS. E ASSIM, DEUS FOI APERFEIÇOANDO A SUA CRIAÇÃO COM MILHARES DE MILHÕES DE CRIATURAS PELO PARAÍSO AQUI SURGIDO SEGUNDO SUA VONTADE ÚNICA E SOBERANA. COM NÉVOA ÚMIDA, CALOR DESCOMUNAL IMPREGNANDO O SOLO E SE ESPALHANDO PELO AR ESPEÇO E POLUÍDO, AS ÁGUAS FORAM EVAPORANDO E SE CONDENSANDO EM NUVENS IMPREGNADAS DE ENERGIA CÓSMICA ESTÁTICA, DE FORÇA CONTÍNUA E INTERMITENTE. SUA PROPAGAÇÃO INDUZIU A REAÇÕES VARIADAS E DE EFEITOS SURPREENDENTES, QUE PODEM TER CRIADO UNIVERSOS PARALELOS EM DIMENSÕES DIVERSAS NA REPENTINA REPETIÇÃO IMPACTANTE. ESSA PROPAGAÇÃO GEROU REAÇÕES QUÍMICAS DE CONGELAMENTOS E AQUECIMENTOS MUITO RÁPIDOS, PROVOCANDO AS PRECIPITAÇÕES DE ÁGUAS EM VÁRIOS PONTOS, INCLUSIVE SOBRE O VASTO OCEANO. A POEIRA ACUMULADA NO ESPAÇO FOI ARRASTADA PARA BAIXO E SE ACUMULOU LENTAMENTE NOS VALES, E REGIÕES PROFUNDAS DO OCEANO DURANTE OUTROS MILHÕES DE ANOS, PERFAZENDO UM TOTAL DE QUATRO BILHÕES E QUINHENTOS MILHÕES ANOS. OS FATOS QUE SE SUCEDERAM NOS PRÓXIMOS DUZENTOS E OITENTA MILHÕES DE ANOS, MODIFICARAM TODA A CONFIGURAÇÃO DO PLANETA, QUE GANHOU UMA FORMA OVALOIDE, UM CAMPO MAGNÉTICO PRÓPRIO, DIVISÃO DE TERRAS E ÁGUAS, ALÉM DE PASSAR POR INÚMERAS E EXTREMAS TEMPERATURAS. ISSO TUDO OFERECEU TEMPO-ESPAÇO PARA DEUS IDEALIZAR O TIPO DE VIDA COM VONTADE E ALMA PRÓPRIA QUE SEMPRE DESEJOU QUE VIESSE HABITAR O NOSSO PARAÍSO ATUAL. COM CERTEZA OS MILHARES DE RECANTOS EXÓTICOS, NATURAIS, E ALGUNS ESTORÍS E, MESMO OS QUE RECEBERAM A INTERVENÇÃO DA HUMANIDADE PODEM SER CHAMADOS DE PARAÍSO OU JARDIM DO EDÉM PELA BELEZA E TRANQÜILIDADE QUE NOS OFERECEM. ALGUNS HUMANOS FAZEM PARECER UM INFERNO ESTES LOCAIS APRAZÍVEIS COM SUAS AÇÕES PREDADORAS E DE EXTREMA BARBARIDADE. A OUTRA VERSÃO, NOS APRESENTA COMO O PODER CRIADOR DE DEUS NOS TROUXE, A TODOS, AOS LUGARES DESTE CORPO CELESTE SERES VIVOS, APARENTEMENTE SEM ALMAS, VEGETAIS IGUALMENTE DESPROVIDOS DE VONTADE PRÓPRIA, ANIMAIS DÓCEIS, ANIMAIS PREDADORES, ANIMAIS FEROZES, ANIMAIS FORTES E DOMESTICÁVEIS E FINALMENTE O HOMEM E A MULHER. NO INÍCIO, APENAS HAVIA O ESPAÇO SIDERAL PROFUNDO E INFINITO, E AS ÁGUAS QUE FLUTUAVAM NELE. VIAJANDO POR SOBRE AS ÁGUAS DE IMENSIDÃO INDIZÍVEL, DEUS SENTIU A IMENSA SOLIDÃO QUE HAVIA NELE PRÓPRIO. ENTÃO, DEUS, DURANTE SETE DIAS E SETE NOITES CRIOU O MUNDO E TODAS AS COISAS QUE LHE DÃO VIDA. E ANTES DE DESCANÇAR DETERMINOU QUE HOUVESSE LUZ E VIDA, AGITANDO ENORMEMENTE AQUELAS ÁGUAS PROFUNDAS. A LUZ BRILHOU INTENSAMENTE, AFASTANDO A ESCURIDÃO, QUE FOI PERSEGUIDA E, AINDA HOJE O É PELOS ASTROS E ESTRELAS QUE SE EXPANDEM PELO UNIVERSO CRIADO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS. AS RELIGIÕES OFERECERAM-ME O ENTENDIMENTO DE QUE DEUS NOS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, A PARTIR DOS ELEMENTOS CONTIDOS NA NATUREZA DO UNIVERSO. SOPROU UM FÔLEGO MILAGROSO EM NOSSAS NARINAS, NOS DANDO A VIDA ETERNA A PARTIR DE ADÃO. AO TOCAR NOSSOS LÁBIOS, COLOCOU NELES O PODER DA