As promessas da sabedoria

AS PROMESSAS DO ATO DE CONHECER DA SABEDORIA

São muitos as consequências por se optar em viver fundamentado em conhecer a si mesmo, em conhecer a Deus e a conhecer a epistemologia da inteligência, onde se pode observar nas seguintes textos:

Pv: 1v33: mas quem me der ouvido habitará seguro e estará descansando do temor do mal.

Pv: 2v5: entenderá o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.

Pv: 2v7: ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos, escudo é para os que caminham na verdade.

Pv: 2v10: por quanto a sabedoria entrará na tua mente, e o conhecimento será agradável a tua alma, v: 11: o bom siso te guardará e a inteligência ti guardará.

Pv: 3v4: acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. V:6: reconhecerá Deus em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

Pv: 3v8: isso será remédio para o seu corpo e revigoramento para os seus ossos.

Pv: 3v10: * terás prosperidade: porque se encherão os teus celeiros abundantemente e transbordarão de vinho os teus largares.

Pv: 3v16: aumento de dias há na tua mão direita e na tua esquerda riquezas e honras. Longevidade e prosperidade.

Pv: 3v17: os seus caminhos são caminhos retos, planos e com bons destinos e todas as suas veredas pacifica. Paz, vitória e sucesso.

Pv: 3v18: é arvore da vida para os que a seguram, e bem aventurado são todos os que a retém.

Pv: 3v22: porque serão vida para sua alma e destaque entre seus contemporâneos.

Pv: 3v23: então andará com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Certeza e convicção no que fizer.

Pv: 3v24: quando te deitares, não temerás, sim, tu ti deitaras e teu sono será suave.

Pv: 3v25: não temerá o pavor repentino nem a assolação dos ímpios quando vier.

Pv: 3v:26: por que aquele que causa todas as coisas é a tua fonte de confiança e guardará os teus pés de serem presos em algum laço.

Pv: 4v6: não abandone a sabedoria e a use, e ela te guardará, ama-a e ela te protegerá.

Pv: 4v8: exalte-a e ela te exaltará, abrace-a e ela te honrará.

Pv: 4v9: *dará a sua cabeça um diadema de graça e beleza e uma coroa de gloria te entregará.

Pv: 4v12: porque por ela andando não se embaraçarão os teus passos e se correres não tropeçarás.

Pv: 4v13: apegue-se a correção e não a largue, guarda-a porque ela é a tua vida.

Pv: 4v18: * a sua vida será como luz da aurora, que brilha mais e mais até ser dia perfeito. Prosperará a cada tempo até se tornar muito rico.

Pv: 4v22: porque são vida para os que a acham e saúde para o corpo.

Pv: 6v20: *filho meu guarda o mandamento de Deus, e não deixe as leis da inteligência ou sabedoria.

Pv: 6v21: *ata-os perpetuamente a tua mente e lembre-se sempre deles.

Pv: 6v22: *quando intentar fazer algo isto te guiará, quando te deitares isto te guardará quando acordares falará contigo.

Pv: 7v2: *guarda os meus mandamentos e vive, e a minha lei como algo indispensável.

Pv: 8v32: * agora filho da inteligência divina; ouvi-me porque bem aventurado serás se guardares os meus caminhos.

Pv: 8v34: *bem aventurado o homem que me obedece e me buscando sempre diariamente, insistindo e esforçando em aprender de mim.

Pv: 8v35: * porque o que me acha, acha a vida e alcançará o favor daquele que causa todas as coisas.

Pv: 9v11: porque por mim se multiplicam os seus dias e anos de vida te acrescentarão.

Pv: 10v22: a benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores.

Pv: 13v:13: o que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.

Pv:14v20: em todo trabalho há proveito, mas o ficar só falando leva pobreza.

Pv: 14v26: no temor do Senhor há firme confiança, e ele é um refúgio para seus filhos.

Pv: 14v27: o temor do Senhor é fonte de vida para preservar dos laços da morte.

Pv: 14v32: o sábio até em face da morte tem esperança.

Pv: 15v3: os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons.

Pv: 16v7: sendo o caminho do homem agradável ao Senhor, ele o reconcilia-o até com os seus inimigos.

Pv: 16v20: o que atenta prudentemente para a palavra achará o bem e o que confia no Senhor será galardoado.

Pv: 16v21: o sábio de mente será chamado prudente e a clareza nas palavras aumentará o ensino.

Pv: 16v22: o entendimento para aqueles que o possuem é uma fonte de vida.

Pv: 16v32: melhor é o longânime do que o valente, e o que governa o seu espirito do que o que toma uma cidade.

Pv: 19v2: assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom, e o que se apressa em seus pés peca.

Pv:19v8: o que adquire entendimento ama a sua alma, o que conserva sua inteligência achará o bem.

Pv: 19v11: o entendimento do homem retém a sua ira que deixa passar a ofensa.

Pv: 20v18: cada pensamento com conselho se confirma e com conselho prudente se faz a guerra.

Pv: 21v5: os pensamentos do diligente tende a abundancia, mas o de todo apressado tão somente a pobreza.

Pv: 22v12: os olhos do senhor conservam os que tem conhecimento, mas as palavras do iniquo ele as transtornará.

Pv: 23v23: compra a verdade e não a venda, sim a sabedoria, e a disciplina e a prudência.

Pv: 24v3: *com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma, v4: e pelo conhecimento se encherão as suas camarás de todas as substancia preciosas e deleitáveis.

Pv:24v5: um varão sábio e forte, e o varão de conhecimento consolida sua força.

Pv: 24v6: porque com o conselho prudente se faz a guerra, e a vitória no conselho.

Pv: 24v13: coma mel meu filho, porque é bom, e o favo de mel que é doce ao teu paladar, v:14: * como será o conhecimento da sabedoria para a tua alma, se achares haverá para ti galardão e não será cortada a sua expectação.

Pv: 28v19: o que lavrar a sua terra virá a farta-se de pão, mas o que segue ocioso se fartará de pobreza.

Pv: 29v19: não havendo profecia o povo se corrompe, mas o que guarda a lei esse será bem aventurado.