Sentenças de Demócrates

Curiosidades:

Sentenças de Demócrates

42. IDEM,8.

Coisa grande é, mesmo no infortúnio, pensar naquilo que é preciso.

52.IDEM,18

Quem adverte aquele que pensa ser inteligente, trabalha em vão.

91.IDEM,57

Não sejas desconfiado com todos, mas cuidadoso e seguro.

94,IDEM, 60

Pequenos favores prestados no momento oportuno são os maiores para quem os recebe.

104,IDEM, 70

Velho agradável é aquele que é insinuante e sério ao falar.

187.IDEM,III,1,27

Para os homens é mais acertado dar valor à alma que ao corpo, pois, se a perfeição da alma corrige a maldade do corpo, a força do corpo, sem inteligência, em nada faz melhor a alma.

213.IDEM, III,7,21.

A coragem faz pequenos os golpes do destino.

294. IDEM,IV, 50,20.

Força e beleza são bens da juventude, comedimento, a flor da velhice.

297.IDEM, VI,52,40.

Alguns homens, não conhecendo a dissolução da natureza mortal, mas conhecendo os sofrimentos que ocorrem na vida, penam durante o período de vida em meio de pertubações e temores, inventando histórias falsas sobre o tempo após o fim. (*sic)

****

...A sutileza da aitologia ( SER ENQUANTO SER) caracteriza Demócrito.

Demócrito nasceu em Abdera (colônia jônica da Trácia).( Cerca de 460-370 A.C.). Foi discípulo e sucessor de Leucipo na direção da escola de Abdera...Demócrito deve ter sido um dos escritores mais fecundos da Antiguidade... -Proverbial na Antiguidade era o sorriso contínuo de Demócrito.

****

Retirado do Livro - Os ´Pensadores - Os Pré-Socráticos - Editora Nova Cultural Ltda. edição 2.000.

Robertson
Enviado por Robertson em 06/10/2017
Código do texto: T6135094
Classificação de conteúdo: seguro