PALAVRA QUE PODE ABENÇOAR OU AMALDIÇOAR, QUE NO ENTANTO, NOS PENALIZARÁ SEGUNDO A NOSSA PRÓPRIA DECISÃO E MERECIMENTO. O PAI DE NOSSAS ALMAS NOS OFERECEU O PARAÍSO E TODAS AS BELEZAS INFINDAS JUNTO DE SUA COMPANHEIRA “LILLITH” QUE, LOGO SE REBELOU COM O DOMÍNIO IMPOSTO POR ADÃO. DEUS ATENDEU SUA REIVINDICAÇÃO E LIBERTOU LILLITH, QUE VOOU PARA ALÉM DO MAR MORTO, JUNTO À LÚCIFER, PARA MULTIPLICAR SUA PROLE DE MALDADE. COMO DEUS NUNCA VOLTA ATRÁS EM SUAS PALAVRAS, PERMITIU QUE A MALDADE DO ANJO CAÍDO PROSSIGA INDEFINIDAMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS, ATÉ QUE UMA DE SUAS VÍTIMAS O FAÇA COMETER UM ERRO FATAL QUE O DESTITUIRÁ DO TRONO DAS TREVAS. MESMO ANTES DA “PROMESSA” DE VIDA ETERNA A TODOS OS “ANJOS E ARCHANJOS”, DEUS SABIA O QUE ESTAVA POR VIR, E IMPÔS REGRAS QUE POSSIBILITAM MUDAR ALGUMAS SITUAÇÕES TIDAS COMO ETERNAS. PARALELAMENTE, DEUS SE CONDOEU COM A TRISTEZA E SOLIDÃO DO HOMEM-ADÃO E O FEZ DORMIR PARA EXTRAIR DE UMA COSTELA, JUNTO AO SEU CORAÇÃO, O CORPO DE UMA MULHER COMPANHEIRA. COMO EM OUTRAS VEZES, QUANDO ADÃO DEU NOME ÀS FRUTAS E ANIMAIS, DEUS ACEITOU QUE ADÃO DESSE NOME A SUA COMPANHEIRA, QUE FOI DENOMINADA E CHAMADA POR EVA. APENAS DEUS PODE CRIAR CORPOS COM VIDA E ALMAS ETERNAS, E TRANSFORMAR O NADA ABSOLUTO EM MATÉRIA, GÁS OU ENERGIA. E DEPOIS DA GRANDE EXPLOSÃO DE IRA, DEUS ENTENDEU QUE APENAS O AMOR PODE MUDAR TUDO E CRIAR A VIDA INTELIGENTE COM DECISÃO PRÓPRIA E RESPEITO AO TODO QUE POSSA EXISTIR, MESMO AUSENTE DE NOSSAS VISTAS. SE NÃO FOSSE ASSIM, COMO IRÍAMOS AMAR OS PARENTES E AMIGOS DISTANTES E, AO PRÓPRIO DEUS? COM ISSO, ENQUANTO QUALQUER DIFICULDADE EVOLUCIONISTA DEVE SER EXAMINADA, TESTADA, ANALISADA E DESVENDADA, ENQUANTO AS PESQUISAS CIENTÍFICAS SOB O PARADIGMA DA EVOLUÇÃO SE DEPARAM COM PROBLEMAS QUE DEMANDAM SOLUÇÕES TRABALHOSAS, ENQUANTO A CONQUISTA DA COMPREENSÃO DA NATUREZA DEVE LIDAR COM A FRIA REALIDADE DA MATEMÁTICA, DA QUÍMICA E DA FÍSICA, O CRIACIONISMO NÃO SOFRE NADA DISSO! QUALQUER UM DE SEUS PROBLEMAS PODE SER RESOLVIDO, LITERALMENTE, NUM PASSE DE MÁGICA! DEUS ESTÁ SEMPRE PRONTO A FORNECER A EXPLICAÇÃO DO MILAGRE! COM ISSO PODE-SE EXPLICAR QUE OS ANIMAIS MIGRARAM PARA A ARCA DE NOÉ POR UM "DIRECIONAMENTO INSTINTIVO SOBRENATURAL", PODEM AFIRMAR QUE OS CASAIS DE CARNÍVOROS NÃO PRECISARAM COMER TODA A MANADA DE HERBÍVOROS DA ARCA GRAÇAS A UMA "HIBERNAÇÃO MÍSTICA". PODEM GARANTIR QUE UMA ESTRUTURA DE 150 METROS DE MADEIRA PÔDE SUPORTAR À MAIS VIOLENTA TEMPESTADE DE TODOS OS TEMPOS GRAÇAS A UM "ESCUDO PROTETOR DE DEUS" QUE LHE DAVA INDESTRUTIBILIDADE. COM UM DEUS TODO-PODEROSO, FICA FÁCIL ACEITAR QUE OS ANIMAIS AQUÁTICOS DE ÁGUA DOCE E OS DE ÁGUA SALGADA SOBREVIVERAM DEVIDO A UMA "BARREIRA MÍSTICA" QUE MANTINHA ZONAS DE ÁGUA SALINA E NÃO SALINA SEM SE MISTURAREM EM PLENO MAR REVOLTO. É POSSÍVEL ACEITAR QUE LOGO APÓS DESEMBARCAREM DA ARCA, OS ANIMAIS HERBÍVOROS TIVERAM O QUE COMER, POIS A VEGETAÇÃO PODE