PROVÉRBIOS DO INTELECTO 3

Quando as pessoas sentem a vossa falta, demonstram que vós sois muito importantes para elas.

A paz somente é possível, quando as pessoas amam umas às outras como elas o são.

As pessoas, quando usam o ódio para tentar destruir o ódio, espalha ainda mais ódio. Entendei bem isto: o ódio só pode ser destruído, quando as pessoas usam o amor para fazê-lo.

Cessai de apegar-vos às desculpas e transformai as adversidades em determinação. Assim, alcançareis a vitória em tudo o que fizerdes.

Se as pessoas muito falantes não vos agradam, ficai ao lado das pessoas silenciosas, porque elas trazem muita tranquilidade para vós.

Quereis amar? Tende um coração forte. Quereis continuar a amar depois de sofrerdes uma decepção? Tende um coração ainda mais forte.

O que é o amor? Bem, é difícil ver o amor, é difícil escrever sobre o amor, é difícil entender o amor, é difícil querer o amor, é difícil ser o amor, é difícil ter o amor, é difícil fazer tudo por amor, é difícil ganhar ou perder por amor, pois o amor está acima das teorias. Simplesmente, o coração sente o amor.

Quando uma pessoa entra em vossa vida, alegrai-vos, porquanto ela não o faz por acaso, mas para encher a vossa vida de felicidade.

A sabedoria é sempre superior, a ignorância é sempre inferior; a sabedoria está sempre ao lado do que é certo, a ignorância está sempre ao lado do que é errado; a sabedoria ama a verdade e odeia a mentira; a ignorância odeia a verdade e ama a mentira; a sabedoria propaga a benevolência e o amor e a ignorância propaga a malevolência e o ódio.

Não vos aborreçais se as pessoas vos chamam arrogantes por terdes apego à verdade e à sinceridade. Não. É que as pessoas estão muito acostumadas a falar e a ouvir mentiras e falsidades.

Não deixeis que as vossas culpas vos escravizem, não inventeis desculpas para os vossos fracassos e, não procureis os culpados pelos vossos malogros. Tudo isso é um fardo que, à medida que o tempo passa, fica cada vez mais pesado e, por conseguinte, torna a vossa caminhada mais difícil e os laços afetivos mais tênues. Erguei a vossa cabeça, tende coragem de assumir a vossa responsabilidade e resolvei os vossos problemas e aprendei a enfrentar e a vencer as dificuldades que surgirem diante de vós e mostrai ao mundo que sois felizes a vossa maneira.

O segredo da Confiança é a Delicadeza nas Palavras, o da Sabedoria Profunda é a Delicadeza no Pensamento e o do Amor é a Doação de Si Próprio em prol do Próximo.

Sede firmes com vós mesmos e confiai sempre em vós. E jamais permitis que a tristeza vos domine, que as outras pessoas vos magoem e que a ruindade vos faça mal. Lembrai-vos sempre disto: a vossa vocação é para a alegria, para a felicidade e para a benignidade.

A melhor maneira de controlar a ansiedade em relação ao tempo para resolução dos problemas é esta: o exercício da paciência e da sabedoria.

Se tiverdes boa saúde e paz interior, sereis as pessoas mais felizes e mais ricas do mundo, porque tais tesouros são bem mais valiosos do que todos os tesouros do mundo.

Quando desanimardes por causa dos obstáculos que surgirem diante de vós, seguireis o exemplo do rio que sempre atinge o seu objetivo que é o de chegar ao mar, porque tem o poder incomensurável de contornar e vencer quaisquer obstáculos.

Meus nobilíssimos amigos, se fostes maltratados por pessoas más, não vos deis o vosso perdão; dai-lhes o troco em dobro, para que elas bebam o fel do sofrimento, e muito mais do que vós o bebestes.

Quereis aprender a ser fortes e alcançar grandes vitórias? Aprendei, diariamente, a encarar de frente todas as dificuldades que surgirem diante de vós.

