AQUILO QUE NÃO NOMEIO

Eu estou aqui e penso e meu cachorro está aqui, não sei se ele pensa. Mas, sente. E, à vezes, penso porque não escrevo sobre certas coisas e por que sequer cito seus nomes, não as nomeio.

Talvez seja por medo de me tornar amarga, pois não são doces as coisas que me afligem. Talvez porque existem pessoas que falam sobre essas coisas melhor que eu e, sendo simples assim, eu me resguardo o espaço da insignificância discursiva. Isso não quer dizer que o discurso não esteja em mim e não me incomodem essas coisas que penso, que vejo, que sinto. Talvez, quem sabe, eu seja covarde por falar em fofurices enquanto sangram feridas abertas das coisas não ditas. Quando se nomeia o ente, o ente vive. Talvez, eu não o queira vivo; não perto de mim. Porque quando se nomeia o ente, ele passa a fazer parte da gente. E, sabe de uma coisa, certas coisas as quais não nomeio já me tiraram coisas demais, tempo demais, alegria demais. Silencio. Meu cachorro luta para viver e para manter-se de pé, pois agora a sua enfermidade tenta imobilizá-lo, mas ele insiste e coloca-se de pé. Ele persiste em ficar de pé. Eu insisto em ficar de pé, ainda que essa enfermidade que está em roda, ronda serpente, serpenteia. Eles se calam para lhe fazer calar. Eles desviam os olhos para lhe invisibilizar. Mas, eles não têm poder sobre mim. Sobre muitos eles têm, vejam os espectros ao seu redor, almas encarnadas, mas sem vida, sem luz. Seres opacos. Eles não têm poder sobre mim. Sobre muitos eles têm, sobre mim não. Eu não falo sobre certas coisas porque sobre elas eu ajo. E não existe poder maior que a ação. Eles pensam logo existem. Eu penso logo ajo. Sinto que aprendo com facilidade língua estrangeira. De repente, eu entendo. E como é gratificante entender o oculto da palavra. E como dói entender o oculto na palavra. Quando se entende o que está oculto, as escamas dos olhos são retiradas. “Conhecereis a verdade e ela vos libertará...”, atormentará, angustiará. Ela exigirá algo de vós. Saí da aula pensando na alegria de saber, vi minha colega se debatendo entre suas dúvidas e, por pouco, não lhe ensinei algo sobre aprender, mas a sabedoria da qual me apropriei, me disse: - Tolice! No errar também há aprender. Me calei. Olho para essa colocação pronominal e determino “licença poética também para a prosa poética”. O cursor marca o erro e eu digo: ignorar sentença. Saí da aula pensando nele. Com vontade de devorá-lo da maneira mais humana que um ser humano pode devorar outro ser humano. Pupilas dilatadas, papilas aguçadas, boca d’água cheia. Desejo de doce na veia. Ele muitos quilômetros longe de mim e o açaí logo ali. Fui comer açaí. Açaí, melado, banana e suspiro. Tudo junto como eu gosto. Cada sabor pelo outro realçado. No final, eu senti frio. Meu coração calmo, eu sossegada. Podia seguir para casa com a ausência aconchegada.

P.S.: Lá se foi a dieta! E ainda é 3ª feira...

Adelaide Paula
Enviado por Adelaide Paula em 21/02/2017
Reeditado em 21/02/2017
Código do texto: T5920002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.