TER CRESCIDO MILAGROSAMENTE, E QUE OS CARNÍVOROS DEVEM TER FEITO UMA "DIETA SAGRADA" DADA A FALTA DE HERBÍVOROS, AFINAL ALÉM DE VIREM POUCOS DELES NA ARCA, NOÉ AINDA SACRIFICOU VÁRIOS AO SENHOR SEU DEUS, GÊNESIS 8:20). COM A INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, DÁ ATÉ PRA ENTENDER QUE CAPIVARAS, LOBOS-GUARÁS E TATUS TENHAM MIGRADO DA TURQUIA, CRUZANDO TODA A ÁSIA, ATRAVESSANDO UM ESTREITO DE BERING GELADO, ENTRADO PELO ALASKA, DESCIDO PELA AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA CENTRAL, CRUZADO A AMAZÔNIA E CHEGADO AO PLANALTO CENTRAL DO BRASIL PARA SE ESTABELECEREM DEFINITIVAMENTE. COM A AJUDA DO TODO-PODEROSO DEUS, AS ETNIAS HUMANAS PODERIAM TER SAÍDO DE UM ESTADO DE PIGMENTAÇÃO DE MELANINA MÍNIMA NA PELE PARA UM ESTADO MÁXIMO EM POUCOS MIL ANOS, E SE É FATO QUE OS ARIANOS QUE VIVEM NA ÁFRICA DO SUL HÁ QUASE 400 ANOS SEM SE MISCIGENAREM NUNCA APRESENTARAM QUALQUER ESCURECIMENTO DE PELE, É PORQUE DEUS RETIROU AJUDA DO PROCESSO EVOLUTIVO QUE TUDO MODIFICARIA. E DAÍ QUE AS ESTRELAS ESTEJAM A MILHARES DE ANOS-LUZ DE DISTÂNCIA E AS GALÁXIAS A MILHÕES DE BILHÕES? O UNIVERSO NÃO TERIA QUE SER TÃO ANTIGO, AFINAL DEUS PODE TER CRIADO A LUZ JÁ A CAMINHO DESDE A GÊNESE, OU PODE TER AUMENTADO A VELOCIDADE DA LUZ NO PASSADO! COM UM DEUS QUE PODE TUDO, NÃO HÁ DIFICULDADE, E TUDO PODE SER EXPLICADO. NENHUM DADO PODERÁ SER USADO CONTRA O CRIACIONISMO, POIS ELE SEMPRE TERÁ UMA CARTA MILAGROSA NA MANGA. ASSIM, SÓ CABERÁ AO EVOLUCIONISMO CONTESTAR FILOSOFICAMENTE A VALIDADE DE CADA UMA DAS PREMISSAS MILAGROSAS, E LANÇAR PERGUNTAS CHATAS, COMO: SE DEUS É TÃO PODEROSO, NÃO SERIA MAIS FÁCIL ARREBATAR A FAMÍLIA DE NOÉ E OS ANIMAIS SELECIONADOS PARA UM OUTRO MUNDO E ENTÃO "LAVAR" A TERRA E, DEPOIS TRAZÊ-LOS DE VOLTA? SE DEUS É TODO PODEROSO PORQUE SIMPLESMENTE NÃO FEZ DESAPARECER OS HOMENS MAUS DA TERRA SEM TODO AQUELE ESTARDALHAÇO DILUVIANO? SERIA PARA DAR TESTEMUNHO DE SEU PODER E DE SUA IRA CONTRA AS MALDADES HUMANAS, E EXIGIR QUE OS SERES INTELIGENTES SE EDUQUEM E SE CONTENHAM. O DEUS, TODO-PODEROSO E BOM, FEZ EXISTE O MAL, PARA OFERECER OPÇÕES DE ESCOLHA AOS HUMANOS. E AÍ A DISCUSSÃO SE ENVEREDA PELA TEODICEIA, E TODAS AS IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS EMBUTIDAS, E NÃO TERÁ FIM. CURIOSAMENTE, É A ÚNICA FORMA DE O CONFRONTO POSSUIR ALGUMA IGUALDADE DE CONDIÇÕES. E ASSIM, EVOLUCIONISTAS E CRIACIONISTAS PODEM FICAR DISCUTINDO LONGAMENTE, E SEM QUALQUER RESULTADO PRÁTICO ATÉ O FIM DOS TEMPOS. A HISTÓRIA DA NOSSA PRESENÇA NO PLANETA, É LONGA E COMPLICADA, COM TRAIÇÕES, GUERRAS, DISPUTAS, GRANDES DESCOBERTAS E AVENTURAS TERRÍVEIS E MUITAS MARAVILHOSAS, PERMEADAS DE VERDADEIROS MILAGRES DE DEUS. A HUMANIDADE TEM DESENVOLVIDO UM VERDADEIRO “CIRCO DE HORRORES” TENTANDO SUPERAR AS MARAVILHAS DE DEUS EM TODAS AS SUAS OBRAS PELO ESPAÇO INFINITO. ISTO POSSIBILITA IMAGINARMOS QUE HABITAMOS EM VÁRIAS ESCALAS DE SOFRIMENTOS E