O perigo que uma mulher muito boa corre é este: genuflexionar-se diante de um homem e submeter-se aos seus caprichos. A mulher que é bem resolvida e que tem personalidade forte é poderosíssima, pois tem o poder de fazer que o homem se genuflexione diante dela e se submeta aos seus caprichos.

São as atitudes que definem o caráter das pessoas e não as palavras pomposas que elas proferem.

Se continuardes a dormir com os vossos sonhos, obtereis somente fracassos e frustrações; se vos levantardes e lutardes pelos vossos sonhos, obtereis somente vitórias e alegrias.

Vós sempre insistis em apegar-vos demais ao passado e em pensar demais no futuro e vos esqueceis do agora. Lembrai-vos de que se não existisse o agora, jamais existiriam o passado e o futuro. Atentai-vos bem a isto: o vosso tempo é o agora.

Encarai a tristeza de frente com coragem e tende sabedoria para que façais que os problemas se tornem um grande aprendizado. Se cumprirdes bem este preceito, sereis verdadeiramente felizes.

A partir do momento em que aprendeis a partilhar o amor com as pessoas que fazem jus a tal sentimento e ofereceis a vossa vida em prol de tais pessoas, o amor atinge o ápice máximo da nobreza e da pureza.

Se, porventura, sentis vontade de chorar, chorai e ponde para fora tudo o que estais sentindo, porquanto é pelas lágrimas que saem de vossos olhos e correm pelas vossas faces que limpais os vossos corações e as vossas almas de toda sorte de males que vos têm torturado tanto por tanto tempo.

Embora o caminho seja longo e difícil, é preciso que o percorrais, para que encontreis as respostas a todas as questões que tanto vos incomodam e, sobretudo, entendais o que sois e como o sois.

Felizes são as pessoas que só têm palavras puras e verdadeiras, porque as absorvem e são por elas nutridas; infelizes são as pessoas que só têm palavras impuras e falsas, porque as absorvem e são por elas contaminadas.

É verdade que todos nós temos medo do que não conhecemos; entrementes, não deixemos que os nossos medos destruam os nossos sonhos. Não. Destruamos os nossos medos em prol de nossos sonhos.

Embora vós sejais fortes, podeis chorar; embora sejais fortes, podeis ficar tristes; embora sejais fortes, podeis esmorecer e até desfalecer; embora sejais fortes, tendes uma qualidade ímpar: jamais desistis.

É verdade que a vossa missão nesta vida é muito difícil; entretanto, existe um método que é capaz de tornar a vossa missão mais fácil: inspiração, planejamento, força, transpiração e determinação.

Se percorreis as estradas mais difíceis, não desanimeis e tampouco vos contristeis, porque tais estradas vos levarão a vitórias Incomensuráveis e duradouras.

Quando a política não tem princípios, suja Toda a Nação; quando o prazer é sem compromisso, torna-se um grande suplício; quando a riqueza é adquirida sem trabalho, não tem nenhum valor e perdura por pouquíssimo tempo; quando a sabedoria não se harmoniza com o caráter, transforma-se em ignorância; quando os negócios não respeitam a moral, fazem preponderar a imoralidade; quando a espiritualidade não tem amor, quebranta e embota o espírito.

Se as pessoas vos tratardes com ignorância, responder-lhes-eis com a vossa inteligência; se as pessoas insistirem em tratar-vos com ignorância, respondei-lhes-eis com a vossa indiferença; se as pessoas não pararem de tratar-vos com ignorância, respondei-lhes-eis com a exposição pública de sua ignorância, com o fito de que tais pessoas sejam execradas e humilhadas por todo o mundo.

O amor tem inúmeras formas e vós podeis deleitai-vos com tais formas; mas o verdadeiro deleite vós tereis em abundância por meio de vosso amor-próprio.

No paraíso em que reinem a ignorância, o medo, a ilusão e a distorção dos fatos, as pessoas que ousam comer o fruto do conhecimento, são sempre expulsas pelos escravos do sistema abjeto de tal paraíso

O poder de escolha é o que define o que sereis, como o sereis e, sobretudo, as vossas atitudes. E somente vós é que fareis tais escolhas. Entendei bem isto.

