Faxina conceitual

É fácil aplaudir com empolgação e alarido o que vem do exterior e está conforme o que acreditamos ou sustentamos com argumentos ou razões, muitas vezes falaciosas ou errôneas, não por sofisma ou má-fé de nossa parte, mas por ignorância ou desconhecimento, ao seja, na incompletude de uma verdade ou da natureza de qualquer assunto, tema ou questão. O difícil, e isso por arrogância ou orgulho, é aplaudir ou reconhecer o que contradiz a nossa pretensa convicção, com argumentações irretorquíveis em sua sinceridade ou boa-fé. Reconhecer que podemos nos equivocar, que incorrer em erro não inferioriza o nosso ser, que ponderar a respeito de outras visões, outras opiniões ou outros pontos de vista não é se diminuir, mas sim acrescenta luz para o nosso discernimento, suscitando a antevisão de uma verdade ou realidade que estava obscurecida ao nosso entendimento.

Às vezes estamos sobejados de fragmentos de verdades, que chegam a transbordar do nosso ser, mas que são apenas pedaços de coisas partidas, muitas vezes desconexas. Devemos às vezes fazer uma faxina, uma limpeza geral, para dar espaço a um novo entendimento, menos preconceitual e mais lúcido, conceitualmente falando.

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 24/08/2017
Código do texto: T6093941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.