PRAZERES QUE, SE INTERCALAM NO TEMPO E NO ESPAÇO, SOB A ÉGIDE DE DEUS, QUE NOS PUNE E NOS CONTROLA COM AJUDA DE ANJOS COMANDADOS POR ARCHANJOS EXTREMAMENTE PODEROSOS. ANJOS E ARCHANJOS, SERIAM ESPÍRITOS MARAVILHOSOS COM PODER DE SE TORNAR VISÍVEIS AOS NOSSOS OLHOS, SE MERECERMOS E, AINDA REALIZAREM MILAGRES PRODIGIOSOS SEGUNDO AS LEIS DE DEUS. EM OUTRO PLANO, AGORA INFERIOR, OUTROS ESPÍRITOS CONTROLARIAM AS VIDAS DE PESSOAS, TIDAS COM ENDEMONIADAS. ESTES ESPÍRITOS TIDOS COMO INFERIORES, DOMINARIAM AS TREVAS E AS MALDADES PRATICADAS PELOS CRIMINOSOS QUE SE PROPAGAM, DESDE AS MAIS PERVERSAS ATÉ AS DE CRUELDADES DISSIMULADAS E MODERADAS. A ESCALA DE BONDADES E MALDADES VAI NUM CRESCENDO INFINITO ETERNAMENTE DO ZERO POSITIVO A ZERO NEGATIVO ATÉ O FIM DOS TEMPOS. NO ENTANTO, TODOS DEVERÍAMOS NOS ATER EM PRATICAR, ENSINAR E VIVER DE AMOR E SOLIDARIEDADE, UMA VEZ QUE O ENTENDIMENTO DA CRIAÇÃO DE DEUS É O AMOR EM SUA PLENITUDE SUPREMA. PARA ENTENDER A DECISÃO DEFINITIVA DE DEUS PELO AMOR COMO BASE DE TUDO QUE É BOM, NOS FARÁ REGREDIR HÁ UMA ÉPOCA MUITÍSSIMO REMOTA, PELO MENOS PARA NÓS. “O DEBATE ENTRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO E A "TEORIA" DA CRIAÇÃO” É SEMPRE COMPLICADA. PORÉM, DEPENDENDO DO ÂMBITO ONDE OCORRE A DISCUSSÃO, A VANTAGEM SEMPRE PESA PARA UM LADO OU PARA O OUTRO. NO CAMPO CIENTÍFICO, NÃO É A TOA QUE O EVOLUCIONISMO DESBANCOU QUALQUER FORMA DE CRIACIONISMO HÁ MAIS DE UM SÉCULO E MEIO, GRAÇAS A UMA ARGUMENTAÇÃO APARENTEMENTE LÓGICA E REBUSCADA OPINIÕES SUPOSTAMENTE INTELIGENTE. ELE NÃO SÓ POSSUI TODAS AS EVIDÊNCIAS DA NATUREZA A SEU FAVOR, COMO POSSUI TODA A COERÊNCIA RACIONAL E BOM SENSO, O QUE EXPLICARIA PORQUE TODOS OS AUTÊNTICOS CIENTISTAS DO MUNDO LHE SÃO FAVORÁVEIS. ENTRE ESTES ESTÃO SIMPLESMENTE TODOS OS GANHADORES DE PRÊMIOS NOBEL OU SIMILARES EM QUALQUER ÁREA RELEVANTE PARA O TEMA. OS GRANDES NOMES ASSOCIADOS AOS GRANDES AVANÇOS DO FINAL DO SÉCULO XIX, DE TODO O SÉCULO XX E DESTE INÍCIO DO XXI, SÃO, É CLARO, EVOLUCIONISTAS. QUE NO ENTANTO, NÃO CONSEGUEM EXPLICAR COMO SE DERAM AS CONDIÇÕES ANTERIORES AO “BIG-BANG” DE TERIA DADO INÍCIO AO TODO QUE SE SEGUIU DESDE ENTÃO. NÃO HÁ EXCEÇÕES. TODAS AS PESQUISAS, DESCOBERTAS, DESENVOLVIMENTO DESDE A ENGENHARIA GENÉTICA, MICROBIOLOGIA, ECOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR E MULTIPLICAÇÃO ESPONTÂNEA DAS CÉLULAS, ACONTECEM SOB O PARADIGMA EVOLUCIONISTA. (CONTINUA)

NOS IDOS DE 1.957, MAIS EXATAMENTE NO DIA 17 DE SETEMBRO, EU INICIAVA MINHA HISTÓRIA NO RÁDIO AO LADO DE RUBENS MORAES SARMENTO, HENRIQUE LOBO, ALEXANDRE KADUNC, MOACYR FERNANDES E TANTOS OUTROS NOMES QUE SE DESTACAVAM NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS NO RÁDIO BRASILEIRO ATRAVÉS DA RÁDIO BANDEIRANTES. OS PODEROSOS TRANSMISSORES DA RÁDIO BANDEIRANTES ESPALHAVAM O SOM DE NOSSAS VOZES POR TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E, ALGUMAS OUTRAS PARTES DO PLANETA TERRA.

