Tragédia no Haiti.

O Haiti, país mais pobre do ocidente, foi atingido por um terremoto no dia 12 de janeiro de 2010.

A República do Haiti situa-se na ilha Hispaniola, sobre uma falha entre as placas tectônicas do Caribe e da América do norte, o que provoca abalos sísmicos com freqüência. O terremoto foi a pior tragédia em duzentos anos de história do país; atingiu grau sete na escala Richter, considerado muito forte. As mortes causadas pelo incidente são estimadas em 200 mil mortos, onde setenta e cinco mil mortos já foram enterrados.

De acordo com os dados do New York Times: “Três milhões de pessoas, quase um terço da população de nove milhões de habitantes foram afetados”.Setenta por cento dos prédios da capital de Porto Príncipe foram destruídos, incluindo o palácio presidencial. Os sobreviventes estão sendo cuidados nas ruas, em hospitais improvisados.As pessoas que foram retiradas de baixo dos escombros estão vagando pelas ruas, sem rumo, clamando por Deus.

Mais de trinta países se apressaram a enviar ajuda ao Haiti, onde também é incluído algumas tropas do exército brasileiro que está ajudando o Haiti nos resgates. Já foram confirmados 18 militares brasileiros mortos.

A situação do país caribenho é realmente desesperadora. O Haiti precisa de abrigo, água, alimentos, medicamentos e técnicos, e é dever do mundo ter compaixão e ser solidário com aquele país.

Liz flor
Enviado por Liz flor em 04/03/2010
Reeditado em 19/07/2011
Código do texto: T2120534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.