Se falhardes com as pessoas que vos querem bem, as pessoas que vos querem mal falharão convosco, de modo bem perverso.

Não deixeis que as vossas dúvidas vos dominem e tampouco plantem o medo em vós. Arriscai-vos em prol de vós mesmos. Caso contrário, perdereis todas as oportunidades que surgirem diante de vós.

O grande segredo para que sejais felizes é este: sede felizes com vós mesmos, mesmo que a solidão seja a vossa companheira.

O amadurecimento só é possível nos períodos mais difíceis de vossas vidas. Portanto, não reclameis; aprendei a fazer bom proveito de tais períodos, com o fito de que amadureçais e vos torneis pessoas melhores.

A verdade pode parecer dolorosa para muitas pessoas; mesmo assim, a verdade é muito superior à mentira, porque ela cura e liberta a mente, o espírito, a alma e o coração de toda tipo de maledicências e, por conseguinte, é o caminho mais seguro para a felicidade plena, enquanto a mentira faz preponderar a infelicidade e inúmeras maledicências nas pessoas que a seguem e transforma-as em escravas de suas conveniências e de seus interesses.

O vosso tempo é o hoje; portanto, desfrutai bem o hoje e libertai-vos dos traumas do ontem e das expectativas do amanhã.

Quando vós tirais a vossa atenção de uma situação que não vos agrada, tal situação começa a mudar para melhor.

Entendei bem isto: vós fazeis tudo pelas pessoas, e elas não farão nada por vós. Nada.

Vós tendes o direito de adquirir todas as riquezas do mundo; todavia, lembrai-vos de preservar a maior riqueza que tendes: a vossa honestidade.

Para que vos vangloriais de vosso nome e de quem sois? O mais importante é que o mundo saiba muito bem o que sois e como o sois.

Pensais em ter pessoas especiais ao vosso lado, o destino vo-las traz; e se quereis que tais pessoas especiais fiquem ao vosso lado, tende sempre boas atitudes.

Neste Mundo tão Insensível e Materialista onde tudo se vende e tudo se compra, felizes e sábias são as pessoas que insistem em valorizar o seu tesouro mais precioso: a honra.

Quereis saciar a fome de vosso coração e evitar que se alimente nas mãos de pessoas más? Dai-lhe o vosso amor-próprio. Assim, o vosso coração não sentirá mais fome do amor alheio.

Atentai-vos bem a isto: a inversão de valores é assim: o povo se torna escravo de sua própria insânia que o instiga a eleger política que o rouba, a idolatrar os artistas que o desprezam, a desvalorizar os professores que lhe transmite conhecimento, a odiar os policiais que o protegem, os médicos que zelam pela sua saúde e os bombeiros que salvam sua vida, a trair e a humilhar quem sempre o ajuda em todos os momentos da vida e a defender os bandidos que o atacam e espertalhões que o enganam. Quando o povo é dominado pela inversão de valores, quebranta Toda a Nação. Portanto, combatei e desbaratai a inversão de valores, em prol de Vossa Nação.

Quando vós aprenderdes a buscar e a preservar a vossa paz, nunca mais vos importareis com as opiniões de pessoas infelizes e invejosas.

Um Líder de Verdade instiga os Bons Profissionais a atingir o Ápice da Excelência na Execução de Seu Trabalho; um Falso Líder suplanta, sumariamente, o Progresso dos Bons Profissionais.

Não adianta sentirdes saudade das pessoas que partiram ou do trabalho pelo qual tínheis prazer ou das riquezas que desfrutáveis, uma vez que vós não soubestes valorizá-los quando os tínheis ao alcance de vossas mãos.

Se pensais em ter muitos amigos, enriquecei-vos; contudo, se pensais em ter excelentes amigos, empobrecei-vos.