COM ORGULHO DIGO QUE VI NASCER AQUELA EQUIPE DE DESTEMIDOS JORNALISTAS E FIZ PARTE DELA: OS TITULARES DA NOTÍCIA.

COM ORGULHO DIGO QUE VI NASCER AQUELA EQUIPE DE DESTEMIDOS JORNALISTAS E FIZ PARTE DELA: OS TITULARES DA NOTÍCIA. "NASCI POBRE, ESTUDEI, TRABALHEI, COMPREI MINHAS COISINHAS, SEM FICAR DEVENDO PARA NINGUÉM" AINDA NÃO TENHO UMA SANDÁLIA CONFORTÁVEL. NÃO CULPO A SOCIEDADE E, TÃO POUCO IREI ME APROPRIAR DA SANDÁLIA DE ALGUÉM.

POSSO ESTAR NO BICO DO CORVO. MAS, AINDA TRABALHO PARA COMER E, PAGAR MINHAS CONTAS FAMILIARES.

É LÓGICO QUE TEM HAVIDO AJUDA DE ANTIGOS AMIGOS, VELHOS COLEGAS DE TRABALHO COM QUEM TROCAMOS GENTILEZAS E, CARINHO VERBAL. “TUDO O QUE SOU E ME TORNEI NESTA VIDA DEVO AOS LIVROS E AOS MEUS PAIS.” O LIVRO, SEJA O TIPO QUE FOR, ESCRITO COM CARINHO E AMOR, SEMPRE SERÁ UM MESTRE PRONTO A NOS ENSINAR O MELHOR DESTA VIDA. NAS PÁGINAS DE UM LIVRO, PLENAS DE SABEDORIA MINHA MÃEZINHA BUSCOU APRENDIZADO QUE NOS REPASSOU AO LONGO DE NOSSAS VIDAS, NOS REFAZENDO PARA VIVER EM SOCIEDADE E LIBERDADE. APRENDIDO O CAMINHO PARA A CASA DO MESTRE SEMPRE VISITEI AS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS E A ESTANTE DE LIVROS DE MEU AVÔ DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO. “SEM LIVROS E MÚSICAS MINHA VIDA TERIA SIDO INÓQUOÁ.” MEU PAI, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO E MINHA MÃE ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, ENSINARAM-ME QUE UM LIVRO NA ESTANTE OU PRATELEIRA, É UM AMIGO ESQUECIDO. MAS, SE MANUSEADO FICA AMARELECIDO SURRADO E ÀS VEZES RASGADO, É UM MESTRE-AMIGO A SER SEGUIDO. A VIDA É ASSIM. OS MELHORES SEMPRE SÃO OS PROCURADOS POR NÓS.

COMO PATRIARCA DESTA KLAN DE LUTADORES GUERREIROS CONCEDO-ME O DIREITO DE DECLARAR PUBLICAMENTE EM DEFINITIVO: "{SOU UM ESPÍRITO ANTIGO ENVELHECIDO NAS ÁGUAS DO MAR BRAVIO; NAS AREIAS ESCALDANTES DO DESERTO; NAS MATAS DISTANTES E, REPLETAS DE FERAS FAMINTAS E, NAS RUAS E AVENIDAS SOLITÁRIAS DAS GRANDES CIDADES DESCONHECIDAS. CONSPIREI NOS PORÕES, BECOS E VIELAS CONTRA AS MALDADES DOS TRAIDORES DA NOSSA LIBERDADE, DOS HIPÓCRITAS PERVERSOS E CORRUPTOS AMBICIOSOS.}‘JÁ VI O SOL NASCER MILHARES DE VEZES. JÁ ANDEI SOB CHUVA FORTE E CAMINHEI DURANTE O LUAR E EM NOITES DE GAROA FINA E FRIA. JÁ CHOREI A PERDA DE ENTES QUERIDOS E DE EMPREGOS IMPORTANTES. {JÁ AMEI MULHERES LINDAS E BONDOSAS. JÁ LUTEI CONTRA A MORTE VIOLENTA E CRUEL. FAÇO PARTE DE UM POVO FORTE E TRABALHADOR QUE MUITO ESTUDOU, CULTIVOU A TERRA PARA PLANTAR NOSSO ALIMENTO E CRIOU BOVINOS, CAPRINOS, GALINÁCEOS, SUÍNOS PRESERVANDO ÀS ÁGUAS E A NATUREZA PARA BEM EDUCAR FILHOS E FILHAS COM HONESTIDADE E FÉ EM DEUS. NO ENTANTO, NINGUÉM NUNCA ME FEZ TÃO FELIZ COMO OS MEUS FILHOS, FILHAS, NETOS E NETAS QUANDO SE DERAM A LUZ DESTE MUNDO PARA ENCANTAR MEU MUNDO PESSOAL. EM CADA UM DELES RENASCI TODAS AS VEZES QUE MORRI AO PERDER UM DE MEUS QUERIDOS E AMADOS AMIGOS, COLEGAS E PARENTES DE SANGUE.