O PINCEL PARA QUADRO-BRANCO

Dentre vários outros tipos de pincéis, também chamados de brochas, resolvi falar do pincel atômico, mais precisamente o apropriado para escrever ou desenhar em quadro-branco. Anatômico, antialérgico, biodegradável, repousa agora, dentro de um prático estojo de apagador e pinceis.

Um tubo oblongo, de 20 cm por 1,50 cm de diâmetro, em média, é encontrado nas mais variadas cores - verde, azul, vermelha ou preta são as mais utilizadas e correspondem exatamente à cor da escrita, mas o azul e o preto são os preferidos, devido ao maior contraste que obtemos em relação ao quadro. Uma haste porosa, semelhante a um pavio, é mergulhada em sua maior extensão, num reservatório interno de algodão ou fibras, encharcado com tinta, o qual mantém-na embebida até a sua ponta, uma pequena porção externa (quadrada ou tubular) de 0,50 cm. Tem uma tampa, na parte traseira e outra na ponta para prevenir ressecamento ou borrões em toalhas ou peças de vestuário. Tem um finíssimo furo na tampa traseira ou na lateral para permitir fluir a tinta até a ponta externa, pela ação da pressão atmosférica.

Seu uso é limitado apenas, pela criatividade de quem o utiliza. De fácil manuseio, por ser antialérgico, pode ser manipulado por adultos e crianças. A tarefa de apagar o quadro é facilitada por sua característica biodegradável. Sua tinta, altamente volátil, torna-se em pó ao secar e é facilmente removida com uma flanela, ou apagador de fibras apropriadas para esse fim. Sua finalidade vai depender muito de quem o utilizar: escrevendo, desenhando, traçando linhas ou plotando gráficos, certamente será uma tarefa prazerosa. Indubitavelmente, uma invenção muito bem-vinda, pois veio facilitar o trabalho e o uso de quadro em sala de aula, dos que são alérgicos ao pó de giz. Já pensou, como seria para milhares de profissionais, facilitadores e educadores, sem poder usar essa antiquíssima, porém, muito eficiente ferramenta de trabalho?

Além disso, este pincel é empregado, de forma dinâmica, em flip-tops, em palestras e seminários. Apesar do advento dos computadores, dispositivos portáteis tais como notebook (laptop), palmtops, iPhones e projetores digitais de multimeios, o pincel atômico (para alguns ultrapassado) ainda terá um extenso espectro de uso para o futuro.

Autor: João Bosco Rolim Esmeraldo

Acadêmico de Teologia – CETREM - JN-CE

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 31/03/2010
Reeditado em 31/05/2020
Código do texto: T2169109
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.