A FALSA HUMILDADE E A ARROGÂNCIA

A humildade não atravanca o fazer. Mas é um estímulo para aquele que se dispõe a aprender, tornando-se apto ou capaz de realizar algo, pelo estudo, pela observação, pela experiência, capacitando-se para produzir intelectualmente, dando existência ou forma a alguma coisa, executando, enfim, realizando. Humildade não é indolência. Muitos usam do expediente da humildade para se eximir do fazer. Isso denota um certo simplismo arrogante, pois evidencia-se num desprezo ao estudo, ao elemento necessário para debelar a ignorância no tocante a qualquer especificidade do fazer intelectual, prático, utilitário ou objetivo.

Sempre a justa medida, sempre o equilíbrio. Se sabes como fazer e fores concitado, não protela, faze, bem-feito e em tempo hábil, de acordo com as exigências preestabelecidas. Se não o fizer pode ser por arrogância. Se estimulado ou instigado a fazer e alegas incapacidade e simplesmente deixa de fazer, sem buscar instrução, ensino ou capacitação pode ser por falsa humildade.

Valdecir de Oliveira Anselmo

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 27/09/2017
Código do texto: T6126348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.