} JÁ DISSE, EU UM DIA, QUE O MELHOR MOMENTO DE UMA GRANDE BRIGA É O DA RECONCILIAÇÃO. AÍ A GENTE DIZ TUDO QUE NOS VAI NO CORAÇÃO: “MULHER DA MINHA VIDA EU TE AMO ALÉM DA VIDA.” POR ESTES VALORES MORAES E CULTURAIS ADQUIRIDOS, É QUE PODEREI CONTAR ABERTAMENTE MINHAS HISTÓRIAS VERDADEIRAS COM FATOS E FOTOS QUE REGISTRAM UMA ÉPOCA HUMANA NESTE UNIVERSO SIDERAL INFINITO. A NOITE QUENTE VAI DE ENCONTRO A MADRUGADA QUE PROMETE SER LONGA. AINDA É PRIMAVERA, NO ENTANTO, A CHUVA QUE CAI INTENSA E CONTÍNUA, E O CALOR DE MAIS DE VINTE E DOIS GRAUS, ME DÃO A SENSAÇÃO DE UMA MADRUGADA DE VERÃO. O SUÓR ESCORRE, LEVEMENTE PELAS MINHAS TÊMPORAS, ENQUANTO ESCREVO DEDILHANDO EM MINHA REMINGTON. A SAUDADE INTENSA DAS PESSOAS QUE UM DIA IMAGINEI ME AMAREM E, QUE AINDA AMO SENTIDAMENTE INVADEM O AMBIENTE TOMANDO DE ASSALTO MINHA MEMÓRIA LATENTE. TALVEZ, OS ENTENDIMENTOS DE CIENTISTAS ESTUDIOSOS E ATREVIDOS VISIONÁRIOS, ESTEJAM CERTOS. MAS, ERRADOS NA ORDEM DE COMO TUDO ACONTECEU. O GRANDE ESPÍRITO DE DEUS TERIA, SUPOSTAMENTE, CRIADO PRIMEIRAMENTE UMA IMENSA PORÇÃO DE TERRA COM ÁRVORES GIGANTESCAS, E CRIATURAS PRIMITIVAS SEM FORMAS DEFINIDAS. TUDO CERCADO POR UMA MASSA ENORME DE ÀGUAS MANSAS, QUE ENTRETANTO NÃO INTERROMPIA A SOLIDÃO EXISTENTE. DAÍ, DEUS QUE TUDO PODE CRIOU AS CRIATURAS DESCUMUNAIS NAS ÁGUAS E EM SOLO FIRME. ESSAS CRIATURAS, APENAS COM INSTINTO ANIMAL, DESEJAVAM SE SOBREPOR ÀS OUTRAS E SE ALIMENTAREM UMAS DAS OUTRAS, PARA GANHAR TAMANHO E FORÇA MAIOR. E ASSIM, FOI POR MILHARES DE ANOS ENQUANTO O GRANDE E PODEROSO DEUS AS OBSERVAVA E TENTAVA MESCLAR SEUS CORPOS COM OS DE OUTRAS CRIAÇÕES QUE APENAS SE ALIMENTASSEM DE ERVAS E PLANTAS MAIORES. DE NADA ADIANTOU ESSAS TENTATIVAS, UMA VEZ QUE OS CARNÍVOROS INICIARAM A MATANSA DOS MAIS PACÍFICOS, DESTRUINDO OS BOSQUES E CAMPOS COM SUAS PERSEGUIÇÕES E EMBATES PARA DOMINAR, SUBJULGAR E MATAR AS CRIATURAS QUE LHES SERVIAM DE ALIMENTO. DEUS FICOU MUITO IRADO, E SE AFASTOU COM GRANDE FORÇA DO LOCAL DAQUELA MATANÇA INDISCRIMINADA, FAZENDO ESPANDIR O “ESPAÇO-TEMPO” NO INFINITO SIDERAL. E LÁ, HÁ MUITOS ANOS LUZ, DISTANTES DO PARAÍSO QUE CRIÁRA E QUE UM DIA SERIA HABITADO PELO SER HUMANO, DEIXOU SE MANIFESTAR SUA IRA EM FORMA DE UMA ESPETACULAR EXPLOSÃO, QUE RESULTOU NO SURGIMENTO DE CORES MULTÍPLAS, SONS AGUDOS QUE REVERBERARAM EM INFINITOS TONS FLAMEJANTES EM TODAS AS DIREÇÕES, ALÉM DE MATERIAZAR SENTIMENTOS DE FÚRIA DESCUMUNAL, PRÓPRIA DE UM SER PODEROZISSIMO. A MATERIALIZAÇÃO DESSES SENTIMENTOS, CRIOU AS ROCHAS, OS METAIS, OS LÍQUIDOS, OS GAZOSOS ENVIADOS GIRANDO SOBRE SÍ PRÓPRIOS, NUMA ASPIRAL DE FOGO PARA ESPANDIR O UNIVERSO POR MUITOS ANOS LUZ SEGUIDOS. POR