Psicopedagogia : um olhar singular sobre a aprendizagem

A aprendizagem é um dos fenômenos mais elevados na vida de todos os seres pois é por meio dela que mudamos nosso comportamento diante das experiências e assim garantimos nossa sobrevivência frente aos desafios propostos pelo meio em que vivemos. A aprendizagem é, na verdade, o primeiro fenômeno que nos põe como agentes transformadores no mundo. O ser humano é o que ele aprendeu e continuamente aprende, o que ele quis e/ou pôde aprender diante das imposições sociais, biológicas, culturais, emocionais, etc. Todos os fenômenos que nos cercam, desde os primeiros momentos no útero até o mundo externo, influem , direta e indiretamente, na formação da nossa personalidade e , consequentemente, em nossa constante aprendizagem. Por isso, a aprendizagem envolve muitos fatores e ocorre de maneira singular em cada indivíduo.

Sendo a aprendizagem um complexo fenômeno inerente às atividades dos sujeitos e fundamental para a sua formação enquanto agentes, é imprescindível a atuação de um profissional capacitado que facilite este processo e ajude todo aquele que, por qualquer motivo, tenha alguma dificuldade ( seja ela de natureza psíquica, neurológica, social, etc) para aprender. Este profissional é o PSICOPEDAGOGO.

O psicopedagogo é o único profissional que dispõe de um olhar contemplativo diante desse processo, pois ele utiliza diversas áreas do saber ( Epistemologia, Pedagogia, Psicanálise, Psicologia e áreas afins) para observar, analisar e intervir no processo de construção do conhecimento do aprendente . Dessa forma, esse profissional pode investigar as possíveis causas da não aprendizagem daquele sujeito específico, para assim intervir e amenizar suas dificuldades.

Mas, o olhar psicopedagógico ultrapassa o limite teórico-científico , sustentado em generalizações de um sujeito genérico, para a prática de observação do sujeito particular, da pessoa enquanto ser único em meio a multiplicidade sócio-cultural em que vive. Diante disso, o psicopedagogo, em sua atuação clínica, é o profissional que traz à tona o ser aprendente em sua individualidade, dando-lhe atenção especial, vendo-o como um sujeito integral, considerando sua singularidade, sua história, sua vida.

Vanessa Patrícia
Enviado por Vanessa Patrícia em 31/10/2016
Código do texto: T5808484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.