Se encontrais pessoas que vos dão amor, dai-lhes o vosso amor também; se encontrais pessoas que confiam em vós, confiai nelas também; se encontrais pessoas que vos respeitam, respeitai-as também.

Se vós vos deparais com uma situação desfavorável, não tenteis controlá-la e tampouco vos abespinheis diante dela, porque ela se tornará muito pior; controlai a vossa reação diante dela. Assim, a situação se-vos tornará favorável.

Tomai muito cuidado com as pessoas que assumem o Poder, porque elas apodrecem o seu caráter e desbaratam Toda a Nação.

A sabedoria atinge o seu ápice quando as pessoas estão mais dispostas ao aprendizado que ao ensinamento.

Quando a felicidade chegar à vossa casa e à vossa vida, regozijai-vos com a vossa família e com os vossos amigos e sejai firmes e mandai a tristeza para bem longe de vós.

Aprendei bem isto: as pessoas estarão ao vosso lado, quando elas gostarem muito de vós e, por conseguinte, quiserem muito estar ao vosso lado; e não haverá toda sorte de desculpas e tampouco toda sorte de dificuldades que as impeçam de fazê-lo.

Jamais exijais amor de outras pessoas. Mostrais as vossas razões para que as outras pessoas vos ameis. Exercitai a vossa paciência para que o tempo aja em vosso favor.

O maior privilégio que vós tendes é este: o vosso amor-próprio. Portanto, amai-vos, aceitai-vos e cuidai-vos.

O vosso maior tesouro é o que vós preservais e protegeis incansavelmente, cujo valor é raro, incalculável e superlativo.

Entre os objetivos na vida e os objetivos no momento, escolhei sempre a primeira opção, porquanto todo momento é efêmero, enquanto a vida está sempre em movimento permanente.

Carinho, atenção e amor são gestos grandíloquos que jamais vós deveis implorar a outras pessoas; tais gestos têm de ser dados e partilhados de modo genuíno, para que façam bem àqueles que que os recebe e não de modo obrigatório, para que as pessoas não se sintam mal.

Uma pessoa que tem a consciência limpa é mais forte que toda sorte de maledicências.

O poder que uma consciência limpa tem é este: proteger e imunizar as pessoas de bem dos ataques vorazes do mal.

Se vós fizestes mal às outras pessoas, pedí-lhes perdão; se ajudastes outras pessoas, alegrai-vos; se as outras pessoas vos ajudaram, agradecei-lhes do fundo do vosso coração.

O segredo para que os relacionamentos sejam mais fortes, duradouros e indissolúveis é este: o amor que os cônjuges sentem um pelo outro tem de ser bem maior e mais poderoso que o medo de perder um ao outro.

Lembrai-vos sempre disto: tudo o que desejardes com fervor, tê-lo-eis no momento certo e sem que vós percebais.

Os verdadeiros amigos sempre ficarão ao vosso lado ora nos momentos bons, ora nos momentos ruins, porquanto gostam de verdade de vós, independentemente de vossos defeitos e de vossas qualidades.

Jamais celebreis a chegada do ano novo, se insistirdes em repetir os vossos erros que cometestes em todos os anos velhos.

O modo mais nobre e mais saudável de que frustreis os vossos inimigos é este: jamais vos transformeis naquilo que os vossos inimigos almejam que vós o sejais e pensam que o sois.

Quando o amor é verdadeiro, torna-se perfeito e vívido; quando o amor é falso, torna-se imperfeito e mortífero.

A Maior Concepção sobre a Humildade é a do Sol que, no ápice de sua grandeza, sempre se põe e permite que a Lua mostre todo o seu brilho a todo o mundo. Portanto, sede sempre humildes para com todas as pessoas ao vosso redor e deixai que elas mostrem todo o seu brilho, tal qual vós o fazeis.

Quereis ter uma vida bem melhor? Então, arrancai de vosso coração tudo o que é ruim e que vos faz muito mal.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 02/07/2017
Código do texto: T6043919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.