ISSO QUE SE DIZ QUE UMA FAGULHA DO AMOR DE DEUS PODE ABRASAR A TERRA, E A IRA DO SENHOR PODE EXPLODIR E QUEIMAR O UNIVERSO TODO. UMA ÍNFIMA PARTE DESSA FÚRIA DE DEUS ACABOU POR ATINGIR O GRANDE CONTINENTE E AS ÁGUAS MANSAS ONDE HABITAVAM OS CARNÍVOROS E SUAS VÍTIMAS VEGETARIANAS, LEVANTANDO UMA ENORME CAMADA DE POEIRA E VAPOR COM GASES TÓXICOS. ESSA FÚRIA MATERIALIZADA EM PURA ROCHA DE GRANITO E METAIS VARIADOS, NO INSTANTE QUE TOCOU PARTE DA TERRA E DAS ÁGUAS, SEU PONTO MAIS DISTANTE NA OUTRA EXTREMIDADE, AINDA SE ENCONTRAVA A MAIS DE TRINTA MIL METROS NO ESPAÇO EXTRATOSFÉRICO. O QUE SE SUCEDEU NOS PRÓXIMOS CENTO E OITENTA MILHÕES DE ANOS, MODIFICOU TODA A CONFIGURAÇÃO DO PLANETA, QUE GANHOU UMA FORMA OVALOIDE, CAMPO MAGNÉTICO PRÓPRIO, DIVISÃO DE TERRAS E ÁGUAS, ALÉM DE PASSAR POR INÚMERAS E EXTREMAS TEMPERATURAS. ISSO TUDO OFERECEU TEMPO-ESPAÇO PARA DEUS IDEALIZAR O TIPO DE VIDA QUE DESEJAVA QUE VIESSE HABITAR O NOSSO PARAÍSO ATUAL. O PODER CRIADOR DE DEUS TROUXE A TODOS OS LUGARES DESTE CORPO CELESTE SERES VIVOS, APARENTEMENTE SEM ALMAS, VEGETAIS IGUALMENTE DESPROVIDOS DE VONTADE PRÓPRIA, ANIMAIS DÓCEIS, ANIMAIS PREDADORES, ANIMAIS FEROZES, ANIMAIS FORTES E DOMESTICÁVEIS E FINALMENTE O HOMEM E A MULHER. EU SEI QUE NASCI RADIALISTA, JORNALISTA E ACABEI ME TORNANDO ESCRITOR, ARTISTA PLÁSTICO E HISTORIADOR, POIS A REPORTAGEM INVESTIGATIVA ME ENCAMINHOU À PESQUISA EM GERAL. E CONTINUANDO NA BUSCA PARA ENCONTRAR A VERDADE SOBRE A NOSSA EXISTÊNCIA NO UNIVERSO E, AS RAZÕES DA VIDA HUMANA DEPARARAM-ME COM DUAS VERSÕES TIRADAS DE CONCLUSÕES QUE PODEM SER FACILMENTE CONTESTADAS. NO INÍCIO, APENAS HAVIA O ESPAÇO SIDERAL E, AS ÁGUAS QUE FLUTUAVAM NELE. VIAJANDO POR SOBRE ELAS, DEUS SENTIU A IMENSA SOLIDÃO QUE HAVIA NELE. ENTÃO, DEUS, DURANTE SETE DIAS E SETE NOITES CRIOU O MUNDO E TODAS AS COISAS QUE LHE DÃO VIDA. E ANTES DE DESCANÇAR, DETERMINOU QUE HOUVESSE LUZ. A LUZ BILHOU INTENSAMENTYE, AFASTANDO A ESCURIDÃO, QUE FOI PERSEGUIDA E, AINDA HOJE O É PELOS ASTROS E ESTRELAS QUE SE ESPANDEM PELO UNIVERSO CRIADO SEGUNDO A SUA PALAVRA. AS RELIGIÕES OFERECERAM-ME O ENTENDIMENTO DE QUE DEUS NOS CRIOU A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, A PARTIR DOS ELEMENTOS CONTIDOS NA NATUREZA DO UNIVERSO. SOPROU UM FÔLEGO MILAGROSO EM NOSSAS NARINAS, NOS DANDO A VIDA ETERNA A PARTIR DE ADÃO. O PAI DE NOSSAS ALMAS NOS OFERECEU O PARAÍSO E TODAS AS BELEZAS INFINDAS JUNTO DE UMA COMPANHEIRA QUE, LOGO SE REBELOU COM O DOMÍNIO IMPOSTO POR ADÃO. DEUS ATENDEU SUA REIVINDICAÇÃO E LIBERTOU LILLITH, QUE VOOU PARA ALÉM DO MAR MORTO, JUNTO À LÚCIFER, PARA MULTIPLICAR SUA PRÓLE DE MALDADE. COMO DEUS NUNCA VOLTA ATRÁS EM SUAS PALAVRAS ASSIM PERMITIU QUE A SUA MALDADE PROSSEGUISSE ATRAVÉS DOS TEMPOS. PARALELAMENTE, DEUS SE CONDOEU COM A TRISTEZA E A