O HUMANISMO NA RELAÇÃO MÉDICO X PACIENTE

Segundo o juramento de Hipócrates "Não permitirei que concepções raciais, nacionais, culturais e sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes", o papel do indivíduo na sociedade deve ser "ignorado" em um ambiente hospitalar, evitando julgamentos que possam desequilibrar emocionalmente o profissional , que lidará com o mesmo. No entanto, há repercussões que geram conflitos, pois, as opiniões são divergentes e, muitas vezes, menosprezadas por não serem "convenientes", diante de algumas pessoas.

O número de indivíduos que possuem redes sociais aumenta diariamente, fazendo com que opinem sobre fatos exclusivos que a internet divulga. Um exemplo disso foi uma enquete feita no programa "Encontro", onde a apresentadora perguntou quem deveria ser atendido primeiro, um policial ou um bandido, fazendo com que as respostas se tornassem uma polêmica nacional, devido serem contraditórias e, algumas vezes, ofensivas.

Infelizmente, alguns profissionais da saúde não se atentam em como agir no momento que, talvez, seja único para os pacientes, fazendo-os se sentirem desvalorizados. Um exemplo disso é quando uma mulher esta em trabalho de parto, e os médicos ao verem o fenótipo da criança começam a dar comentários desrespeitosos e inadequados, fazendo com que a lembrança desse parto se converta em tristeza e repúdios.

Por isso, a humanização, nao so no o ambiente hospitalar mas tambem em toda a sociedade, deve ser um fator mutuo, para que possa seguir harmoniosamente. Médicos devem manter o mais alto respeito pelos pacientes desde a sua concepcao , pois, mesmo que as pessoas estejam alteradas, preocupadas ou ate mesmo estressadas, o profissional acolhera e dará o seu melhor para reverter a situação. Alem disso, um fator importante seria a criação de campanhas nas redes sociais com o objetivo de chamar "atenção" do governo, para que eles reformem anualmente os hospitais, pintem os quartos, distribuam mais medicamentos , fazendo com que o comprometimento com os cidadãos se destaque.

Aryanne Carvalho
Enviado por Aryanne Carvalho em 27/11/2016
Código do texto: T5836360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.