COLEÇÃO 5 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Os depoimentos do povo curado e a vasta busca eletiva são o melhor relatório de um médico. Caderno de plano de aula não faz o mestre.

Claudeci Ferreira de Andrade

Médico e professor são profissões semelhantes, mas não se propõem adivinhar os problemas que vão aparecer. Aquele foca em relatório, este no plano.

Claudeci Ferreira de Andrade

Quem denuncia o inimigo, se expõe perigosamente. Por outro lado, amigo não denuncia amigo! Que a industria do denuncismo seja competente, dispensam-se fofoqueiros inconsequentes.

Claudeci Ferreira de Andrade

Será se o fato enfada os da zona de alívio? Ainda não sei o que é agradável aos que estão ornando o cadáver, negando-lhe o enterro.

Claudeci Ferreira de Andrade

Solteiras, não sem dono: pai, irmão, ex, patrão, todos se consideram. Muitas os exploram.

Claudeci Ferreira de Andrade

O denunciante também se vinga do seu superior entregando ao inimigo, pois jogando um contra o outro, se safa nem dá danos morais.

Claudeci Ferreira de Andrade

Não se pode zelar pelo caráter de um denunciante, ele é uma prova do crime ou o criminoso, talvez.

Claudeci Ferreira de Andrade

Denunciar é voz fácil na boca do fraco. Na Bíblia, é mexericar. É o inapto derrubando os de cima ou um pedido cruel de ajuda.

Claudeci Ferreira de Andrade

INFRAÇÕES LEVES COM PENAS MÁXIMAS, ISSO FERE MAIS DO QUE CURA. AVILTAR QUEM TEM BRIO, FAZ-LHE UMA LESÃO MORAL INCICATRIZÁVEL.

Claudeci Ferreira de Andrade

Os que aplicam as leis devem ser iluminados por Deus para terem polidez, destreza, talento e jeito, no final, darem ao punido a mesma sensação de justiça que Lúcifer terá no término de seu julgamento Divino, motivando-lhe a expressão: — "minha condenação é um ato de amor!".

Claudeci Ferreira de Andrade

Sempre me disseram que os atalhos são graves, mas fiz pouco caso do rico aviso, até que fui visto no pecúlio do rumo e vexado.

Claudeci Ferreira de Andrade

Quando os alunos fazem a média anual no 3º bimestre, zoam as aulas no 4º. Nesse caso, o que falta para o cadáver ficar em pé não é nota!

Claudeci Ferreira de Andrade

Com o novo aluno resulta numa escola nova. Nas cinzas do velho aluno é enterrado o velho professor, o velho sistema, mas quem vai começar a nova forma de ser aluno?

Claudeci Ferreira de Andrade

Falta alguma coisa para o "defunto" ficar em pé, e a sociedade clama por uma educação pública boa: permita o professor ensinar.

Claudeci Ferreira de Andrade

O atual modelo de aluno passa seu tempo a calcular nota, a bancarrota o aguarda! Mas, quem vai começar a nova forma de ser aluno?

Claudeci Ferreira de Andrade

Desligam-se as máquinas, que mantêm os moribundos vivos, quando acaba o dinheiro. Peca-se mais sem dinheiro, já que amá-lo sem ter é cobiça.

Claudeci Ferreira de Andrade

Se dinheiro não compra o Céu, não deveria a inadimplência com os dízimos fazer perdê-lo.Vendem-se Igrejas de porteiras fechadas.

Claudeci Ferreira de Andrade

Fome,doença,desproteção,desejos irrealizados demandam contra a felicidade.Quem se deixa corromper pelo "vil metal" é infeliz?

Claudeci Ferreira de Andrade

Se o dinheiro não compra felicidade, não deveria a falta dele gerar a infelicidade. É difícil achar algum pobre feliz, caro lhe é esconder a infelicidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

Se o dinheiro não comprar amor, pelo menos, é um bom atalho que nos leva a todos os prazeres que o amor pode dar! Pobre amor!

Claudeci Ferreira de Andrade