SOLIDÃO DO HOMEM-ADÃO E, O FEZ DORMIR PARA EXTRAIR DE UMA COSTELA, JUNTO AO SEU CORAÇÃO, O CORPO DE UMA MULHER COMPANHEIRA. COMO EM OUTRAS VEZES, QUANDO ADÃO DEU NOME ÀS FRUTAS E ANIMAIS, DEUS ACEITOU QUE ADÃO DESSE NOME A SUA COMPANHEIRA, QUE FOI DENOMINADA E CHAMADA POR EVA. A HISTÓRIA DA NOSSA PRESENÇA NO PLANETA, É LONGA E COMPLICADA, COM TRAIÇÕES, GUERRAS, DISPUTAS, GRANDES DESCOBERTAS E AVENTURAS TERRÍVEIS E APENAS ALGUMAS MARAVILHOSAS, PERMEADAS DE VERDADEIROS MILAGRES DE DEUS. A HUMANIDADE TEM DESENVOLVIDO UM VERDADEIRO “CIRCO DE HORRORES” TENTANDO SUPERAR AS MARAVILHAS DE DEUS EM TODAS AS SUAS OBRAS PELO ESPAÇO INFINITO. ISTO POSSIBILITA IMAGINARMOS QUE HABITAMOS EM VÁRIAS ESCALAS DE SOFRIMENTOS E PRAZERES QUE, SE ENTERCALAM NO TEMPO E NO ESPAÇO, SOB A ÉGIDE DE DEUS, QUE NOS PUNE E NOS CONTROLA, DESDE QUE SOLICITADO POR NÓS, COM AJUDA DE ANJOS COMANDADOS POR ARCHANJOS EXTREMAMENTE PODEROSOS. ANJOS E ARCHANJOS SERIAM ESPÍRITOS MARAVILHOSOS COM PODER DE SE TORNAREM VISÍVEIS AOS NOSSOS ÓLHOS, SE MERECERMOS E, AINDFA REALIZAREM MILAGRES PRODIGIOSOS SEGUNDO AS LEIS DE DEUS. EM OUTRO PLANO, AGORA INFERIOR, OUTROS ESPÍRITOS CONTROLARIAM AS VIDAS DE PESSOAS, TIDAS COM ENDEMONIADAS. ESTES ESPÍRITOS TIDOS COMO INFERIORES, DOMINARIAM AS TREVAS E AS MALDADES PRATICADAS PELOS CRIMINOSOS QUE SE PROPAGAM, DESDE AS MAIS PERVERSAS ATÉ AS DE CRUELDADES DISSIMULADAS E MODERADAS. A ESCALA DE BONDADES E MALDADES VAI NUM CRESCENDO INFINITO ETERNAMENTE DO ZERO POSITIVO A ZERO NEGATIVO ATÉ O FIM DOS TEMPOS. NO ENTANTO, TODOS DEVERÍAMOS NOS ATER EM PRATICAR, ENSINAR E VIVER DE AMOR E SOLIDARIEDADE, UMA VEZ QUE O ENTENDIMENTO DA CRIAÇÃO DE DEUS É O AMOR EM SUA PLENITUDE SUPREMA. PARA ENTENDER A DECISÃO DEFINITIVA DE DEUS PELO AMOR COMO BASE DE TUDO QUE É BOM, NOS FARÁ REGREDIR HÁ UMA ÉPOCA MUITÍSSIMO REMOTA, PELO MENOS PARA NÓS. TRABALHO-LIBERDADE COM IGUALDADE = "SE VOCÊ GOSTOU DA MINHA HISTÓRIA DE VIDA E DE MINHAS OBRAS, FALAREMOS SOBRE TUA POSSIBILIDADE EM ADQUIRI-LAS COM FACILIDADE”. https://scontent.fgru6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15095693_1688886874470391_6624824336176786363_n.jpg?oh=3b1668ae10db081916530514010bc79c&oe=58BC2849 “AS PALAVRAS PODEM MAIS QUE AS ARMAS - “A CANETA SUPERA A FORÇA DOS CANHÕES E DAS BAIONETAS” - — com Retalhos D’alma & Estou EM Chamas” por Gésner LAS Casas. GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO GÉSNER LAS CASAS https://scontent.fgru6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15135955_1694703700555375_6635534317330769415_n.jpg?oh=664e83a396b2e9931fbccd76c9d1407c&oe=58B64D44

Enviado por LAS CASAS em 22/11/2016

Código do texto: T5831392

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 30/11/2016
Código do texto: T5839450
Classificação de conteúdo: seguro